A parceria da Fundação Educacional Caio Martins (FUCAM) com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR/MG) proporcionou, no mês de maio, cursos gratuitos para a população de Buritizeiro (MG), no Norte de Minas Gerais.

Com duração de quatro dias, o Centro Educacional de Buritizeiro (CEB) da FUCAM sediou o curso de Prevenção de Acidentes do SENAR, realizado no dia 8 de Maio. Através do trabalho da instrutora Lilian, aulas práticas com simulações de situações de desmaio, convulsão, obstrução respiratória (engasgo), infarto, Acidente Vascular Encefálico (AVC ou Derrame) e intoxicações foram realizadas durante o curso.

Situações vivenciadas pelos participantes no cotidiano e nas urgências traumáticas destacaram-se os atendimentos aos ferimentos, hemorragias, queimaduras, fraturas e transporte de acidentados.

Durante os dias 21 a 23 de maio, o CEB ofereceu o curso de Doenças Transmissíveis, também em parceria com o SENAR/MG e apoio da Secretaria de Saúde de Buritizeiro.

O curso teve como objetivo informar e orientar os participantes sobre doenças como conjuntivite, AIDS e Hepatite. Sempre ressaltando quais medidas de controle se deve tomar e quais os meios de prevenção a serem usados. Durante o curso foram repassadas medidas de controle que evitam sérios problemas, entre elas estão a limpeza da caixa d’água, bebedouros com purificação de água e a troca a cada seis meses do filtro, eliminação de focos de mosquitos, boa higiene e manter o cartão de vacinação em dia.

Texto: Maria Alice Correa Oliveira de Souza
Foto: Centro Educacional de Buritizeiro