Centro Educacional de Juvenília

Fundado no dia 23 de setembro de 1953, na fazenda Bom Sucesso, o Centro Educacional de Juvenília (CEJU) está localizado a  819 km de distância da capital mineira, à margem direita do Rio Carinhanha, divisa com o Estado da Bahia. Neste mesmo ano, a pedido do Sr. Antônio Lopo Montalvão (prefeito de Manga na época), o Coronel Manoel José de Almeida veio a Montalvânia, uma pequena vila localizada à margem do Rio Cocha no Norte de Minas, para apaziguar lutas que ocorriam nas fazendas, por invasão de terras.

Conhecendo a região e para atender mais uma vez um pedido do Sr. Antônio Montalvão, o Coronel Manoel José de Almeida resolveu fundar aí uma escola e trouxe consigo, de Esmeraldas, uma bandeira composta de 12 bandeirantes.Fundado no dia 23 de setembro de 1953, na fazenda Bom Sucesso, o Centro Educacional de Juvenília – CEJU, está localizado a  819 km de distância da capital mineira, à margem direita do Rio Carinhanha, divisa com o Estado da Bahia. Neste mesmo ano, a pedido do Sr. Antônio Lopo Montalvão (prefeito de Manga na época), o Coronel Manoel José de Almeida veio a Montalvânia, uma pequena vila localizada à margem do Rio Cocha no Norte de Minas, para apaziguar lutas que ocorriam nas fazendas, por invasão de terras.

Desta experiência exitosa do Carinhanha nasceu a comunidade de Bom Sucesso, que depois recebe o nome de Caio Martins e, eventualmente, distrito de Juvenília emancipando-se em 1995. Curiosamente, o município recebeu este nome, Juvenília, em função da sua população jovem, formada na maioria pelos que se sentiam atraídos pela vontade instável de participar das atividades educacionais da Fucam.

O Centro Educacional possui 3 fazendas: Fazenda Olaria, Fazenda Macambira e a Fazenda Cantinho que dispõe de uma ampla área verde, propícia para a realização de visitas guiadas voltadas ao ensino e pesquisa, projetos de horticultura, bovinocultura, suinocultura, avicultura, fruticultura e trilha ecológica.A região tem como destaques culturais as práticas das festas juninas, o artesanato local que aparece na produção de trabalhos manuais, como bordados e tapeçarias, trabalhos na agropecuária, produção de mel, reciclagem de pneus e no mercado municipal que comercializam carnes, farinhas e especiarias. 

A cultura religiosa está representada pelas muitas igrejas presentes no município. São festas típicas, Vaquejada, Festa da Padroeira Nossa Senhora de Fátima, Alvorada, Desfile Cívico, Cavalgada (eventos que acontecem nos meses de maio e setembro) e o folclore, que é  muito prestigiado por todos da região.

Endereço:
Rua Professora Helena Antipoff, 163
Juvenília/MG
CEP 39.467-000
Telefone: (38) 3614-9146
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Clique aqui para visualizar esse local no mapa