A Fundação Educacional Caio Martins - FUCAM deu início ao plantio de Palmas Forrageiras no Centro Educacional de São Francisco - CESF, unidade localizada na cidade de São Francisco, no Norte de Minas Gerais. Graças a parceria com a empresa transnacional suíça Nestlé, uma gigante mundial no setor de alimentos e bebidas, foram plantadas mudas no terreno da instituição em uma ação de caráter experimental.  

Plantação de Palmas Forrageiras na FUCAM de São Francisco (MG)
A Palma Forrageira é uma cactácea que se adapta às condições adversas do clima semi-árido. De aspecto fisiológico especial quanto à absorção de água, é uma alternativa de cultivo em territórios de escassez pluvial como na região Norte de Minas Gerais. Quando grandes, as palmas são utilizadas na alimentação animal.

A partir da sementeira, a cada seis mil mudas plantadas, o produtor consiguirá produzir em média 50 mil mudas em seis meses, quantidade suficiente para ampliar a plantação e alimentar seu rebanho.


“O Norte de Minas é uma região onde a exploração pecuária é muito precária, devido aos prolongados períodos de seca e a irregularidade dos períodos de chuva, que provocam baixa produção das forragens, e consequentemente uma baixa produtividade dos rebanhos", explica a Engenheira Agrônoma Vanessa Ramos, que atua no Centro Educacional de Buritizeiro - CEB. Ela explica que o cultivo de palmas na região é uma alternativa viável para alimentação animal graças a resistência da planta, além de garantir o potencial nutricional para os animais.


Na publicação "Cadernos do Seminário", disponibilizada no site do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (CREA-PE), o leitor tem acesso a diversas informações sobre o universo da Palma Forrageira, atravé da histórico e importância da planta, os tipos de climas onde são cultivadas, as formas de irrigação, os solos e adubação, a forma de plantio, as pragas e doenças, a colheita, o valor nutritivo e diversas outras informações. Essa é uma das várias fontes de informação disponíveis na internet para consulta, através de livros, cartilhas e vídeos. Acesse o material aqui.

 

Palmas Pela Vida

Primeira unidade a colocar em prática o cultivo de Palmas após receber a doação de 400 mudas da Nestlé, a FUCAM de São Francisco fez o pré-lançamento do projeto Palmas Pela Vida, que será oficialmente inaugurado no início de 2018 em todos os Centros Educacionais da Fundação com investimento do Governo do Estado de Minas Gerais para aquisição das mudas.

Francine Nobre, coordenadora do CESF, conta como aconteceu a parceria com a empresa Suíça para dar início do plantio:“A Nestlé promoveu um dia de campo sobre boas práticas na produção de leite. O evento aconteceu na propriedade do Senhor Agenor, que cultiva palmas forrageiras em parceria com a Nestlé. Solicitei a Nestlé uma doação de mudas, para dar início a um canteiro experimental que se tornará parte da implantação do projeto Palmas Pela Vida. Fizemos os canteiros para ver qual espécie da palma se adapta melhor no solo da região”, explica.

 

Em 2018 a segunda unidade da FUCAM que irá começar o cultivo será a de Januária, oficializando o início do projeto Palmas Pela Vida, que promete realizar um trabalho não só de plantio, mas de capacitação com formação oferecida por especialistas nesse tipo de cultura para formar multiplicadores pelo norte do Estado. Todo este trabalho também terá a participação de produtores e agricultores locais, além de estudantes do Curso Técnico de Agropecuária, ofertado pela Secretaria de Educação do Estado - SEE MG.


Texto: Melyssa Fonseca
Foto: Michelle Parron
ASCOM FUCAM