De 30 de setembro a 04 de outubro de 2019, foi realizado no Centro Educacional do Urucuia, da Fundação Educacional Caio Martins (FUCAM), o Curso Trabalhador Agrícola na Olericultura - Implantação e Tratos Culturais, em parceria com o SENAR MINAS.

Segundo o Portal Laboratório Exata, a olericultura é aparte da horticultura que trata do cultivo de oleráceas e/ou hortaliças (plantas folhosas; raízes; bulbos; tubérculos e diversos frutos). É uma cultura que cresceu bastante em nosso país, e tem ganhado espaço principalmente nas unidades familiares, com o aumento da demanda por alimentos mais saudáveis.

Com a participação de 12 pessoas, o curso foi ministrado pelo instrutor Ronny Alex Araújo, com a participação da estagiária Gracielle de Brito Salles, e teve o objetivo de capacitar os trabalhadores rurais com técnicas adequadas no manejo de hortaliças, visando a produção com e sem o uso de defensivos agrícolas.

Foram transmitidos conhecimentos e muitas informações de fundamental importância para os participantes, mostrando a escolha da área, plantio em canteiros e covas, entre outras. Em Tratos Culturais, foi repassado como controlar as pragas e doenças, adubação de cobertura, principais pragas e doenças, adubação verde, desbrota, uso de plantas companheiras, uso e fabricação de caldas inseticidas e caldas fungicidas.

ASCOM FUCAM

Texto: Francisco Ozimar