Realizado pela primeira vez no Centro Educacional de Januária, o Natal Solidário beneficiou a comunidade do município através da doação de 185 cestas básicas destinadas às famílias carentes.  A entrega dos alimentos aconteceu no dia 14 de dezembro com a participação de servidores do Estado e de parceiros que fizeram parte da campanha.

A iniciativa que surgiu da sensibilização da servidora Karen França, que atua na FUCAM da município, após observar a vulnerabilidade das famílias das crianças que frequentam o Polo de Educação Integral e Integrada. A partir de então a servidora passou a mobilizar sua rede de contatos e conquistou o apoio da sede da FUCAM de Belo Horizonte, dos outros Centros Educacaionais da FUCAM, além de grupos, associações e empresários. “Eu não tinha noção da proporção que pudesse levar e que conseguíssemos tantas cestas. assim que eu fiz a proposta, todos aderiram a campanha, eu fiquei muito feliz, e já fiz outra com os servidores, que é a questão da cartinha”  explica Karen.

Cada servidor do Centro Educacional de Januária apadrinhou uma criança, ao pegar uma cartinha. Na noite do dia 14 foram entregues as cestas para as famílias, os presentes para as crianças e kits de material escolar.  A maioria das doações foram feitas pelos alunos rondonistas, alguns alunos da UFMG, e também alguns ex-alunos, amigos, vizinhos, empresários, e os servidores que ficaram responsáveis pelos presentes para os alunos da educação integral.

“É muito gratificante pra gente poder ver um sorriso de uma criança, uma mãe te agradecer dizendo o quanto não imaginamos como isso vai ajudar, que chegou na hora certa”, relata Karen que conhece bem a realidade da região e a convivência com crianças e adolescentes do Centro Educacional fez com que a servidora percebesse a necessidade das pessoas a sua volta, e sabendo que não conseguiria fazer nada sozinha decidiu criar a campanha Natal Solidário.

Com a sensação de dever cumprido, Karen encerra as atividades no Centro Educacional de Januária, agradece a todos que participaram e contribuíram com o projeto e garante que em 2019 tem muito mais por vir, e mesmo que não esteja presente, vai ajudar de onde estiver. “Sonho que se sonha só é só um sonho, mas sonho que se sonha junto é realidade. E foi o que aconteceu, todo mundo abraçou a causa, nós demos as mão e conseguimos alcançar o objetivo da campanha.”

Assista a matéria gravada pela TV Norte, de Januária:

Texto: César Reis

Enviar para impressão