Plano de Integridade
Mensagem da Alta Administração
Em face à Lei Estadual nº 24.358, de 26 de junho de 2023, que dispõe sobre a reestruturação da Fundação Educacional Caio Martins verificou-se a necessidade da troca de todos os gestores da área meio, assim como da Assessoria Estratégica, da Assessoria de Comunicação, da Procuradoria, da Chefia de Gabinete e do dirigente máximo da Fundação, razão pela qual reunimos esforços significativos de gestão e de revisão de planos em todas as funções da entidade.
Entende-se que a revisão do Plano de Integridade depende dessa reestruturação e da execução de um novo ciclo de planejamento estratégico e de planejamento das iniciativas transversais no âmbito da organização. Com fundamento nessas ponderações, esta Presidência apresentou, formalmente, à Controladoria Seccional da Fundação, a proposta de um novo prazo para revisão do Plano de Integridade 2022–2024.
Salienta-se que a revisão do Plano de Integridade não deverá ser um obstáculo à adoção de providências que se façam urgentes, desde que tal adoção se revele devidamente justificada — a exemplo da recomposição da Comissão de Ética. Recorda-se, ainda, que, a partir do Plano de Integridade, um conjunto de conquistas importantes para a construção de um ambiente mais íntegro e transparente na Fucam foram concluídas, a exemplo da completa reformulação da aba “Cidadão” do sítio eletrônico da Fundação — realizada com o propósito de facilitar a detecção e a prevenção de irregularidades e de falhas na gestão, bem como para favorecer o controle dos cidadãos sobre as atividades da organização.
Em anuência aos dispositivos propostos no Plano de Integridade 2022-2024, seguimos cumprindo nossos propósitos e atendendo às expectativas da sociedade, promovendo ações que resultam na real melhoria da qualidade de vida das pessoas atendidas.
Esta Presidência reafirma seu compromisso com a ética e com a integridade e que esse compromisso deve ser assumido e internalizado também por todos os agentes públicos que se encontram em exercício na Fundação — seja na sede administrativa, seja nos Centros Educacionais e nas escolas vinculadas à Fucam —, num esforço diário no melhor interesse do desenvolvimento contínuo da Fundação e do enfrentamento da situação de vulnerabilidade social que aflige as pessoas em nosso Estado, em especial nos territórios em que a Fucam atua.
Frederico Corrêa Lima
Presidente da Fundação Educacional Caio Martins
24 de agosto de 2023
Clique aqui e conheça o Plano de Integridade da Fucam