O Centro Educacional de Buritizeiro, da Fundação Educacional Caio Martins (FUCAM), em parceria com o SENAR-AR/MG, com o Sindicato dos Produtores Rurais de Pirapora e com a SEDEST/Secretaria de Desenvolvimento Social de Buritizeiro concluiu o “Curso Artesanato com a Fibra de Bananeira” no dia 29 de junho de 2019.

Com a carga horária de 40h, o curso faz parte do Termo de Cooperação Técnica firmado entre FUCAM, o SENAR-AR/MG e o Sindicato dos Produtores Rurais de Pirapora, e teve como objetivo o ensino de como confeccionar objetos utilitários e decorativos utilizando fibras de bananeira.
Na confecção de artesanato com fibra de bananeira são utilizados insumos naturais que, muitas vezes, são descartados. Além do fruto, a bananeira possui entre cinco e oito tipos de fibras diferentes, desde uma fibra mais áspera até outra de textura mais fina e delicada. Sendo todas aproveitadas na confecção.

As peças produzidas por essa fibra estão recebendo reconhecimento nacional e internacional, Bolsas, carteiras, chapéus, utensílios domésticos, são vários os produtos feitos com o material. Além de ecológica e sustentável, a confecção com da fibra de bananeira gera renda para as pessoas, e movimentando a economia local.

Texto e foto: Maria Alice de Souza