Noticias

Dia Mundial da Água

agua gotejamento

Neste dia 22 de março, em que se comemora o Dia Mundial da Água, a Fundação Educacional Caio Martins reforça seu compromisso com as boas práticas ambientais e incentiva seus alunos, funcionários, comunidades e demais envolvidos em projetos socioprodutivos ao uso sustentável dos recursos naturais.

Em relação ao recurso hídrico, as ações estão direcionadas ao seu uso racional, visando a sustentabilidade. Exemplo disso pode ser constatado em unidades da Fundação onde foram instalados poços artesianos. Nos municípios de Riachinho, Buritizeiro e São Francisco, no norte de Minas, as águas captadas são utilizadas para consumo, limpeza, tratamento de animais e plantação. O vice-coordenador do Centro Educacional de Riachinho, Edilson Alves dos Santos, conta que um dos três poços do local foi feito recentemente, em  2022 e “com ele há mais distribuição de água para a comunidade”.

Nos municípios onde a Fucam mantém hortas agroecológicas, o destaque é o melhor aproveitamento da água nas hortas. Nelas, têm sido usado o sistema de gotejamento para irrigar a plantação. A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa-MG) doou kits de irrigação à Fucam para serem instalados nas hortas, permitindo que o cultivo  das hortaliças seja feito com quantidade adequada de água para melhor desenvolvimento das plantas, sem deixar de lado a economia.

Genilton Ribeiro de Queiroz, técnico em agropecuária do Centro Educacional da Fucam em Esmeraldas, explica que a utilização do novo sistema visa melhorar a produtividade usando menos água na irrigação. “O que vem sendo trabalhado no sistema de gotejamento é a economia. Conseguimos fazer a irrigação da cultura de forma eficiente, diretamente na raiz, evitando o desperdício. Molhando somente o necessário, evitamos a propagação de plantas daninhas, já que apenas a cultura recebe as gotas d’água. Genilton acredita, ainda, que o sistema é capaz de economizar até 40% quando comparado com o sistema de irrigação por aspersão. 

 

Origem do Dia Mundial da Água

Diante da importância da água para a sobrevivência da vida  e da necessidade, cada dia mais urgente, de manter esse recurso disponível no Planeta, foi criado o Dia Mundial da Água. A data foi estabelecida em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU) com objetivo de ampliar a discussão acerca desse tema.

TEXTO: Cléria Marques e David Santos

Projeto de revitalização de nascente muda realidade de comunidades em Riachinho

materia corrego

Preservação ambiental e sustentabilidade também são preocupações da Fundação Educacional Caio Martins (Fucam). Na semana em que é comemorado o Dia Mundial da Água, a Fundação ressalta seu compromisso com as comunidades e com o meio ambiente. 

Uma das ações em prol da preservação ambiental é a revitalização da nascente do Córrego Conceição, localizado na zona rural de Riachinho, cidade do Norte mineiro. O projeto é realizado com apoio do deputado federal Zé Silva. 

Além da comunidade local, a água do Córrego Conceição também abastece a Escola Estadual Núcleo Colonial Vale do Urucuia e o Centro Educacional da Fucam em Riachinho. Teresa Gusmão, da Gerência de Ações Socioprodutivas da Fundação explica que é necessário pensar a preservação a longo prazo. “Nossa intenção é criar, após a revitalização, um comitê de guardiões da nascente, para envolver toda a comunidade no cuidado e na preservação do local”, explica. 

O curso d'água foi severamente prejudicado por um incêndio que destruiu sua mata ciliar em 2020. O período de seca enfrentado pela região colaborou para que a água secasse.  Como consequência houve desabastecimento das comunidades que dependem do Córrego Conceição para viver e desenvolver suas atividades no campo. 

Clecia Gabriel Nogueira Gomes, produtora rural, conta que a água do córrego é de ótima qualidade, mas que a situação da nascente tem prejudicado todos que dependem da água. “Eu tenho uma terra pequena que está às margens do córrego e a revitalização da nascente vai nos ajudar bastante, a mim, aos meus vizinhos e à comunidade”, contou. 

Dia Mundial da Água

Neste 22 de março é comemorado o Dia Mundial da Água, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) para conscientizar a comunidade internacional sobre a importância da gestão responsável e sustentável dos recursos hídricos. A Fundação Educacional Caio Martins reforça seu compromisso com o meio ambiente e com o uso consciente da água por meio de suas ações socioambientais, socioeducativas e socioprodutivas.

TEXTO: David Santos e Cléria Marques

Apicultura é aliada na preservação ambiental de Juvenília e região

fotoApiculturaSustentavel

Inserido em seu Programa Educação para Autonomia, o Projeto de Apicultura da Fundação Educacional Caio Martins vem promovendo mais do que possibilidade de ganhos financeiros aos cidadãos e ao município de Juvenília, no extremo Norte de Minas Gerais.

Isso porque, além da produção de mel viabilizada pelo trabalho realizado no apiário da Fundação, o município tem sido beneficiado com ações que proporcionam sustentabilidade. Conforme explica o coordenador do Centro Educacional de Juvenília, Alaripe Gonçalves Durães, as abelhas utilizadas na produção de mel também são grandes aliadas na manutenção do bioma vegetal da região, bem como na preservação das matas ciliares. “Como as abelhas utilizam várias flores para fazer o mel, com certeza as matas serão preservadas em toda região”, acrescenta. 

Segundo explicações técnicas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), as abelhas são as principais polinizadoras, contribuindo na preservação da vida vegetal e da variabilidade genética. Isso ocorre quando elas retiram pólen das flores e transferem-no para outras plantas fazendo com que haja fecundação e consequentemente, produção de novas sementes e frutos, contribuindo dessa maneira para a reposição natural das florestas.

As lavouras da cidade também são beneficiadas a partir dessa técnica de utilização das abelhas para polinizar variadas plantações. Alaripe conta que os insetos são alugados para fazer esse trabalho tanto em pequenas quanto em grandes lavouras do município. Os pomares das escolas são outro local de trabalho dessas pequenas trabalhadoras. Dessa forma, frutas saudáveis estão garantidas em suas respectivas épocas do ano.

Demais produtos

Vale lembrar que o mel não é o único produto resultante da atividade de apicultura. Com o curso oferecido nos centros educacionais da Fucam, os alunos  podem incrementar o portfólio de produtos derivados do mel como cera e própolis. Eles também aprendem as técnicas de produção desses produtos e assim, têm a oportunidade de maior geração de renda. O coordenador do Centro Educacional em Juvenília diz que além de contribuir para o sustento das 20 famílias envolvidas no projeto, deve-se atentar para a ocupação social que ele gera.

Outros apiários

A Fucam ainda mantém apiários em Esmeraldas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte e Riachinho, cidade localizada na porção Norte do estado. Nessas localidades também a população conta com o curso de apicultura.

Dia da Infância é comemorado neste 21 de Março


dia da infancia 2

Sem dúvidas, a infância é uma das fases mais importantes da vida. É nela que as crianças recebem os estímulos que contribuirão para seu desenvolvimento integral. Nascer, crescer, brincar, socializar, formar laços e aprender coisas novas todos os dias são apenas algumas das características dessa fase cheia de transformações. 

E por ser tão crucial, necessita de atenção especial. Neste 21 de Março, comemoramos o Dia Mundial da Infância, data instituída pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) que propõe alertar a sociedade sobre a importância de proteger as crianças e garantir seus direitos em todo o mundo. 

É na escola que boa parte da infância é vivida, e as instituições de ensino têm papel fundamental no desenvolvimento dos pequenos. São ambientes de aprendizagem, crescimento e desenvolvimento. Valquíria Araújo Palma, pedagoga e professora dos anos iniciais da Escola Estadual Núcleo Colonial Vale do Urucuia, localizada em Riachinho, município da região norte de Minas, acredita que a escola possibilita, por meio da convivência um com os outros estudantes, uma troca de conhecimentos e amadurecimento. Para ela, a Fucam tem um papel fundamental nesse processo. “A Fundação nos auxilia com os projetos  sociais e Pedagógicos que se integram com a comunidade visando desenvolvimento de uma consciência social e crítica, pois está no cerne da história caiomartiniana o propósito  de promover uma educação integral, que prepara as pessoas para a vida”, disse. 

Uma das preocupações da Fundação Educacional Caio Martins (Fucam) é proporcionar um ambiente fértil para uma infância saudável. A analista educacional da Gerência de Ações Educacionais da Fundação, Brenda Rodrigues, conta que a instituição trabalha com profundo respeito às crianças. “Por isso, fomentamos práticas de lazer, buscamos incentivar aulas teóricas da forma mais lúdica possível e momentos para brincar a fim de que as crianças desenvolvam habilidades socioemocionais junto com os colegas. Assim, elas se tornam sujeitos ativos da própria aprendizagem. Nosso foco é formar cidadãos”, contou. Brenda ainda destaca que a Fucam trabalha para capacitar os professores para que a formação dos estudantes seja a mais ampla possível, trabalhando temas como práticas culturais que auxiliam no desenvolvimento das identidades, e inclusão social. 

Crescer em um ambiente de proteção, carinho e cuidado é essencial para as crianças, alerta a psicóloga e psicanalista Sthéfane Freitas. Segundo ela, a infância é uma fase de muitas aprendizagens, de formação de personalidade. “Por isso, um ambiente que proporcione segurança e cuidado mostra-se tão fundamental. As crianças aprendem no lúdico, nesse sentido, o brincar tem uma função não só de diversão, mas de aprendizado. Nesse período a escola tem um papel essencial, pois costuma ser o primeiro ambiente que a criança frequentará fora do ambiente familiar. Conviver com seus semelhantes (outras crianças) longe de seus familiares, propicia autonomia, independência e proporciona novos aprendizados e desenvolvimento de habilidades sociais, cognitivas e mesmo motoras, afinal, todos esses aspectos são estimulados”, reforçou.

ECA

No Brasil, desde 1990, os direitos dos menores estão previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente. A lei é um marco na história do país e tem, como objetivo, garantir os direitos fundamentais, assegurando todas as oportunidades e facilidades, a fim de proporcionar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade. O Estatuto ainda elenca deveres para a família, para a comunidade, para a sociedade e para o poder público, que precisam assegurar a efetivação do direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.

 

 

Fucam tem mais de 800 vagas abertas em oficinas

Oficina de musica Fucam

A Fundação Educacional Caio Martins (Fucam) abriu 840 vagas para oficinas em quatro Centros Educacionais. Serão ofertadas 360 vagas para o projeto de Música e 480 para o de Práticas Esportivas em Buritizeiro, Januária, Juvenília e São Francisco. Ainda está prevista a abertura de vagas nos centros de Riachinho, Esmeraldas e Diamantina. As aulas fazem parte das ações educativas da Fundação planejadas para o ano de 2023. Nelas os alunos vão desenvolver a prática em diversos instrumentos, no canto, além de dezenas de modalidades esportivas.

Segundo a analista educacional da Gerência de Ações Educacionais da Fundação, Brenda Rodrigues, os projetos visam trabalhar o desenvolvimento dos alunos de maneira integral e multidisciplinar. “A Fucam é uma instituição de educação, cultura e desenvolvimento pessoal pensado no mundo do trabalho. Nossas ações visam potencializar as habilidades dos estudantes, aproximar a comunidade e valorizar a cultura local. Nosso objetivo é que escolas, centros educacionais e comunidade trabalhem em harmonia para promover o crescimento dos estudantes”, disse. Os alunos matriculados nas oficinas vão aprender a tocar vários instrumentos e, na oficina esportiva, vão conhecer diversos esportes. Brenda explica que a Fundação propõe um rodízio entre as modalidades, a fim de ampliar as áreas de conhecimento e as habilidades dos participantes. 

Alaripe Gonçalves, coordenador do Centro Educacional de  Juvenília, ressalta que os projetos de música e de práticas esportivas vieram para somar; “A Fucam sempre se preocupou em atender aos anseios das comunidades onde atua. Por meio do estudo e práticas musicais os alunos estão aprimorando suas habilidades cognitivas e motoras. Já a oficina de práticas esportivas está desenvolvendo, nos estudantes, a vontade de praticar atividades físicas e desenvolver habilidades atléticas”, explicou. Ainda segundo Alaripe, a  Fucam  vem cumprindo de forma brilhante seu compromisso com os mais vulneráveis.

A importância das oficinas para as comunidades é reforçada pela coordenadora do Centro Educacional de São Francisco, Adriana Rodrigues. Segundo ela, os projetos são sempre bem recebidos. “No ano passado preenchemos todas as vagas, e a expectativa para 2023 é que aconteça o mesmo”, disse. 

As oficinas serão ofertadas para toda a comunidade escolar. Alunos matriculados nas escolas geridas pela Fucam terão prioridade para o preenchimento das vagas. Em cada Centro Educacional 120 vagas são oferecidas por oficina. Para realizar a matrícula é necessário que os responsáveis procurem as secretarias dos Centros Educacionais da Fucam. Todas as atividades são gratuitas.

Unidades

A Fundação Educacional Caio Martins possui Centros Educacionais instaladas em Diamantina, Região Central de Minas; Esmeraldas, Região Metropolitana da capital mineira; Buritizeiro, Januária, Juvenília, São Francisco e Riachinho, na Região Norte do estado, atendendo 2137 alunos matriculados nas oito escolas estaduais geridas pela instituição.