No dia 06 de junho os alunos do Centro Educacional de Buritizeiro - CEB - FUCAM trocaram a sala de aula por uma visita a Estação de Tratamento de Água - ETA do Serviço Autônomo de Água e Esgoto - SAAE em Buritizeiro (MG). Um grupo com cerca de 90 estudantes, com idade entre 8 e 13 anos, percorreram as instalações da estação para conhecerem todas as etapas que envolvem o processo de tratamento da água.
 
 
Durante a visita o grupo pode conhecer o funcionamento do laboratório operacional e de monitoramento da qualidade da água, participar de uma conversa com o técnico da Estação, que explicou como são feitas as análises bacteriológicas na água consumida no município e como são os exames realizados dentro da empresa que garantem que a água que chegue até a população própria para consumo, de acordo com parâmetros exigidos pela Portaria 2.914/2011 do Ministério da Saúde. “O que eu vi aqui só conhecia nos livros. Não imaginava que os tanques fossem tão grandes”, afirma Giovana Santana, estudante do Polo de Educação Integral, durante a visita a ETA.
 
 
Para reforçar a importância preservar através do bom uso do recurso natural, técnicos da ETA mostraram a importância de se refletir sobre o assunto com os alunos do CEB, aproveitando a oportunidade que a excursão gerou, que foi de causar estímulo nos estudantes para que eles se conscientizassem mais sobre os cuidados com a água que é consumida em suas residências.
 
Texto: Elias Costa
Fotos: Maria Alice Correa
ASCOM FUCAM