Considerando as especificidades de cada região atendida, as ações educacionais buscam o desenvolvimento pleno das atividades onde estão os Centros Educacionais da Fucam, contribuindo com o processo de desenvolvimento integral dos estudantes. 

Gestão de Escolas Estaduais pela FUCAM

No âmbito pedagógico, a Fundação Caio Martins possui uma gestão compartilhada com a Secretaria de Educação (SEE-MG) das seguintes escolas:

  1. Professora Marieta Amorim Vieira, no Município de Buritizeiro;
  2. Santa Tereza, no Município de Esmeraldas;
  3. Caio Martins, no Município de Januária;
  4. Coronel Almeida, no Município de Juvenília;
  5. Núcleo Colonial Vale do Urucuia, no Município de Riachinho;
  6. Dr. Tarcísio Generoso, no Município de São Francisco;
  7. Dom Joaquim Silvério de Souza, no Município de Diamantina;
  8. Jerônimo Pontello, no Município de Couto Magalhães de Minas.

Portanto, possibilitando à Fucam a realização das seguintes ações:

  • Ofertar a educação básica, seguindo as orientações e parâmetros da política pública estadual de educação;
  • Promover a execução e gerenciamento de ações de educação profissional para jovens e adultos, por meio de cursos técnicos, cursos de formação inicial e continuada FIC/Pronatec;
  • Promover a oferta da Educação de Jovens e Adultos, com metodologias pedagógicas contemplando todas as dimensões formativas dos estudantes que propiciem a elevação de escolaridade de pessoas que não possuem idade escolar;
  • Promover a elevação da escolaridade;
  • Ampliar tempos, espaços e ofertas de atividades diversificadas, contemplando todas as dimensões formativas dos estudantes por meio de atividades educacionais integradas ao Centro Educacional da Fundação onde a escola está localizada;
  • Reduzir progressivamente as taxas de evasão escolar.

Educação Técnica e Profissional

As ofertas de formação técnica e profissional com cursos FIC e técnicos, alinhados às demandas locais, incorporando também ofertas de cursos livres voltados à qualificação profissional.

Oficinas educacionais

As oficinas da Fundação Educacional Caio Martins têm como objetivo promover o desenvolvimento integral dos participantes.

  • Oficina de Práticas Esportivas e Cidadania 
  • Oficina de Artes Marciais
  • Oficina de Fanfarra
  • Oficina de Apoio Pedagógico
  • Oficina de Conversação em Língua Inglesa
  • Oficina de Dança e Dança Folclórica
  • Oficina de Teatro
  • Oficina de Artesanato 
  • Oficina de Saúde e Bem-Estar
  • Oficina de Ballet
  • Oficina de Tecnologia

Oficina de Música - Oferta de aulas de canto e instrumentos variados, referentes à cultura de cada região.

Oficina “Entre Nós” - Promoção de ciclo de atividades voltadas aos profissionais das escolas e aos estudantes, com foco no acolhimento e no desenvolvimento do gerenciamento das emoções.

REFORÇO ESCOLAR — Oferta de reforço escolar de acordo com a demanda específica da instituição, visando a recomposição do aprendizado. As vagas oferecidas variam de acordo com análise do desempenho dos estudantes de cada escola no que tange às notas bimestrais, proficiência em avaliações externas e progressões parciais. O reforço escolar oportuniza aos estudantes aulas extras em componentes curriculares de acordo com sua necessidade, suporte pedagógico para realização de tarefas escolares e orientação para organização do tempo de estudo, além de reforço para consolidação de alfabetização.