O  Centro Educacional do Urucuia e a E.E.N.C.Vale do Urucuia, participaram da Conferência Municipal de Educação,  que  possui caráter mobilizador e deliberativo. Foi apresentado um conjunto de propostas relativas à implementação do Sistema Integrado de Educação Pública de Minas Gerais- SIEP/MG, ao monitoramento e à avaliação do Plano Nacional de Educação - PNE, o corpo da lei, suas metas e estratégias, propondo melhorias à política nacional, estadual e municipal, bem como responsabilidades, corresponsabilidades, atribuições concorrentes, complementares e colaborativas entre os entes federativos, avaliação e proposição de políticas para a garantia do direito à educação de qualidade social, pública, gratuita e laica.

Nessa etapa preparatória para a Conferência Estadual de Educação de Minas Gerais, os municípios tem como tema principal: "A Construção do Sistema Integrado de Educação Pública de Minas Gerais - SIEP/MG e a Implementação dos Planos de Educação."

O evento contou com a participação dos vários segmentos políticos e sociais existentes no município, profissionais da área da educação,estudantes e comunidade escolar. Foram discutidos os seguintes eixos:

I – Planos decenais e SEE: instituição, democratização, cooperação federativa, regime de colaboração, avaliação e regulação da educação;

II - Planos decenais e SEE: qualidade, avaliação e regulação das políticas educacionais;

III - Planos decenais, SEE e gestão democrática: participação popular e controle social;

IV - Planos decenais, SEE e democratização da Educação: acesso, permanência e gestão;

V - Planos decenais, SEE, Educação e diversidade: democratização, direitos humanos, justiça social e inclusão;

VI - Planos decenais, SEE e políticas intersetoriais de desenvolvimento e Educação: cultura, ciência, trabalho, meio ambiente, saúde, tecnologia e inovação;

VII - Planos decenais, SEE e valorização dos profissionais da Educação: formação, carreira, remuneração e condições de trabalho e saúde;

VIII - Planos decenais, SEE e financiamento da educação: gestão, transparência e controle social;

IX – Construindo o Sistema Integrado de Educação Pública de Minas Gerais– SIEP/MG.

conferencia 2

A Conferência Estadual de Educação deverá ser precedida das etapas preparatórias municipais e territoriais sendo:
Territoriais: “DIA T” – 25/11/2017 em todos os territórios (nossa região será em Paracatu-MG)
Conferência Estadual: 22 a 25 de março de 2018.

Nesse sentido foram realizadas as discussões e a votação para escolha dos delegados para a etapa territorial, em seguida ara a etapa estadual.

Apresentação cultural das Lenheirinhas e  alunas do Polo de Educação Integral / CEU

Texto: Valquíria Araújo Palma-Servidora da FUCAM - CEU
Fotos: Loisadete B.N.Braulino e Wanderson Palma Passos