O Desfile do dia 07 de Setembro é tradição em todo país, data que marca a Independência do Brasil. Em Riachinho, no Norte de Minas Gerais, o Centro Educacional de Urucuia (CEU) e a Escola Estadual Núcleo Colonial Vale do Urucuia realizaram esse momento cívico. Parafraseando Paulo Freire, a cidadania é uma conquista permanente que só existe no ato responsável de quem a faz. “Ninguém liberta ninguém, ninguém se liberta sozinho, as pessoas se libertam em comunhão.”

O objetivo do evento é de conhecer, valorizar a história da comunidade, a educação, homenagear os funcionários aposentados Fundação Educacional Caio Martins, despertar consciência, respeito e valorização pelos professores e demais instituições educacionais. Cerca de 500 pessoas participaram do Desfile.

Para valorizar os artistas regionais, O Projeto Fanfarra dos Sonhos Brilhantes trouxe materiais alternativos para incentivar a cultura e também a consciência ambiental, proporcionando desta forma aos educandos o convívio com a música instrumental. Os alunos transformam materiais recicláveis, considerados lixo ou inutilizáveis, em instrumentos musicais. Utilizam baldes, latas, garrafas, todos decorados com as cores da bandeira nacional. Porém, o que mais impressiona é o resultado da fanfarra, uma sintonia bonita.