Diversidade e inclusão marcaram a comemoração dos 70 anos da Fundação Educacional Caio Martins (FUCAM), no tradicional encontro dos ex-alunos, que aconteceu no dia 1º de Maio no Centro Educacional de Esmeraldas (CEE). Com intuito de consolidar a história e a importância da FUCAM para os territórios em que ela atua, e representar a trajetória e o trabalho social realizado pelos mais de 80 mil ex-alunos da instituição, o evento contou com a presença de ex-alunas e ex-alunos, servidoras e servidores, parceiras e parceiros, além de apoiadores da Fundação, para celebrar as conquistas ao longos desses 70 anos, desde os primeiros trabalhos feitos pelos fundadores, Coronel Manoel José de Almeida e a educadora, também sua esposa, Márcia de Sousa Almeida.

O evento reuniu mais de mil “caiomartinianos”, no feriado do Dia do Trabalhador, no município de Esmeraldas (MG), Região Metropolitana de Belo Horizonte. Entre militantes da causa LGBTQIA (ver significado), de representantes da cultura afrobrasileira, indígena e do Norte de Minas Gerais, outras atrações de músicos locais e a performista Lara Madonna Vogue Estrela, se apresentaram no ‘Palco dos Ex-alunos’.

Este vídeo produzido pela equipe da Assessoria de Comunicação da FUCAM, mostra os melhores momentos da comemoração dos 70 anos da Fundação. Um trabalho dedicado à memória de Márcia de Sousa Almeida, que faleceu no dia 19 de junho de 2018. Ela, que ao lado de seu esposo, lutou, através da educação, por uma sociedade melhor.

Assista:

Depoimentos:

Maria Tereza Lara - Presidente da FUCAM

Gildázio dos Santos - Vice-presidente da FUCAM

Nilmário Miranda - Ex-secretário da Secretaria de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania (SEDPAC)

Lara da Silva Costa - Performista, ativista e ex-aluna da FUCAM

Sônia Guajajara - Líder Indígena e ex-aluna da FUCAM

Madu Santos - Dançarina e ex-aluna da FUCAM
Maria Alice Correa - coord. Centro Educacional de Buritizeiro/Regional
Elisane dos Santos - Diretora de Educação e Assistência da FUCAM
Márcio Belém - Prefeito de Esmeraldas (MG)
Monica Abranches - Projeto RONDON Minas