O novo Mapa Estratégico da Fundação Educacional Caio Martins (FUCAM) apresenta os seis valores que nortearão toda a atuação da instituição. São eles: Colaboração; Desenvolvimento Humano, Educação para a Autonomia, Equidade, Ética e Conformidade, e Sustentabilidade.

Geralmente, as lideranças definem os valores das instituições por meio de uma avaliação profunda da relevância de suas convicções morais e éticas. Na FUCAM, essa definição ocorreu de forma coletiva, com a participação dos colaboradores da sede e dos centros educacionais.

Conforme esclarece Alvimar José Tito, Presidente da FUCAM, “trabalharemos para que os valores organizacionais se reflitam nos comportamentos, nas atitudes e nas decisões de todos os setores da fundação. Eles nortearão o relacionamento da chefia com os servidores, as relações entre os colaboradores e, ainda, o comprometimento da FUCAM com os clientes e a sociedade como um todo.”

Alguns especialistas acreditam que os valores são a parte da identidade organizacional que mais tem efeito na gestão das pessoas e que émais visível aos clientes, já que representam a ética que rege a forma de agir das pessoas e da instituição como um todo. Não por acaso, um dos objetivos estratégicos da Fundação é “desenvolver e fortalecer a cultura orientada a valores e resultados”. Assim, está em andamento um importante trabalho com os colaboradores para que de fato toda a atuação seja balizada pelos valores definidos.

VALORES DA FUCAM

Colaboração: atuação conjunta e articulada entre os membros da Fundação e desses com os demais agentes públicos e com a sociedade, criando uma cultura de construção participativa da estratégia, compartilhamento de informações, cooperação e responsabilização, para garantir à sociedade entregas efetivas, eficazes e eficientes.

Desenvolvimento humano: contribuir para o desenvolvimento do ser humano, colocando-o como centro das ações a serem realizadas pela Fundação, valorizando-o e estimulando-o a crescer, visando a melhor compreensão de si mesmo, das suas potencialidades, do contexto em que vive, de sua capacidade de realizar escolhas e de colaborar com a coletividade.

Educação para autonomia: ofertar ações educacionais, sociais e produtivas tendo como diferencial a valorização do conhecimento e das capacidades de cada indivíduo, a geração de oportunidades a partir da realidade local, o uso de metodologias que apliquem saberes disciplinares a diferentes situações e contextos, considerando valores e intenções dos próprios projetos pessoais, profissionais ou sociais, com vistas a promover a elevação de escolaridade e a fortalecer princípios de empreendedorismo, cidadania, autonomia e iniciativa.

Equidade: atuar de forma a reduzir o impacto entre as diferenças, por meio do reconhecimento das necessidades individuais e do entendimento de que um indivíduo em situação de vulnerabilidade precisa de mais suporte em relação ao que não está.

Ética e Conformidade: atuar de forma íntegra, com respeito às pessoas, à diversidade e à legislação, na gestão, na liderança, na negociação, na comunicação institucional e na utilização dos recursos, coadunando atitudes, crenças e comportamentos às normas jurídicas, sejam regras ou princípios, e à identidade organizacional da FUCAM, garantindo que toda a atuação da fundação se dê em estrita observância aos preceitos legais e morais.

Sustentabilidade: apoiar práticas que preservem a harmonia entre a natureza e a sociedade (ecologicamente corretas), promovam relações de respeito com todos e gerem benefícios para todos (economicamente viáveis), contribuam para a construção de uma sociedade mais justa, diminuam as desigualdades, ampliem os direitos e garantam o acesso aos serviços (socialmente justas), e valorizem a diversidade e respeitem as características de cada grupo (culturalmente diversas).

Enviar para impressão