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Estratégias para otimizar resultados em sala de aula são criadas após estudo sobre o cérebro

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Com a invenção da máquina de tomografia computadorizada, nos anos 1970, tornou-se possível mapear áreas do cérebro e seu comportamento frente a estímulos. Atualmente, os dados frequentemente coletados por cientistas servem de insumos para pesquisas de diferentes áreas do conhecimento. A Neurociência é um campo vasto, de abordagem multidisciplinar, o qual permite profissionais de áreas distintas, como da Educação, Linguística, Medicina e tantas outras, se beneficiarem alcançando melhores resultados. 

Para a educadora e mestre em Educação, Cynthia Enoque, da Fundação Educacional Caio Martins (Fucam), essas pesquisas auxiliam na melhora de desempenho dos estudantes em sala de aula e, por isso, devem ser estudadas pelos educadores a fim de melhorar o sistema educacional nas salas de aulas. “Muitas descobertas foram feitas sobre como reagimos a estímulos externos e isso inclui o ensino-aprendizagem. Nesse sentido, a Neurociência ajuda muito porque ela mostra como se dá a aprendizagem cerebral. E tudo o que diz respeito a otimizar a aprendizagem é extremamente procurado por profissionais, atualmente”, lembra Cynthia. 

Entender como o cérebro processa as informações recebidas, elaborando e transformando-as em conhecimento está relacionado ao campo da Neurociência Cognitiva. Essa abordagem viabiliza o entendimento do pensamento, da memória e da dinâmica do aprendizado, estudando parte da percepção e das sensações.

Diferentemente da Pedagogia, a Neurociência não utiliza metodologia de ensino, mas contribui à medida que empresta à área da Educação o conhecimento sobre os processos cognitivos. “Independentemente do nível escolar e estilo de aprendizagem, é possível sistematizar estratégias de ensino que otimizam resultados com base nas recentes descobertas sobre o funcionamento do cérebro e sobre a metacognição”, ressalta Cynthia Enoque. Ainda de acordo com a educadora, “a Neurociência e as teorias da aprendizagem são extremamente ricas em termos de descobertas para otimizar o funcionamento do cérebro”.

Capacitação gratuita para profissionais da educação 

A Fundação Educacional Caio Martins (Fucam) vem promovendo capacitações online que visam possibilitar aos professores, pedagogos e demais profissionais da educação pública a melhora do desempenho em sala de aula. A partir de temas atuais e pertinentes ao cotidiano escolar, a Gerência de Ações de Ensino Superior da Fucam tem viabilizado oportunidades para que a atividade de ensino-aprendizagem seja incrementada, produzindo resultados tangíveis. 

Seguindo essa agenda, a Neurociência será o assunto da próxima capacitação online da Fucam, no dia 27 de fevereiro (segunda-feira), às 19h. Com o tema “Neurociência e Educação: o papel do cérebro na aprendizagem”, Cynthia Enoque abordará as contribuições desse campo do conhecimento para a aprendizagem e destacará novas estratégias que vão otimizar resultados nas escolas.

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Ao longo do ano, a Fucam promove capacitações online gratuitas visando fomentar a qualificação de professores, educadores e outros interessados nos temas. Fique atento às publicações feitas neste site para se inscrever e aproveitar todas as oportunidades de cursos livres. Somente neste início de ano já foram promovidas capacitações que abordaram a Metodologia Design Thinking aplicada à Educação, além da Netiqueta: a etiqueta da Web.

 Atletas das Escolas da Fucam despertam Interesse de Clubes de Futebol

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O Dia Nacional do Esportista, comemorado neste 19 de fevereiro desperta reflexão de como a prática de esportes, além de inúmeros benefícios para a saúde física e mental dos indivíduos, tem sido uma via de inclusão social para muitos.

Na Fundação Caio Martins, esporte é assunto de grande relevância e por meio da Diretoria de Ações Educacionais, Sociais e Produtivas (Daesp), mantém, em seu arcabouço, projetos esportivos que estão em consonância com a missão institucional que, entre outras premissas, propicia a formação cidadã, por meio de atividades que abordam temáticas socioemocionais, trabalho em equipe, práticas de inclusão social, a construção coletiva de valores e fomento da autonomia;

O Projeto de Práticas Esportivas e Cidadania da Fundação é um exemplo de atividade que amplia o escopo de práticas pedagógicas, além da sala tradicional de aula, favorecendo o desenvolvimento integral dos participantes, a partir do engajamento dos alunos das escolas sob sua gestão nos esportes.

Brenda Rodrigues,técnica em educação faz parte da equipe da Daesp  e explica que “o projeto busca atuar, não somente no desenvolvimento das habilidades esportivas e motoras, mas também no desenvolvimento de habilidades socioemocionais, tais como respeito,  empatia, senso de coletividade,  disciplina, resolução de conflitos entre outras”.

Professor de Educação Física na Escola Estadual Coronel Almeida, em Juvenília, extremo Norte de Minas, Cláudio Roberto Pereira Silva - professor Kaká -  defende o esporte nas escolas para promoção da saúde física e mental, além de contribuir “para a formação humana e social do aluno, pois tive a honra de presenciar alunos superarem traumas e preconceitos em momentos de campeonatos. O esporte tem o poder de transformar vidas”, destaca.

profKakaFucamO professor observa aumentar o uso de drogas por jovens e vê com tristeza o envolvimento de muitos que se perdem. Para ele, as atividades ofertadas aos jovens, pela Fucam, ajudam a preencher o tempo ocioso e incentiva-os a praticarem hábitos saudáveis de vida, condição imprescindível para conseguir bom condicionamento físico e, consequentemente, habilidades necessárias para o esporte. Nessa dinâmica,  espera-se que esses jovens não se interessem  pelo uso de drogas, além de abrir portas para um mundo de oportunidades.

Recentemente, olheiros, pessoas ligadas a clubes de futebol incumbidas de descobrir novos talentos, estiveram em Juvenília acompanhando partidas de futebol e promovendo uma “peneirada” ou teste de habilidades dos jogadores. Na ocasião o adolescente Enzo Gabriel Alkmim Neves,11, aluno do 7°ano se destacou, despertando interesse nos clubes Santos e Flamengo e já está convocado a comparecer  no próximo mês o CT do Flamengo, segundo conta, todo orgulhoso, o pai Marcos Antônio Silva Neves. João Pedro Duque Silva, 13, aluno do 8º ano foi outro a se destacar, desperando atenção para sua habilidade com a bola. O pai dele, Cleiton Eduardo Duque dos Santos, diz que tem dado todo apoio e incentivo necessários para o filho deslanchar na carreira de atleta.

Além do futebol e futsal, outras modalidades esportivas como vôlei, handebol, queimada fazem parte do rol de modalidades esportivas ofertadas nos Centros Educacionais da Fucam. Alaripe Gonçalves Durães, coordenador do Centro Educacional de Juvenília, diz que jogos de xadrez e ping-pong deverão incrementar, a partir deste ano letivo, a lista de esportes ofertados pela unidade. Segundo o coordenador, 130 alunos daquele centro participam, regularmente, das atividades que ocorrem duas vezes por semana. Professor Kaká conta que durante as férias escolares, muitos alunos reclamam da interrupção das atividades nesse período. 

Perfil

O Projeto de Práticas Esportivas e Cidadania atende prioritariamente crianças e jovens das escolas públicas vinculadas à Fucam. Novembro de 2022 foi o mês de maior participação, atendendo 562 pessoas. 

A maioria dos alunos, meninas e meninos,que frequentam as práticas esportivas, têm idade entre 13 e 15 anos. Contudo, as idades variam entre 7 e 18 anos, sendo futebol e futsal os esportes com mais adesão dos participantes.

Data para comemorar

Instituído pelo Governo Federal, por meio da Lei nº 8.672 de 1993, O Dia do Esportista objetiva incentivar, conscientizar e homenagear a prática do esporte, como meio para o desenvolvimento de uma vida mais saudável.

Contudo, a chamada Lei Zico, como era denominada, foi revogada pela n º 9.615, de 24 de março de 1998, mudando para 23 de junho como Dia do Desporto Olímpico, mas muitos ainda conservam as comemorações do dia do Esportista em 19 de fevereiro

Texto: Cléria Marques

Fotos: arquivo pessoal

Neurociência e Educação:  juntas para consolidar o conhecimento 

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A abordagem multidisciplinar que o campo da Neurociência viabiliza ao se relacionar com outras áreas do saber, tem proporcionado ganhos também ao ser humano em diversas demandas.

Pensando nos benefícios da relação Neurociência e Educação, a Gerência de Ações de Ensino Superior da Fundação Caio Martins vai promover, no próximo dia 27 de fevereiro, das 19h às 21h, uma live que vai explorar sobre “O Papel do Cérebro na Aprendizagem”.

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Serão abordados os seguintes assuntos:

  • Princípios da aprendizagem cerebral;
  • O papel do cérebro na aprendizagem;
  • Estratégias de aprendizagem cerebral;

A Gerência de Ações de Ensino Superior tem proporcionado toda semana lives com temas variados, abordando assuntos da vida cotidiana, necessários para o aprimoramento do ser humano.

 Centro Educacional de Juvenília terá quadra poliesportiva

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Seguindo o plano de revitalização das escolas e centros educacionais da Fundação Caio Martins (Fucam), a presidente Geraldina Rodrigues de Souza assinou esta quarta-feira, 15 de fevereiro, a Ordem de Início de Obras no Centro Educacional da Fucam, em Juvenília, extremo Norte de Minas Gerais.

A unidade é a mais nova beneficiada e irá receber investimentos em infraestrutura. No local será construída uma quadra poliesportiva do tipo ginásio, cujo custo estimado é de R$ 770 mil. O espaço terá 1.144 metros quadrados de área coberta e será utilizado para práticas esportivas de várias modalidades como vôlei, basquete, futebol de salão e outras. O projeto também prevê estrutura para ser palco de eventos culturais com, por exemplo, a construção de um camarim.

O ato na Escola Estadual Coronel Almeida, vinculada ao Centro Educacional da Fucam, foi seguido por autoridades locais como o prefeito da cidade Rômulo Carneiro. Também acompanharam a cerimônia durante a manhã desta quarta-feira vereadores do município, educadores e os principais beneficiados com a obra: os estudantes. A presidente da Fundação, Geraldina Rodrigues de Souza, falou sobre a importância de alunos e profissionais contarem com uma estrutura adequada, confortável e favorável à atividade de ensino utilizando, inclusive, mais recursos tecnológicos. Ressaltou que a Fundação se prepara para oferecer o melhor a seu público. “Estamos trabalhando diuturnamente. A nossa equipe é muito comprometida, tanto do órgão central, quanto dos centros educacionais e das escolas, e o nosso objetivo é comum, de trabalhar oferecendo o nosso melhor, para que os nossos alunos aprendam os conteúdos previstos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação”, disse a presidente. 

Todo trabalho da Fundação visa, não somente a preparação intelectual dos alunos, mas o compromisso de formar cidadãos “preparados para a vida, com princípios, valores, cidadãos morais como faz parte da missão da Fucam. Homens dignos capazes de caminhar autonomamente e contribuir com o desenvolvimento da sua comunidade”, lembrou a presidente.

Planejado para atender todos os públicos, o espaço contará com rampas, corrimãos, vestiários e banheiros adaptados, garantindo acessibilidade, segurança e conforto a todos. A exemplo do que acontece em outros centros educacionais da Fucam, o complexo poliesportivo atenderá tanto à comunidade escolar quanto à população local. 

Durante assinatura da ordem foi apresentado o cronograma dos trabalhos e a empresa contratada para executá-los. A partir de hoje (15/02) ela terá cinco dias úteis para instalar o canteiro de obras na unidade educacional e dar início às obras. 

Projeto de revitalização

Visando proporcionar mais conforto, comodidade e acessibilidade aos alunos e a todos os públicos atendidos em suas unidades, a Fucam segue concretizando obras de revitalização dos centros educacionais e escolas estaduais geridas pelo órgão, onde acontecem atividades socioprodutivas e educativas ofertadas não só às comunidades escolares mas, também, à população das regiões que abrigam sedes da Fundação.

No último dia 2 de fevereiro, foi assinada Ordem de Início de Obras na Escola Estadual Jerônimo Pontello, situada no município de Couto de Magalhães de Minas, ligada ao Centro Educacional da Fucam de Diamantina. Está prevista a reforma geral da unidade e adequações de seus espaços.
Na mesma cidade de Diamantina, a Escola Estadual Dom Joaquim Silvério, no distrito de Conselheiro Mata, também gerida pela Fucam, já recebe intervenções em sua estrutura física: estão passando por reforma o bloco das salas de aula, ao custo de R$ 556 mil, e também o bloco B que deverá custar mais de R$ 1,6 milhão.

Em Buritizeiro, município da Região Norte de Minas e Alto Médio São Francisco a 360 quilômetros da capital, as obras já iniciadas no Centro Educacional seguem neste início de 2023. Com recursos garantidos pelo Governo do Estado, por meio da Fundação Educacional Caio Martins, as estruturas dos prédios estão sendo reforçadas e adaptações nas salas e banheiros são realizadas para garantir a acessibilidade. O muro do Centro Educacional, que ocupa um prédio histórico tombado pelo patrimônio cultural, recebe intervenções para garantir segurança aos alunos, ao público geral, bem como para conservação do bem público. Além disso, o espaço recebe intervenções visando adaptá-lo para oferecer cursos técnicos e ações socioprodutivas na área alimentícia. O valor dessas intervenções é da ordem de R$ 1,4 milhão.

Pouco mais adiante, a cerca de 600 quilômetros de Belo Horizonte, alunos e funcionários do Centro Educacional de Riachinho, em breve, também contarão com espaço revitalizado. As obras em curso na unidade darão a ela novos refeitório e cozinha, totalmente adequados às normas da Vigilância Sanitária. Ao todo, estão previstos cerca de R$ 500 mil para as obras.

E para suar ainda mais a camisa, usuários dos centros educacionais instalados nas encaloradas cidades de Januária e São Francisco, ambas no Norte de Minas, vivenciam as construções de quadras poliesportivas. O valor de R$ 774 mil custeará as obras da quadra do Centro Educacional de Januária, enquanto a de São Francisco terá um custo de R$ 837 mil ao final.

Texto: Cléria Marques
Fotos: arquivo