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Estudantes da Fucam unem esforços para alertar comunidade sobre a importância de prevenir a dengue

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O ano letivo começou diferente para os estudantes da E.E. Dom Joaquim Silvério de Souza, instituição gerida pela Fundação Educacional Caio Martins (Fucam) em Conselheiro Mata. No primeiro dia de aula eles se mobilizam, junto com a equipe pedagógica, para produzir cartazes, panfletos e materiais de conscientização a fim de alertar a comunidade sobre os riscos da dengue e divulgar maneiras de prevenir a propagação do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da doença. 

O diretor da escola, Marcelo Rocha, conta que a decisão de trabalhar o tema foi tomada pelos alunos que, anualmente, propõem temas relevantes para atuar junto à comunidade. “Logo que eles retornaram, questionamos a respeito do que eles gostariam de fazer de trabalho social para iniciar o ano, e a atividade  que eles escolheram foi falar da dengue, exatamente porque começou um surto da doença”,explica. 

Segundo o diretor, os estudantes decidiram fazer cartazes e comunicados para entregar nas casas e na comunidade, a fim de combater a dengue a partir da escola. “Achamos a iniciativa positiva e apoiamos  o trabalho com o material e eles produziram cartazes informativos e passaram nas casas distribuindo, verificando se havia foco de dengue”, disse. A mobilização, que aconteceu nos dois primeiros dias de aula, deve continuar, conforme explica Marcelo. “Vamos ter uma reunião com a Superintendência Regional de Ensino (SRE) para ver quais as formas mais eficazes de combatermos a dengue nas escolas. Então, devemos continuar as ações posteriormente”, reforça. 

O envolvimento dos alunos com a comunidade é fundamental para combater a doença na escola e nos arredores. Anderson Cardoso da Silva, aluno do 9º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Dom Joaquim Silvério explica que além do trabalho de campo, expandiram as ações para as redes sociais. “Também conseguimos divulgar no Instagram da escola, para que não só as pessoas da nossa cidade tenham conhecimento dos riscos que a dengue pode trazer, como as outras pessoas também”, enfatizou. 

Prevenção

A melhor maneira de prevenir a dengue é evitando a propagação do mosquito, que se reproduz em água parada. Tampar as lixeiras, não deixar pratinhos nos vasos de plantas e limpar o quintal são ações simples que podem ajudar a combater a doença. 

Mais informações e dicas estão disponíveis no site da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, disponível clicando aqui. 

Sintomas

Os sintomas mais comuns da dengue são dores no corpo, dor no fundo dos olhos, manchas vermelhas na pele e febre alta. Em caso de suspeita, procure a unidade de saúde mais próxima.

Escolas geridas pela Fucam promoveram uma semana de acolhimento e integração para estudantes e professores, reforçando o compromisso com a educação

 

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Nesta segunda-feira  (05), as escolas geridas pela Fundação Educacional Caio Martins (Fucam) iniciaram mais um período letivo. Para a Fucam, é um momento de expectativas renovadas, de reencontros calorosos entre alunos e educadores, e de preparação para mais um ciclo de aprendizado e crescimento, como destaca Esther Augusta, gerente de Ações Educacionais da Fundação: "O início do ano letivo pode gerar grandes possibilidades sociais e de aprendizagem. Esperamos que esse momento auxilie no fortalecimento dos vínculos entre estudantes e professores, e entre comunidade escolar e centro educacional”, afirma. 

Dentre os alunos que dão vida às salas de aula da Fucam está Valéria Marques Antonini, do segundo ano do ensino médio da Escola Estadual Caio Martins, em Januária. Para ela, a expectativa é clara: adquirir mais conhecimento e concretizar o aprendizado de conteúdos importantes. "Eu gosto bastante dessa semana pela euforia e explosão de sentimentos. São dias de alegria e curiosidade. Espero que os conteúdos deste ano agreguem de forma positiva”, diz. 

Nesse retorno, as escolas da Fucam dedicam especial atenção à integração e acolhimento dos alunos. Os primeiros dias de aula são marcados por atividades que visam promover interação tanto com os novos estudantes quanto com os professores que estão ingressando na equipe, como ressalta a professora da E.E. Caio Martins, Amanda Reis. “Esse período é crucial para garantir que todos se sintam bem-vindos e valorizados no ambiente escolar. Apresentamos aos novos alunos e funcionários as estratégias e espaços pedagógicos que temos na nossa escola e na nossa Fundação. O espaço da horta, das oficinas de música, entre outros. Apresentamos também todos os nossos servidores, pois consideramos que todos eles são educadores”, ressalta.

Valéria foi uma das alunas escolhidas para auxiliar no acolhimento dos novos alunos. Ela conta que este momento é crucial para que todos se conheçam melhor. "Nos primeiros dias trabalhamos com didáticas para conhecer mais os estudantes e professores. Fizemos o acolhimento de nossos alunos em todos os turnos para que se sentissem bem-vindos e mostramos que a escola Caio Martins é um lugar de acolhimento, e não de julgamento”, conta.

Reforçando o compromisso com a educação no campo, a Fucam enfatiza a importância de proporcionar aos alunos experiências que os conectem com o ambiente ao seu redor. Além de conhecerem os espaços externos e os centros educacionais, os estudantes são incentivados a realizar atividades ao ar livre, explorando a natureza e compreendendo a importância da preservação ambiental. Essa imersão enriquece o aprendizado dos estudantes sobre a biodiversidade e os ecossistemas locais.

Fundação tem matrículas abertas para oficinas de música, práticas esportivas, danças folclóricas, fanfarra e saúde e bem-estar

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A Fundação Educacional Caio Martins (Fucam) abriu 2160 vagas para oficinas em seus Centros Educacionais e Escolas. Serão ofertadas 840 vagas para o projeto de Música, 960 para Práticas Esportivas, 120 para a Oficina de Fanfarra, 120 para a Oficina de Danças Folclóricas e 120 vagas para a Oficina de Saúde e Bem-estar.  As atividades fazem parte das ações educacionais da Fundação planejadas para o ano de 2024. 

O propósito dessas iniciativas é potencializar as habilidades dos estudantes, promover a integração com a comunidade e enaltecer a riqueza cultural local. O objetivo central é estabelecer uma colaboração harmônica entre as escolas, centros educacionais e a comunidade, visando impulsionar o crescimento dos estudantes. Os participantes das oficinas terão a oportunidade de adquirir conhecimentos em diversos instrumentos musicais, explorar várias modalidades esportivas e mergulhar na cultura local, valorizando tanto a saúde quanto o bem-estar.

As oficinas serão ofertadas para toda a comunidade escolar. Alunos matriculados nas escolas geridas pela Fucam terão prioridade para o preenchimento das vagas. 

Para conhecer as vagas ofertadas em sua localidade e realizar a matrícula, é necessário que os interessados ou responsáveis procurem as secretarias dos Centros Educacionais da Fucam até o dia 07 de fevereiro. As oficinas de fanfarra, danças folclóricas e saúde e bem-estar são ofertadas apenas em Riachinho. Todas as atividades são gratuitas.

Fundação Caio Martins comunica suspensão temporária das atividades no Centro Educacional de Esmeraldas

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Diante das adversidades, ocasionadas por agentes externos à FUCAM, vivenciadas no território do Centro Educacional de Esmeraldas, por motivo de segurança da comunidade atendida pela Fundação Educacional Caio Martins e de seus servidores, informamos que as atividades relacionadas abaixo estão suspensas temporariamente no local:

  • Oficina de Práticas Esportivas;
  • Oficina de Música;
  • Projeto de Apicultura;
  • Projeto de Horta Agroecológica.

Sabemos da importância de tais projetos para a comunidade Caiomartiniana e das consequências negativas de sua suspensão, mesmo que temporária. Mas, infelizmente, não restou outra alternativa à Fucam. Todos os prédios que são sede de atividades pedagógicas estão fechados.

Temos a expectativa que a situação se resolva em breve. Contamos com cada um de vocês para que a notícia seja repassada aos beneficiários de forma clara e que todos se mantenham motivados para o retorno das atividades assim que possível.

Atenciosamente,

Diretoria de Ações Educacionais, Sociais e Produtivas

Fundação Educacional Caio Martins

Escolas geridas pela Fundação abrem suas portas no próximo dia 05, para um novo ciclo de aprendizado com muito ânimo e dedicação

 

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O tão esperado retorno às aulas na Fundação Educacional Caio Martins (Fucam) está chegando. Na segunda-feira (05), as escolas acolherão os estudantes, marcando o início de um novo capítulo de descobertas e aprendizado. A Fundação está dedicada a promover educação de qualidade e, neste ano, reforça seu compromisso com o ensino regular, cursos técnicos, oficinas e qualificações, além do projeto Geraizeiro, que oferecerá cursos de curta duração gratuitos à comunidade.

O presidente da Fundação, Frederico Corrêa Lima, afirma que o ano letivo de 2024 se inicia com um objetivo bem estabelecido: proporcionar ensino de qualidade para o seu público-alvo. Ele comenta sobre os preparativos para um ano que será repleto de ações educacionais e socioprodutivas. “O desafio da educação no campo nos instiga a buscar maneiras inovadoras de promover um ambiente de aprendizagem fundamentado no respeito à diversidade e à cultura de cada localidade”, afirma.

O começo do ano escolar representa um período crucial para a comunidade acadêmica, repleto de expectativas dos estudantes que se preparam para reencontrar colegas e professores. Nesse momento, eles trazem consigo novos planos e uma visão renovada, atentos às necessidades específicas de cada ano letivo. Esther Augusta, gerente de Ações Educacionais da Fucam, explica que, a partir do dia 15 de fevereiro, também serão iniciadas as oficinas de música, práticas esportivas, saúde e bem-estar, fanfarra e danças folclóricas. “Nossa expectativa é de um reencontro saudável, que pode gerar grandes possibilidades sociais e, principalmente, aprendizagem”, conta.

Os Centros Educacionais da Fucam são parte fundamental durante todo o período letivo. Os espaços servem de base para grande parte das ações da Fundação. O Coordenador do Centro Educacional de Riachinho, Neiri Jean Alves dos Santos, conta sobre as expectativas para acolher os alunos e dar prosseguimento nos projetos.  “A expectativa é de inserir novos projetos e investir nos procedimentos didáticos. Daremos seguimento nas oficinas que estão em andamento, como o projeto da Horta Agroecológica e de apicultura, e também as oficinas de esportes”, diz.

Uma infraestrutura de qualidade também é fator fundamental para o retorno às aulas.  A Diretora da Escola Estadual Núcleo Colonial Vale do Urucuia, Helvia Sales, conta sobre o esforço que está sendo feito para apoiar os servidores neste início de ano. “Estamos organizando material para entregar aos servidores (agendas, canetas, lápis, pincéis, dentre outros)", explica. O coordenador Neiri também explica sobre a importância de reforçar a infraestrutura na escola de Riachinho. "O centro está dando todo suporte em infraestrutura, como limpezas das áreas comuns, melhora nas instalações elétricas, para melhor recepcionar os estudantes para o ano letivo”, afirma.

Ainda sobre a infraestrutura, Sabrina Mendonça, Coordenadora do Centro Educacional de São Francisco, ressalta as melhorias que estão sendo realizadas no CESF para receber os alunos e beneficiários. “Estamos melhorando a nossa área de lazer, para dar mais conforto para os nossos alunos”, conta. 

 

Educação e Identidade Cultural

A Fundação Caio Martins compreende que a educação é uma jornada de descobertas e construção de identidade que busca integrar o respeito e a valorização da identidade cultural em todas as iniciativas. Amanda Reis, professora da Escola Estadual Caio Martins, em Januária, destaca a importância do acolhimento e de proporcionar aos alunos um sentimento de pertencimento, valorizando a identidade cultural. "Faremos um acolhimento por meio de um acampamento que trará a essência da nossa Fundação. A essência da colaboração, da formação do jovem autônomo, solidário e competente”, ressalta.

Ao reconhecer a riqueza das próprias raízes e origens, os estudantes se tornam protagonistas de sua história, contribuindo para um aprendizado mais significativo e inclusivo. A Fucam incentiva a exploração e celebração das diversidades culturais presentes nas comunidades rurais, proporcionando um ambiente educacional que respeita e destaca a diversidade. 

 

Educação Ambiental

Em um mundo onde a preservação ambiental torna-se cada vez mais urgente, o compromisso da Fundação com práticas sustentáveis e a educação no campo está mais forte em 2024. Nos campos e comunidades em que atua, a Fucam cultiva um profundo respeito pela natureza, reforçando que a educação é a chave para transformar mentalidades e incentivar práticas que promovam a preservação ambiental. 

A Escola Estadual Dom Joaquim Silvério, sob gestão da Fucam, está localizada dentro de uma reserva ambiental em Diamantina. Marcelo Rocha, diretor da escola, explica as estratégias educacionais para reforçar aos alunos sobre a importância da consciência ambiental. “A escola, cujo terreno de 64 hectares abriga três cachoeiras, elaborou estratégias dentro do seu Projeto Político Pedagógico para a conscientização dos alunos e da comunidade escolar sobre a importância da preservação ambiental. Elaboramos regras de convivência nas cachoeiras e distribuímos placas indicativas e educativas na região”, conta. 

 

Dicas para a volta às aulas

É importante que pais e alunos estejam atentos aos horários de início e término das aulas, garantindo pontualidade para otimizar os momentos de aprendizado. O descanso nos dias que antecedem o retorno é fundamental para iniciar o ano letivo com energia renovada. Também é importante que sejam verificados os materiais necessários, assegurando que todos estejam preparados para as atividades escolares.