Escolas geridas pela Fundação abrem suas portas no próximo dia 05, para um novo ciclo de aprendizado com muito ânimo e dedicação
O tão esperado retorno às aulas na Fundação Educacional Caio Martins (Fucam) está chegando. Na segunda-feira (05), as escolas acolherão os estudantes, marcando o início de um novo capítulo de descobertas e aprendizado. A Fundação está dedicada a promover educação de qualidade e, neste ano, reforça seu compromisso com o ensino regular, cursos técnicos, oficinas e qualificações, além do projeto Geraizeiro, que oferecerá cursos de curta duração gratuitos à comunidade.
O presidente da Fundação, Frederico Corrêa Lima, afirma que o ano letivo de 2024 se inicia com um objetivo bem estabelecido: proporcionar ensino de qualidade para o seu público-alvo. Ele comenta sobre os preparativos para um ano que será repleto de ações educacionais e socioprodutivas. “O desafio da educação no campo nos instiga a buscar maneiras inovadoras de promover um ambiente de aprendizagem fundamentado no respeito à diversidade e à cultura de cada localidade”, afirma.
O começo do ano escolar representa um período crucial para a comunidade acadêmica, repleto de expectativas dos estudantes que se preparam para reencontrar colegas e professores. Nesse momento, eles trazem consigo novos planos e uma visão renovada, atentos às necessidades específicas de cada ano letivo. Esther Augusta, gerente de Ações Educacionais da Fucam, explica que, a partir do dia 15 de fevereiro, também serão iniciadas as oficinas de música, práticas esportivas, saúde e bem-estar, fanfarra e danças folclóricas. “Nossa expectativa é de um reencontro saudável, que pode gerar grandes possibilidades sociais e, principalmente, aprendizagem”, conta.
Os Centros Educacionais da Fucam são parte fundamental durante todo o período letivo. Os espaços servem de base para grande parte das ações da Fundação. O Coordenador do Centro Educacional de Riachinho, Neiri Jean Alves dos Santos, conta sobre as expectativas para acolher os alunos e dar prosseguimento nos projetos. “A expectativa é de inserir novos projetos e investir nos procedimentos didáticos. Daremos seguimento nas oficinas que estão em andamento, como o projeto da Horta Agroecológica e de apicultura, e também as oficinas de esportes”, diz.
Uma infraestrutura de qualidade também é fator fundamental para o retorno às aulas. A Diretora da Escola Estadual Núcleo Colonial Vale do Urucuia, Helvia Sales, conta sobre o esforço que está sendo feito para apoiar os servidores neste início de ano. “Estamos organizando material para entregar aos servidores (agendas, canetas, lápis, pincéis, dentre outros)", explica. O coordenador Neiri também explica sobre a importância de reforçar a infraestrutura na escola de Riachinho. "O centro está dando todo suporte em infraestrutura, como limpezas das áreas comuns, melhora nas instalações elétricas, para melhor recepcionar os estudantes para o ano letivo”, afirma.
Ainda sobre a infraestrutura, Sabrina Mendonça, Coordenadora do Centro Educacional de São Francisco, ressalta as melhorias que estão sendo realizadas no CESF para receber os alunos e beneficiários. “Estamos melhorando a nossa área de lazer, para dar mais conforto para os nossos alunos”, conta.
Educação e Identidade Cultural
A Fundação Caio Martins compreende que a educação é uma jornada de descobertas e construção de identidade que busca integrar o respeito e a valorização da identidade cultural em todas as iniciativas. Amanda Reis, professora da Escola Estadual Caio Martins, em Januária, destaca a importância do acolhimento e de proporcionar aos alunos um sentimento de pertencimento, valorizando a identidade cultural. "Faremos um acolhimento por meio de um acampamento que trará a essência da nossa Fundação. A essência da colaboração, da formação do jovem autônomo, solidário e competente”, ressalta.
Ao reconhecer a riqueza das próprias raízes e origens, os estudantes se tornam protagonistas de sua história, contribuindo para um aprendizado mais significativo e inclusivo. A Fucam incentiva a exploração e celebração das diversidades culturais presentes nas comunidades rurais, proporcionando um ambiente educacional que respeita e destaca a diversidade.
Educação Ambiental
Em um mundo onde a preservação ambiental torna-se cada vez mais urgente, o compromisso da Fundação com práticas sustentáveis e a educação no campo está mais forte em 2024. Nos campos e comunidades em que atua, a Fucam cultiva um profundo respeito pela natureza, reforçando que a educação é a chave para transformar mentalidades e incentivar práticas que promovam a preservação ambiental.
A Escola Estadual Dom Joaquim Silvério, sob gestão da Fucam, está localizada dentro de uma reserva ambiental em Diamantina. Marcelo Rocha, diretor da escola, explica as estratégias educacionais para reforçar aos alunos sobre a importância da consciência ambiental. “A escola, cujo terreno de 64 hectares abriga três cachoeiras, elaborou estratégias dentro do seu Projeto Político Pedagógico para a conscientização dos alunos e da comunidade escolar sobre a importância da preservação ambiental. Elaboramos regras de convivência nas cachoeiras e distribuímos placas indicativas e educativas na região”, conta.
Dicas para a volta às aulas
É importante que pais e alunos estejam atentos aos horários de início e término das aulas, garantindo pontualidade para otimizar os momentos de aprendizado. O descanso nos dias que antecedem o retorno é fundamental para iniciar o ano letivo com energia renovada. Também é importante que sejam verificados os materiais necessários, assegurando que todos estejam preparados para as atividades escolares.