Na manhã desta segunda-feira, 25 de março, Silvano Rodrigues Pereira faleceu aos 84 anos, na cidade de Montes Claros, região norte de Minas. Natural de São Francisco, Silvano deixa filhos, netos e um grande legado na história da Fundação e na região do município.

Silvano Rodrigues Pereira

" Se os honestos, sérios e comprometidos se omitiram, os maus ocupam os lugares..." Silvano Rodrigues Pereira

Silvano nasceu no dia 4 de maio de 1934 na Fazenda Renascença, era um dos oito filhos de Cecílio Pereira da Silva e Elpídia Joaquina Pereira.

Vítima da paralisia infantil aos 8 anos, Silvano não se entregou diante a perda dos movimentos. Antes um garoto acostumado a correr e brincar no campo, viu tudo se tornar mais difícil para ele , mas decidiu enfrentar os desafios e começou a estudar.

Na escola da Passagem (Travessia do Rio São Francisco a uma légua de distância de sua casa) Silvano concluiu o primário, e em 1955 conseguiu do Cel. Almeida uma vaga na Escola Nacional Regional Caio Martins de Esmeraldas e com esforço e determinação cumpriu as tarefas do internato, e especializou-se na prática agrícola.

Em 1957, diplomado professor, Silvano volta para São Francisco e começa a lecionar na Escola Caio Martins de São Francisco. Em 1960 muda-se para a escola, continua como professor e se torna Coordenador da Escola Singular. Foi reconhecido pela qualidade, quantidade e variedade  das hortaliças plantadas na Escola a qual era responsável.

Ao lado de João Canário e Dirceu, Silvano com seu violão, animava as reuniões do Grêmio aos domingos, que era uma atração especial para várias pessoas da cidade onde se reuniam para assistir a programação do evento, despertando seu gosto pelo instrumento. Mais tarde casou-se com Teresinha Barbosa e juntos tiveram três filhos Silvana, Guilherme e Luciana.

Em 1964 A Escola Singular Caio Martins foi  transformada em Grupo Escolar Dr. Tarcísio Generoso e Silvano foi o primeiro diretor. Em 1974 tornou inspetor de Ensino de São Francisco, jurisdição da SRE de Januária, permanecendo no cargo até 1980, quando assume a direção do Centro de Treinamento da Fundação Educacional Caio Martins, onde permaneceu até 1994. Em 1985 reassume a direção da EE Dr. Tarcísio Generoso além do Centro de Treinamento. Em 1989 aposentou-se da direção da Escola Estadual.

Outras atividades destacam-se na vida e carreira do professor Silvano, um renomado nome na cidadania e educação de São Francisco e da Fundação Educacional Caio Martins. Foi professor de religião na EEDAM, tesoureiro do Lions Clube de São Francisco, Secretário do Rotary Club, e um importante membro religioso, como cursilhista e evangelizador.

Silvano estava aposentado e mantinha uma vida mais calma devido a falta de mobilidade agravada pela paralisia no decorrer do tempo e com a idade. Ele dava aula de música e mantinha uma escola para crianças em sua própria casa. mesmo debilitado ainda participava dos eventos da cidade.

Com pesar a Equipe da Fundação Educacional Caio Martins lamenta a perda de Silvano Rodrigues Pereira, um exemplo de vida, superação, cidadania e educação. Silvano já deixou seu legado em prol de um mundo melhor e agora deixa profunda saudade em todos aqueles que teve o privilégio de conviver com esse grande homem.

Texto: César Reis