A Fundação Educacional Caio Martins (FUCAM), em parceria com o Sindicato de Produtores Rurais de São Francisco e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR Minas), promoveu os cursos gratuitos de Viveirista Florestal e Produção de Sementes de Mudas no Centro Educacional de São Francisco (CESF/FUCAM), ministrados pelo professor Maciel Pereira de Almeida. Os cursos foram realizados entre os dias 19 de fevereiro e 01 de março.

Os alunos que participaram da formação, colocaram em prática o conhecimento absorvido em sala de aula através do trabalho de campo no próprio Centro Educacional. Foram realizadas práticas de reflorestamento de algumas áreas degradadas, a criação de novos pomares de plantas frutíferas e outras ações para promover a revitalização de rios e lagoas, visto que o município está localizado na margem do rio São Francisco, um dos principais cursos d’água do Brasil.

O dirigente do Sindicato de Produtores Rurais de São Francisco e interlocutor do SENAR Minas, José Genival Paraíso, explica que esse sistema de cultivo de plantio beneficia toda a comunidade de São Francisco. “O nosso propósito é capacitar essas pessoas para que elas fiquem aptas a produzir, trabalhar e criar um meio de renda. É capacitar o produtor rural e seus familiares. Todo esse pessoal envolvido ao campo, diretamente ou indiretamente.”

Alunos

Essenciais para a preservação da natureza, os cursos tem como objetivo proteger e manter o campo com mudas em boa qualidade, proporcionando aos alunos um olhar diferente sobre os assuntos socioambientais. É o caso de Vânia Freire Costa, 47 anos, moradora de São Francisco (MG) que ficou satisfeita com a formação do SENAR Minas na FUCAM, realizada ao longo de duas semanas. Para ela "foi uma experiência enriquecedora, aprender a construir, bem como produzir sementes e mudas e que, com certeza trará benefícios educacionais e ambientais para o Centro Educacional, a comunidade e a região,” relatou a assistente social.

 

ASCOM FUCAM
Texto: Gabrielly Coelho
Fotos: Centro Educacional de São Francisco