Centro Educacional de Esmeraldas

A Granja Caio Martins foi fundada pelo então Major Manoel José de Almeida no dia 03 de janeiro de 1948 na Fazenda Santa Tereza, antiga sede da cavalaria da Polícia Militar de Minas Gerais, hoje chamado Centro Educacional de Esmeraldas (CEE). Ele está localizado no povoado de Caio Martins, aproximadamente a 17km do centro de Esmeraldas e a 69,4 Km de Belo Horizonte e da sede administrativa da FUCAM.

A Fazenda Santa Tereza possui dentre as suas dependências funcionais uma igreja, escolas, amplos espaços de lazer e esporte, acrescido de ampla área verde abrangente, entre pastagens e mata nativa, tendo como sede administrativa o escritório na Praça Coronel Manoel José de Almeida. No CEE se realiza o tradicional Encontro dos Ex-alunos da Fucam, sempre no dia 1° de Maio.

A cidade de Esmeraldas se destaca pelas festividades culturais como o Carnaval, a Folia de Reis, o Congado, as Cavalgadas, a Festa de São Sebastião e a Festa de Santa Quitéria. São atividades pujantes no município o esporte amador, com o seu futebol, e o artesanato local, com o grupo de mulheres bordadeiras.

Destaca-se ainda a culinária tradicional mineira. O pão de queijo assado na folha de bananeira, as quitandas artesanais e os queijos são um convite para um café ou um final de semana nos sítios, pousadas e hotéis-fazendas. Outros pontos turísticos da região são suas fazendas tradicionais, como o Casarão Santo Antônio, além do próprio CEE.

Endereço:
Fazenda Santa Tereza,s/n°
Esmeraldas/MG
Cep 32.813-600
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Clique aqui para visualizar esse local no mapa