Noticias

FrutasdoCerrado pinha

Plantas frutíferas são produzidas e doadas à população

Espécies do Cerrado são destaque

Muitos apreciam cultivar e colher frutas do próprio pomar e não seria exagero dizer que há consenso sobre o quanto isso é saudável, tanto do ponto de vista do consumo, quanto da prática de saborear um fruto colhido da árvore.

Moradores das cidades de Januária, Juvenília e São Francisco, no Norte de Minas, têm à disposição um cardápio variado de mudas frutíferas que são doadas à população. As plantas, a muitas delas típicas do Cerrado Brasileiro, são cultivadas nos Viveiros de Mudas, instalados nos Centros Educacionais da Fundação Caio Martins daqueles municípios.

Em Januária, 12 espécies de frutíferas - caju, maga-rosa, amora, maracujá, jamelão, pinha, condensa, manga-espada, pitanga, tamarindo, goiaba, araçá - são cultivadas e disponibilizadas para a população. Aliny Tavares Pimentas, servidora na coordenação do Centro conta que neste ano está havendo uma maior procura pelas mudas de plantas frutíferas da região.

Residentes da cidade de São Francisco que apreciam chinchá, mamão, maracujá, baru, jaca e palmeira têm a possibilidade de cultivar essas espécies com as mudas doadas pela Fundação, instalada no local. Adriana Rodrigues Pereira é coordenadora do Centro Educacional e conta que a produção de mudas e a procura da população é contínua. “São proprietários de sítios, chácaras e até ex-aluno da Fucam que agora está desenvolvendo o trabalho de reflorestamento”. Adriana diz que é gratificante, pois “plantar uma árvore é contribuir com o meio ambiente”.

Mais acima, no extremo Norte de Minas está o Centro Educacional de Juvenília, onde são produzidas e ofertadas mudas de frutíferas comuns àquela área como seriguela, jatobá e tamarindo. Alaripe Gonçalves Durães, coordenador da unidade, conta que entre as frutas populares do local, limoeiro, umbuzeiro, laranja e coco da Bahia estão entre as preferidas da população atendida pela Fucam.

As plantas podem ser retiradas nas sedes dos Centro Educacionais instalados naquelas cidades, de segunda a sexta, das 9h às 17h.

Viveiro de Mudas

FrutasdoCerrado manga

 

É o Projeto que visa recuperar área devastadas na natureza, auxiliando na preservação do meio ambiente. A partir do cultivo de sementes e mudas de diversos tipos, árvores e demais plantas nativas do Cerrado Brasileiro, inclusive frutíferas são utilizadas para o reflorestamento de áreas desmatadas visando a recuperação do bioma vegetal das áreas atingidas pela ação predatória do tempo e do homem.

Em Januária, no final de 2022, diversas mudas foram doadas para a Secretaria de Obras do município que as utilizou na arborização de áreas urbanas. O projeto também está presente na cidade de Juvenília com a mesma dinâmica. A população e produtores rurais interessados recebem as mudas e orientações para o plantio.

 

 

Texto: Cléria Marques

Imagens: arquivo e Freepik

Educação para transformar vidas é realidade prática nos Centros Educacionais da Fucam

Proposta pedagógica reafirma finalidade da instituição

EE Dom SilvérioA Fundação Caio Martins (Fucam) tem todos os motivos para celebrar o Dia Internacional da Educação (24/01). Seu protagonismo nestes 75 anos de existência tem ajudado educadores e alunos a traçar trajetórias de sucesso de vida pessoal, social e profissional.

Reforçando o compromisso com a “Educação para Autonomia”, a Fundação tem em 2023 sua nova Proposta Pedagógica. O documento, lançado no final do ano passado após a realização de uma consulta pública, é uma espécie de guia por meio do qual sociedade e alunos da instituição têm a possibilidade de compreender, claramente, a abrangência das ações da Fundação nas regiões onde está presente.

Conforme a Proposta, as ações são elaboradas e implementadas focando o desenvolvimento integral do indivíduo, contando com projetos educacionais e socioprodutivos para geração de renda. O escopo das atividades das escolas sob a gestão da Fucam prevê, para os cidadãos, uma educação conexa com conhecimentos historicamente sistematizados e a realidade social da comunidade. Para a gerente de Ações de Educação Superior, Cynthia Freitas de Oliveira Enoque “a Fucam é uma instituição inovadora desde os seus primórdios porque ela foca no cidadão”. Ela ainda explica que “o DNA Caiomartiniano, desde sempre, traz os pressupostos da educação contemporânea, que é a formação integral, a formação cidadã, a interface pedagógica com a realidade do sujeito que aprende para que ele possa, de fato, desenvolver a si próprio e a seus pares e mudar sua comunidade. É uma educação que empodera”.

Tanto nas ações de educação quanto de socioprodução, a Fucam busca ampliar oportunidades para os estudantes e suas famílias no meio rural, valorizando a produção agrícola familiar, permitindo que cada aluno seja um agente de mudança no meio onde vive. A instituição também oportuniza conhecimento técnico, pautado na modernização do campo, na qualificação profissional, para alavancar o crescimento das cidades onde está instalada.

Ao logo de sua trajetória, a instituição coleciona exemplos de sucesso. Na semana que é celebrado o Dia Internacional da Educação, um poema veio de Diamantina em cujos versos, Juscimara Leite, ex-aluna e professora da Escola Estadual Dom Joaquim Silvério de Souza (gerida pela Fucam), relata parte de sua história e admiração pela instituição. “Como é grande o meu amor por ti, da infância à juventude estive aqui!”, escreveu Juscimara. A educadora finaliza o poema em tom de agradecimento e compromisso “a esta escola estou de volta, contribuindo com o que me foi ensinado, deixando meu legado e relembrando meu passado”.

Unidades

Centros e escolas da Fucam estão instaladas em Diamantina, Região Central de Minas; Esmeraldas, Região Metropolitana da capital mineira; Buritizeiro, Januária, Juvenília, São Francisco e Riachinho, na Região Norte do estado. Até o final de 2022, a Fundação tinha 2006 alunos matriculados em suas escolas. As matrículas para o ano letivo de 2023 ainda estão em curso. Diversas capacitações são ofertadas durante o ano, bem como os cursos técnicos e de formação inicial e continuada. Os Centros Educacionais ainda propõem capacitações à comunidade local, em diferentes áreas de conhecimento voltados para os negócios como apicultura, cultivo de horta orgânica, panificação, manipulação e processamento de alimentos.

Texto: Cléria Marques

   Capacitacao em Esmeraldas

 

NOTICIA SITE FUCAM VIVEIROA recuperação do bioma vegetal de áreas devastadas em Januária, região Norte de Minas Gerais, é reforçada com a renovação recente do Termo de Cooperação Técnica (TCT) entre a Fundação Caio Martins (Fucam) e o Instituto Estadual de Florestas (IEF).

O município fica a mais de 600 quilômetros de distância de Belo Horizonte e é uma das cidades que abriga o “Viveiro de Mudas”, iniciativa da Fundação Educacional Caio Martins que tem proporcionado o reflorestamento do Cerrado Mineiro, na porção de Januária.

O TCT prevê a distribuição de 30 mil mudas por ano aos agricultores familiares para plantio, produção de alimentos, recuperação de nascentes, matas ciliares e áreas degradadas no município.

O projeto “Viveiro de Mudas” ganha vida e cores a partir do trabalho desenvolvido no Centro Educacional de Januária (CEJ), onde são cultivadas sementes e mudas de espécies nativas do Cerrado. Depois de consolidadas, as jovens plantinhas são doadas à população, à prefeitura municipal para arborização de áreas urbanas e ao IEF para o reflorestamento.

O vice-coordenador Christiano Maciel Carneiro, explica que “o CEJ desenvolve ações conjuntas envolvendo produtores rurais da agricultura familiar propiciando a produção e distribuição de mudas nativas do Cerrado, frutíferas, arbóreas, de nascentes, veredas, matas e áreas degradadas”. Ele ainda diz que todos que recebem as mudas são orientados quanto à espécie e ao plantio, no que tange à área adequada para receber a planta. A distribuição das mudas ocorre na sede do Centro Educacional da Fucam em Januária, das 9h às 17h.

Ações educativas também integram o calendário de atividades. Técnicos do IEF, parceiro neste projeto, ministram palestras educativas de cunho ambiental para “desenvolver e disseminar quanto a preservação da natureza”, diz Christiano.

Além da unidade de Januária, outros dois Centros Educacionais da Fucam também já possuem Viveiros de Mudas: São Francisco e Juvenília. Nas três cidades as atividades são realizadas da mesma forma, com o objetivo de auxiliar a preservação do meio ambiente, de áreas desmatadas e protegendo o leito de rios, inclusive o São Francisco. No período de março a outubro de 2022, 505 famílias foram atendidas e o projeto também prevê a conscientização ambiental de estudantes das redes pública e privada de ensino.

O Viveiro de Mudas recebe a população para visitas guiadas e os interessados devem agendar pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone (38) 3621-1200, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Na oportunidade, os visitantes são informados sobre os processos e técnicas utilizadas para o cultivo das plantas, além de conhecerem a diversidade do bioma vegetal daquela região.

Mudas que podem transformar vidas

Além de todos os benefícios proporcionados à natureza e às cidades, o projeto “Viveiro de Mudas” em breve vai oportunizar trabalho e renda à população. A Gerente de Ações Socioprodutivas, Teresa Cristina Dâmaso Gusmão, diz que está em curso um planejamento de ampliação desse projeto. “Consiste na seleção de participantes para receberem insumos e capacitação teórica e prática para a produção de sementes de espécies variadas como plantas medicinais, hortaliças leguminosas e folhosas, condimentos, frutíferas, ornamentais e comercialização das mudas”.

Ela ainda acrescenta que o objetivo é que esses produtores tenham capacidade não só de produzir e vender as mudas como também serem gestores do próprio negócio, incrementando a economia local.

TEXTO: Cléria Marques

Fucam tem vagas abertas para professores em diferentes áreas do conhecimento
Inscrições para dar aulas no curso de Apicultura estão disponíveis até 06/02/2023

cursoApiculturaA

A Fundação Educacional Caio Martins (Fucam) abre processo seletivo para credenciarA Fundação Educacional Caio Martins (Fucam) abre processo seletivo para credenciarprofissionais que deverão atuar no Projeto de Apicultura, nas cidades onde estãoinstalados os apiários da Fucam: Esmeraldas, na Região Metropolitana de BeloHorizonte, Juvenília e Riachinho, cidades localizadas na porção Norte do estado. Ovalor pago aos professores será de R$ 50,00 hora/aula e a remuneração pode chegar aR$ 15.600,00 por projeto.

Os contratados deverão atuar no Projeto de Apicultura, nas cidades onde estão instalados os apiários da Fucam: Esmeraldas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, Juvenília e Riachinho, cidades localizadas na porção Norte do estado.

Clique aqui e inscreva-se

Com foco na cadeia produtiva da apicultura em Minas Gerais, serão abertas turmasCom foco na cadeia produtiva da apicultura em Minas Gerais, serão abertas turmaspara capacitar a população interessada desses três municípios. Importante destacarque as aulas ocorrerão nos Centros Educacionais da Fucam, instalados nessaslocalidades. Tanto a equipe de profissionais credenciados, quanto alunos, contarãocom toda estrutura necessária, incluindo materiais e equipamentos durante acapacitação prevista para durar oito meses. Os estudantes vão aprender as técnicas daprodução do mel, desde a criação das abelhas até a comercialização dos produtos, comprofessores que possuem vivência prática e teórica no setor.

De acordo com a grade curricular do curso, estruturada em módulos agrupados emtrês núcleos (competências socioemocionais, tecnológico, empreendedor) háoportunidades para profissionais de diferentes áreas do conhecimento.

Quem possui licenciatura preferencialmente em Filosofia, Sociologia, História ouGeografia, é Especialista em Educação Básica e possui experiência comprovada naministração de oficinas, atuará no Núcleo de Competências Socioemocionais.

O Núcleo Tecnológico contará com quem possui graduação em Administração Rural eAgroindustrial, Administração Rural, Agroecologia, Agronegócio, Agronomia, CiênciasAgrárias, Ciências Agrícolas, Desenvolvimento Rural Sustentável, Agroecologia,Engenharia Agrícola, Licenciatura em Ciências Agrícola, Técnico em Agricultura ouTécnico em Agropecuária.

Os graduados em Administração, Administração Pública, Ciências Contábeis ouMarketing estarão integrados ao Núcleo de Empreendedorismo.

O edital do processo seletivo já foi publicado e os interessados em participar podem seinscrever, a partir de hoje (24/01/2023) até 06/02/2023. O cadastro é realizado noSistema de Gestão e Acompanhamento de Credenciamento (SIGAC), disponível emcredenciamento.fucam.mg.gov.br. O candidato ao credenciamento deverá residir nomunicípio onde disputar a vaga.

Fases da seleção

O processo está dividido em seis etapas, sendo o cadastro por meio do formulárioO processo está dividido em seis etapas, sendo o cadastro por meio do formulárioeletrônico a primeira delas. Na sequência o candidato realizará a comprovação dosrequisitos documentais. A terceira etapa será a divulgação dos candidatos aptos e inaptos. Caso o número de candidatos aptos para a função seja superior ao número devagas disponibilizadas, a escolha será feita por sorteio. Depois haverá a etapa dosrecursos, seguida da homologação e, por fim, a contratação seguindo a ordem declassificação.

Oportunidade de gerar valor

AlunosCursoApicultura2Dados da Coordenação Estadual de Pequenos Animais da Emater (Empresa deDados da Coordenação Estadual de Pequenos Animais da Emater (Empresa deAssistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais) apontam que aprodução de mel no estado vem crescendo nos últimos anos. Minas é o quinto maiorprodutor de mel do Brasil, registrando uma média de produção de 7,5 mil toneladas noano de 2022. A região que mais produz é a dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri,representando 22,7%, seguido pelas regiões Central (15,2%), Sul de Minas (14,5%), RioDoce (12,8%), Zona da Mata (11,3%), Norte (9,3%), Centro Oeste (6,4%), Triângulo(4,2%), Alto Paranaíba (2,3%) e Noroeste (1,2%).

 
 
alunosCursoApicultura 1
 Acompanhando essa tendência, o time de educadores contratados para atuar noAcompanhando essa tendência, o time de educadores contratados para atuar noProjeto de Apicultura da Fucam, vivenciará a oportunidade de capacitar cidadãos compotencial de gerar valor social e econômico para a região onde vivem. O projeto estáinserido no Programa Educação Para Autonomia da fundação, que objetiva reduzir avulnerabilidade social promovendo uma trajetória empreendedora dos atendidos, pormeio da elevação de escolaridade, a qualificação técnica, o acesso ao mundo dotrabalho e a geração de renda.

 

Clique aqui e inscreva-se

Clique aqui e confira o edital

TEXTO: Cléria Marques

IMAGEM: Freepik.com e arquivo