Durante o período de isolamento social, decorrente da pandemia causada pelo novo coronavírus, as oficinas de música ofertadas pela Fundação Educacional Caio Martins (Fucam) foram adaptadas para o ambiente virtual.

O Centro Educacional de Buritizeiro (CEB), para prestigiar e estimular os alunos do projeto “Encontrar o seu talento”, que desde maio se apresenta em um novo formato “Aprendendo Música no Sistema Virtual”, realizará a “Live Cultural da Fucam”, no dia 23 de setembro, às 20h, pelo canal oficial da fundação no Youtube.

Live Cultural

 

A data escolhida é de grande relevância para a Fucam. Foi em 23 de setembro de 1912 que nasceu o Coronel Manoel José de Almeida, idealizador e fundador das Escolas Caio Martins, que ao longo de seus mais de 70 anos vem transformando a vida de tantas pessoas. Nesta data também se comemora a fundação do Centro Educacional de Juvenília e a emancipação desse município mineiro, que nasceu no entorno da Caio Martins.

Maria Alice Correa Oliveira de Souza, coordenadora do CEB, esclarece que “todos os anos os alunos da Oficina de Música realizam apresentações públicas na cidade, como forma de mostrar à comunidade local parte dos trabalhos que são desenvolvidos pela Fundação com as crianças, adolescentes e adultos da comunidade, além de ser um grande incentivo aos alunos. Não poderíamos deixar de realizar nossa apresentação em 2020.”

A MÚSICA COMO INSTRUMENTO DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL

A música sempre fez parte da história da Fundação Educacional Caio Martins (Fucam), utilizada para estimular os alunos e contribuir com o desenvolvimento humano e com a inclusão social deles. O ensino musical oferece, principalmente aos mais vulneráveis, a sensação de pertencimento e a capacidade de sonhar, além de contribuir para a quebra do ciclo geracional da pobreza.

Abaixo, vemos Dona Márcia Almeida, esposa do Coronel Manoel Almeida, regendo os alunos no Centro Educacional de Esmeraldas.

coral Catulo da Paixao Cearense CM Esmeraldas