A Fundação Educacional Caio Martins (FUCAM), ao longo de seus mais de 70 anos de história, ofereceu educação básica e formação voltada às práticas no campo para crianças e adolescentes, graças à estrutura física que detêm. Os centros educacionais contam com edificações, pastagens, lagoas e tanques, além de alguns animais, como gado e suínos.

Com o fim do regime de moradia estudantil e recente redirecionamento estratégico da fundação, tal estrutura passa a ser utilizada para apoio às ações educacionais e socioprodutivas, tais como cursos técnicos em agropecuária e horta comunitária.

 

Por meio do Programa Educação para a Autonomia, serão selecionadas pessoas do campo em situação de vulnerabilidade social (preferencialmente com renda per capta inferior a R$ 178,00 reais mensais) para participarem de projetos que visam qualificar tecnicamente o público-alvo, apoiar a elevação da escolaridade dos que ainda não concluíram o ensino formal, e criar condições para aumento de renda e empregabilidade. Nesse contexto, a estrutura da fundação será fundamental para a incubação de projetos da agricultura familiar, economia solidária e outras formas de produção.

 

O Presidente da Fucam, Alvimar José Tito, ressalta que “a perspectiva é manter sempre a melhor estrutura nos Centros Educacionais para oferecer aos alunos e empreendimentos apoiados, além dos colaboradores, a melhor condição de trabalho e aprendizagem, possibilitando que todos desempenhem efetivamente as respectivas funções”.

 

Rebanho de bovinos de Esmeralda ganha reforço duplo

 

Em junho, os colaboradores do Centro Educacional de Esmeraldas (CEE) foram surpreendidos pelo nascimento de duas bezerras. Segundo Emerson Ricardo Campolina Rodrigues do Couto, a vaca teria entrado em trabalho de parto durante a madrugada, “mas só pela manhã Genilton, um dos nossos colaboradores, notou algo diferente”. Genilton buscou por ajuda de veterinários da região, mas não conseguindo resolveu que ele mesmo faria o possível para salvar a vida da vaca e das duas bezerras.

Bezerras nascidas em Esmeraldas - 1Bezerras nascidas em Esmeraldas

Emerson relata que tiveram algumas complicações durante o parto das bezerras, mas que mesmo assim foi possível realizá-lo com cuidado e segurança “Ficamos surpresos com o ocorrido e graças a Deus a vaca e as bezerras se encontram bem e saudáveis”. As fotos registradas por Emerson anunciam que o rebanho do CEE aumentou o que poderá beneficiar mais pessoas apoiadas nos projetos da fundação.