Rememorar uma vida construída em torno da educação. Desde a década de 60 a Fundação Educacional Caio Martins (FUCAM), do Governo do Estado de Minas Gerais, realiza um dos eventos mais importantes do seu calendário que reúne, todos os anos, parte dos 80 mil ex-alunos, parceiros e colaboradores para uma grande celebração no Centro Educacional de Esmeraldas (CEE), em Esmeraldas (MG), Minas Gerais.

Vinculada a Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (SEDESE), este ano a FUCAM comemora os seus 70 anos de trabalho e dedicação a milhares de famílias espalhadas pelo Norte e Noroeste de Minas Gerais e Região Metropolitana de Belo Horizonte, tornando ainda mais simbólico e especial o tradicional encontro que promove o encontro de várias gerações de “Caiomartinianos”, nome dado às pessoas que foram alunas e tiveram a oportunidade vivenciar uma pedagogia ligada aos princípios do escotismo e ao humanismo.

Fundada em 1948 pelo Coronel Manoel José de Almeida, brasileiro nascido em 1912 na cidade de Januária (MG), a Fundação Educacional Caio Martins sempre buscou contribuir para garantir um futuro melhor para crianças e jovens brasileiros. O Coronel Almeida, como ficou mais conhecido, desbravou o sertão de Minas Gerais ao lado dos bandeirantes e implantou 6 Centros Educacionais nas cidades de Buritizeiro (MG), Esmeraldas (MG), Januária (MG), Juvenília (MG), Riachinho (MG) e São Francisco (MG). A FUCAM formou, ao longo dos seus 70 anos, mais de 80 mil alunos, fazendo um trabalho fundamental para garantir educação e dignidade aos mineiros.

PROGRAMAÇÃO:

A programação dos 70 Anos da FUCAM - Dia do Ex-Aluno/1° de Maio vai valorizar a história, o trabalho e o talento das milhares de pessoas que passaram pela instituição e hoje estão espalhadas pelo Brasil, atuando em diversos segmentos sociais, a frente de instituições e levantando a bandeira da diversidade e valorização do nosso povo.

Como em todas as edições, as boas vindas aos participantes são dadas sempre às 8 horas com um Café da Manhã caseiro servido todos os anos no refeitório do Centro Educacional de Esmeraldas (CEE), vivenciando em aromas e sabores o “gostinho da roça” mineira. Momento que já proporciona rever velhos amigos e relembrar os tempos de diversão e aprendizado na Caio Martins. Logo após é realizado o ato cívico com o hasteamento de bandeiras, os jovens da Orquestra de Esmeraldas se apresentarão no palco que também terá outras apresentações culturais durante todo o dia. Em seguida, uma missa especial é preparada pelo Padre Mário José Neto, ex-aluno da FUCAM.

Na abertura oficial do evento, a gestão da FUCAM vai acolher os parceiros do setor público e privado, em momento solene, que são fundamentais para que o trabalho da Fundação aconteça dia a dia em seus territórios. Ao longo do dia várias atividades, como homenagem aos antigos estudantes e servidores, apresentações musicais, danças, esportes, jogos e oficinas promovem a integração dos ex-alunos e seus familiares nos espaços do Centro Educacional. As novidades deste ano são muitas. Uma delas é Palco Caio Martins, espaço que apresentará o trabalho de diversos ex-alunos, além da feira de artesanato e de produtos orgânicos Norte de Minas Gerais..

O dia do ex-aluno conta com a cooperação de alguns parceiros para a sua realização como Prefeitura Municipal de Esmeraldas, Rondon Minas, Instituto Nenuca de Desenvolvimento Sustentável (INSEA),  Secretaria de Estado de Trabalho e Desenvolvimento Social (SEDESE), Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania (SEDPAC), Copasa, Associação dos Servidores da FUCAM (ASCAM), Supermercados BH, Subsecretaria de Fóruns Regionais, União dos Escoteiros (UEB/MG) Polícia Militar e Escola Estadual Santa Tereza.

Confira a programação completa:

08h00 às 8h30 - Café da Manhã

08h30 às 9h30 - Boas vindas (área externa): Hasteamento das Bandeiras, Orquestra de Esmeraldas e Apresentações culturais

9h30 às 10h30 - Missa com Padre Mário (ex-aluno da FUCAM) na Igreja Santa Tereza (Padroeira das Escolas Caio Martins)

10h30 - Momento solene com autoridades (área externa)

11h00 às 12h00 - Apresentações culturais

11h30 - Chegada da Cavalgada - https://goo.gl/SSQDYA

12h00 às 13h00 - Almoço: DJ (área externa) e Memórias do Coronel Almeida (refeitório)

13h às 14h - Palco Caio Martins: apresentação de alunos e ex-alunos (Lara Madonna Vogue Estrela (performer), Bloco AfrOdum e com convidados especiais)

14h às 15h - Homenagem #FUCAM70anos: Momento de celebrar pessoas que fizeram e fazem parte da história da Fundação Educacional Caio Martins.

15h às 16h - Grupo Folia de Reis do Padre João

16h às 17h - Show de encerramento: Reboque Show

E MAIS!

Atividades Culturais e Esportivas: Feira de Artesanato, Praça de Alimentação, Feira com produtos orgânicos/artesanais com delícias do Norte de Minas, Rua de lazer para as crianças, Tendas de serviços, Rua da Memória, Pau de Fita, Dança, Oficinas do Pólo de Educação Integral, Esportes e Jogos