Centro Educacional de Januária

Criado no ano de 1956 e localizado a 632 km da capital mineira, o Centro Educacional de Januária (CEJ) fica à margem do rio São Francisco. Iniciou suas atividades a partir da instalação do Centro de Treinamento para Jovens Líderes Rurais, em seguida passou a ser o Centro Educacional de Januária, onde através dos pilares da educação, qualificação e desenvolvimento humano ofertava além do acolhimento aos jovens e adolescentes da Zona Rural que viviam em situação de vulnerabilidade social, condições para que eles pudessem caminhar com as próprias pernas. Hoje o CEJ se destaca como um grande produtor de mudas de plantas em parceria com o Instituto Estadual de Floresta-IEF.

No município, encontra-se o Parque Nacional de Cavernas do Peruaçu, atrativo aos visitantes, por ser local de belas paisagens naturais e de grande importância histórica pela arte rupestre e seus sítios arqueológicos milenares.

Destaca-se na região pela Folia de Reis, Cavalhadas, danças típicas regionais, como os Ternos dos Temerosos, Baobá-Maculelê e Grupo de São Gonçalo.

No artesanato, as carrancas, as cerâmicas, os trabalhos em palha, alambiques, vapores e canoas, atraem turistas e movimentam a região. Também a culinária local, com seus os pratos típicos, abrem o apetite dos turistas: arroz de pequi, carne de sol, quitandas de polvilho (pão de queijo, petas e beijus), feijão tropeiro, moquecas, frangos caipiras, rapadura, paçoca, doces de banana, caju, goiaba, laranja, leite e limão e cachaças e licores artesanais. Um convite para visitar e conhecer Januária.

Endereço:
Alameda Coronel Manuel José de Almeida, s/nº
Januária/MG
CEP 39.480-000
Telefone:(38) 3621-1200
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Clique aqui para visualizar esse local no mapa