Atletas das Escolas da Fucam despertam Interesse de Clubes de Futebol
O Dia Nacional do Esportista, comemorado neste 19 de fevereiro desperta reflexão de como a prática de esportes, além de inúmeros benefícios para a saúde física e mental dos indivíduos, tem sido uma via de inclusão social para muitos.
Na Fundação Caio Martins, esporte é assunto de grande relevância e por meio da Diretoria de Ações Educacionais, Sociais e Produtivas (Daesp), mantém, em seu arcabouço, projetos esportivos que estão em consonância com a missão institucional que, entre outras premissas, propicia a formação cidadã, por meio de atividades que abordam temáticas socioemocionais, trabalho em equipe, práticas de inclusão social, a construção coletiva de valores e fomento da autonomia;
O Projeto de Práticas Esportivas e Cidadania da Fundação é um exemplo de atividade que amplia o escopo de práticas pedagógicas, além da sala tradicional de aula, favorecendo o desenvolvimento integral dos participantes, a partir do engajamento dos alunos das escolas sob sua gestão nos esportes.
Brenda Rodrigues,técnica em educação faz parte da equipe da Daesp e explica que “o projeto busca atuar, não somente no desenvolvimento das habilidades esportivas e motoras, mas também no desenvolvimento de habilidades socioemocionais, tais como respeito, empatia, senso de coletividade, disciplina, resolução de conflitos entre outras”.
Professor de Educação Física na Escola Estadual Coronel Almeida, em Juvenília, extremo Norte de Minas, Cláudio Roberto Pereira Silva - professor Kaká - defende o esporte nas escolas para promoção da saúde física e mental, além de contribuir “para a formação humana e social do aluno, pois tive a honra de presenciar alunos superarem traumas e preconceitos em momentos de campeonatos. O esporte tem o poder de transformar vidas”, destaca.
O professor observa aumentar o uso de drogas por jovens e vê com tristeza o envolvimento de muitos que se perdem. Para ele, as atividades ofertadas aos jovens, pela Fucam, ajudam a preencher o tempo ocioso e incentiva-os a praticarem hábitos saudáveis de vida, condição imprescindível para conseguir bom condicionamento físico e, consequentemente, habilidades necessárias para o esporte. Nessa dinâmica, espera-se que esses jovens não se interessem pelo uso de drogas, além de abrir portas para um mundo de oportunidades.
Recentemente, olheiros, pessoas ligadas a clubes de futebol incumbidas de descobrir novos talentos, estiveram em Juvenília acompanhando partidas de futebol e promovendo uma “peneirada” ou teste de habilidades dos jogadores. Na ocasião o adolescente Enzo Gabriel Alkmim Neves,11, aluno do 7°ano se destacou, despertando interesse nos clubes Santos e Flamengo e já está convocado a comparecer no próximo mês o CT do Flamengo, segundo conta, todo orgulhoso, o pai Marcos Antônio Silva Neves. João Pedro Duque Silva, 13, aluno do 8º ano foi outro a se destacar, desperando atenção para sua habilidade com a bola. O pai dele, Cleiton Eduardo Duque dos Santos, diz que tem dado todo apoio e incentivo necessários para o filho deslanchar na carreira de atleta.
Além do futebol e futsal, outras modalidades esportivas como vôlei, handebol, queimada fazem parte do rol de modalidades esportivas ofertadas nos Centros Educacionais da Fucam. Alaripe Gonçalves Durães, coordenador do Centro Educacional de Juvenília, diz que jogos de xadrez e ping-pong deverão incrementar, a partir deste ano letivo, a lista de esportes ofertados pela unidade. Segundo o coordenador, 130 alunos daquele centro participam, regularmente, das atividades que ocorrem duas vezes por semana. Professor Kaká conta que durante as férias escolares, muitos alunos reclamam da interrupção das atividades nesse período.
Perfil
O Projeto de Práticas Esportivas e Cidadania atende prioritariamente crianças e jovens das escolas públicas vinculadas à Fucam. Novembro de 2022 foi o mês de maior participação, atendendo 562 pessoas.
A maioria dos alunos, meninas e meninos,que frequentam as práticas esportivas, têm idade entre 13 e 15 anos. Contudo, as idades variam entre 7 e 18 anos, sendo futebol e futsal os esportes com mais adesão dos participantes.
Data para comemorar
Instituído pelo Governo Federal, por meio da Lei nº 8.672 de 1993, O Dia do Esportista objetiva incentivar, conscientizar e homenagear a prática do esporte, como meio para o desenvolvimento de uma vida mais saudável.
Contudo, a chamada Lei Zico, como era denominada, foi revogada pela n º 9.615, de 24 de março de 1998, mudando para 23 de junho como Dia do Desporto Olímpico, mas muitos ainda conservam as comemorações do dia do Esportista em 19 de fevereiro
Texto: Cléria Marques
Fotos: arquivo pessoal