Ações Socioprodutivas

Ações Socioprodutivas

 

As ações socioprodutivas propõem a criação de oportunidades de geração de trabalho e renda para pessoas e suas famílias em situação de vulnerabilidade social no campo, possibilitando a garantia da geração do seu próprio sustento; a aquisição de conhecimentos específicos na produção de bens e serviços; e na organização de empreendimentos econômicos populares e sustentáveis, visando a produção coletiva e cooperada, contribuindo para estimular processos gerais de desenvolvimento sustentável local e/ou regional. 

O conjunto de serviços prestados são: apoio à organização de pessoas em coletivos populares; apoio à formalização de empreendimentos; assessoramento técnico à gestão dos empreendimentos; assistência técnica à produção; comercialização; captação de recursos para estruturar ou modernizar os empreendimentos apoiados; viabilização de acesso a crédito, inclusive para aquisição de insumos; e incubação e qualificação das pessoas atendidas. Considerando as especificidades dos territórios atendidos, as ações socioprodutivas buscam o desenvolvimento pleno das atividades nas regiões onde estão localizados os Centros Educacionais da Fucam (Buritizeiro, Diamantina, Esmeraldas, Januária, Juvenília, Riachinho e São Francisco), contribuindo com o processo de desenvolvimento integral e a autonomia das pessoas. 

Referente às ações Socioprodutivas, foram desenvolvidas as seguintes iniciativas no ano de 2022:  

  • Projeto Apicultura “De Flor em Flor, Um Favo de Mel”

O projeto de apicultura visa apoiar com capacitação na gestão do empreendimento, capacitação técnica (teórica e prática) quanto à produção do mel e derivados, fornecimento de insumos, espaços para instalação de apiários além da casa do mel, que configura um espaço para manipulação dos produtos pelo período de incubação do projeto.

As atividades inerentes ao projeto de Apicultura iniciaram-se em 2022 nos Centros Educacionais de Esmeraldas, Juvenília e Riachinho, com o atendimento total de 50 pessoas.

  •  Projeto Viveiro de Mudas

Este projeto apoia a estruturação de viveiros nos centros educacionais da Fucam, visando o cultivo de sementes e a produção de mudas nativas, com o fornecimento de equipamentos, insumos e capacitação teórica e prática, adotando a metodologia de incubação de empreendimentos. O projeto também objetiva contribuir para ações de reflorestamento, recuperação de nascentes e reparação de danos ao meio ambiente, estimulando a cultura do cuidado e preservação da natureza, com ações sustentáveis.

Em 2022, o projeto instalado no Centro educacional de Januária beneficiou, diretamente, 1000 pessoas. No Centro Educacional de Juvenília, 221 pessoas e no Centro Educacional de São Francisco 23 pessoas, totalizando 614 atendimentos.

  • Projeto Feiras Livres para Empreendimentos Populares Sustentáveis

Este projeto consiste no fomento da realização de feiras livres nos espaços dos Centros Educacionais da Fucam e nas áreas urbanas dos municípios. São fornecidos equipamentos e insumos para funcionamento das feiras, criando oportunidades de comercialização de produtos dos empreendimentos econômicos, populares e sustentáveis apoiados pela Fundação. As feiras abrangem diversas formas de produção artesanal, da agricultura familiar, da economia solidária, entre outras, contribuindo para criação de oportunidades de comercialização dos produtos, associada à realização de capacitação em temas diversos, além de atividades de recreação e lazer que contribuem para a valorização da cultura local, da população e dos municípios.

Foram adquiridos todos os materiais necessários para o Centro Educacional de Esmeraldas, onde as feiras foram iniciadas. A primeira feira livre foi realizada no tradicional evento de 1º de maio da Fucam, com a participação de ex-alunos e de grandes personalidades. Além dessa, tivemos mais duas feiras livres em 2022, que atenderam, cada uma, 20 feirantes que expuseram e venderam seus produtos.

Não foram realizadas mais feiras devido às restrições impostas pelo período eleitoral.

Para 2023, temos a intenção de realizar uma feira livre por mês no Centro Educacional de Esmeraldas a partir do mês de janeiro. Já para os demais Centros, serão finalizadas as aquisições das barracas e materiais necessários durante o primeiro semestre, para que, no segundo semestre, todas recebam uma feira livre mensal. 

Ressaltamos que os projetos de feiras livres sincronizam com atividades de lazer e recreação para as comunidades, além do seu objetivo precípuo que é o escoamento da produção.

  • Horta comunitária em São Francisco.

Este projeto consiste na cessão de terras do Centro Educacional de São Francisco para 84 famílias em situação de vulnerabilidade social. No modelo autogestionado e cooperativo, cultivam-se hortaliças para sustento das famílias e comercialização do excedente. Em 2022, as 84 famílias participaram do projeto com acompanhamento das ações pela Fucam.

  • Hortas Agroecológicas

Na busca de ampliação desse projeto para as unidades da Fucam, foi elaborado o projeto Horta Agroecológica consorciada com galinheiro (no modelo Template e orientações da SEPLAG/DCGCE), para apoio à estruturação de hortas agroecológicas com fornecimento de equipamentos e insumos para formação de horta e apoio à comercialização dos produtos, capacitando pessoas com formação teórica e prática em horticultura, adotando a metodologia de incubação de empreendimentos, contribuindo para produção de alimentação de qualidade, elevação da renda e desenvolvimento local, observando os princípios da agroecologia.

O projeto foi iniciado no final de 2022 com a realização de uma capacitação em parceria com a SEAPA e a EMATER. A partir disso, foram selecionadas cinco famílias que deram início aos trabalhos no Centro Educacional, aplicando todos os ensinamentos recebidos durante a capacitação.

Para 2023, será realizada a mesma capacitação em todos os demais Centros Educacionais, dando início também ao projeto nestes Centros e o atendimento de cinco famílias em cada um deles.

  •   Capacitações Educação para o Campo

Outra iniciativa em 2022 foi o desenvolvimento de ações integradas da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais e a Fundação Educacional Caio Martins para o desenvolvimento de Capacitação Educação para o Campo, buscando alcançar, prioritariamente, jovens para fomento às práticas agroecológicas. A atividade iniciou-se em dezembro de 2021, no Centro Educacional de Buritizeiro, e teve continuidade no ano de 2023 para todos os demais Centros. No total, foram atendidas 705 pessoas.

  •   Capacitação Educação para o Campo: Instalação do Kit Irrigação

Dando continuidade às ações integradas da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais e a Fundação Educacional Caio Martins, também houve a Capacitação de Instalação do Kit Irrigação em Esmeraldas. Foram capacitadas 70 pessoas entre jovens do campo e produtores rurais que aprenderam sobre montagem de kits de irrigação.

A capacitação estimula o processo de desenvolvimento sustentável, contribui para a sucessão rural e autonomia dos beneficiários, possibilitando a garantia de seu próprio sustento, além de promover alimentação saudável.