Coronel Manoel José de Almeida

No dia 23 de setembro de 2019, a Fundação Educacional Caio Martins (FUCAM) celebrou o 107º aniversário do Coronel Manoel José de Almeida.

Coronel Almeida, ideólogo, instituidor da Fundação Educacional Caio Martins e Parlamentar brasileiro, nasceu no município de Januária em 23 de setembro de 1912. Ingressou na carreira militar, na qual destacou-se. Dentre tantos feitos do Coronel, Caio Martins é considerada a obra de sua vida.

Casou-se com Márcia de Souza Almeida e, juntos, foram responsáveis por dar início à História da FUCAM, que em mais de 70 anos transformou a vida de milhares de pessoas no Estado de Minas Gerais.

Foi realizado um desfile nas ruas da cidade de Juvenília, com o enceramento no pátio do Centro Educacional em comemoração aos 107 anos do Coronel Manoel José de Almeida, os 66 anos do Centro Educacional Carinhanha - C.E.C e os 23 anos de emancipação política da cidade.

Desfile em Juvenília

A comemoração teve início às 5h com vários grupos de fanfarra, que, à caráter, despertavam a população ao som dos instrumentos, conduzindo-a para o pátio do C.E.C Fucam. Lá foi feito o hasteamento das bandeiras, com a presença do coordenador, Odálio Ribeiro de Souza, e do vice-coordenador, José Claudemiro Pereira Guedes, dos servidores e de autoridades locais e das cidades circunvizinhas, demonstrando ali através das falas todo o amor que esse grande idealizador tinha pelas crianças em situação de vulnerabilidade e pelo homem do campo.

É com grande alegria que a Fundação Educacional Caio Martins celebra esta data tão especial para todos que fizeram e fazem parte da Equipe e da Família Caiomartiniana.

ASCOM FUCAM

Texto: Cesar Reis