Centro Educacional de Buritizeiro

Instalado em  02 de janeiro de 1952, o Centro Educacional de Buritizeiro (CEB) está a 360 km da capital mineira,  à margem esquerda do Rio São Francisco. A Fazenda Escola Reunidas Caio Martins está localizada na zona rural de Buritizeiro, a 9 km da sede, e tem a finalidade de desenvolver os programas e ações educacionais e socioprodutivas da FUCAM.

A sede do CEB ocupa casarão histórico em vias de tombamento pelo IEPHA, antiga Escola de Aprendizes Marinheiros, de 1913, que abriga salas para oficinas de música, salas da administração, cozinha equipada, refeitório e um salão de eventos.

O município recebeu este nome devido à grande quantidade da planta buriti (Mauritia flexuosa) na região, que conta com diversos atrativos naturais, como cachoeiras, rios, córregos e ribeirões, como também o Pico do Itacolomy. Dentre as cachoeiras, se destacam a Cachoeira Grande,  Cachoeira do Córrego da Areia, Cachoeira das Andorinhas, Cachoeira do Riacho Doce e a Cachoeira do Córrego do Gentil.

Devido ao clima quente e árido da região, Buritizeiro chama a atenção pela variedade de árvores frutíferas, que produzem frutos em abundância, tais como pequi, umbu e caju e fabrica doces, geléias e licores artesanais.

Tem como destaques culturais o “Arraial dos Buritis” (no mês de junho), a Festa do Distrito de Cachoeira do Manteiga e Paredão de Minas e como atrativos, que merecem uma visita,  a Ponte Marechal Hermes, os prédios da Fucam e da Estação Ferroviária.

Endereço: CENTRO EDUCACIONAL DE BURITIZEIRO
Praça Coronel José Geraldo, s/nº
Buritizeiro/MG
CEP 39.280-000
Telefone:(38) 3742-1166
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Clique aqui para visualizar esse local no mapa