
Os diretores das oito unidades escolares coordenadas pela Fundação Educacional Caio Martins (Fucam) em conjunto com a Secretaria de Estado de Educação de Minas, marcaram presença no evento “Diretores pela Aprendizagem”, promovido pela SEE/MG.
Realizado em Ribeirão das Neves, o evento reuniu cerca de 1.300 gestores da rede estadual para alinhar as ações pedagógicas e administrativas que nortearão o ano letivo de 2026.
A participação dos diretores da Fucam foi fundamental para integrar as especificidades das escolas da fundação, às diretrizes da rede estadual. Durante o evento, eles discutiram a implementação do Plano de Ação para o novo ciclo, com base no diagnóstico dos resultados alcançados em 2025.
Alinhamento e Proximidade com a Gestão
Um dos pontos centrais destacados pelos participantes foi o fortalecimento do vínculo entre as unidades escolares e o órgão central. O Diretor Marcos Antônio, da Escola Estadual Doutor Tarcísio Generoso (São Francisco), unidade sob coordenação da Fucam, reforçou como essa integração facilita o dia a dia na ponta:
"O encurtamento das distâncias entre escola e a equipe da SEE-MG tem contribuído de forma incrível para o desenvolvimento de um trabalho coletivo e alinhado em prol do ensino-aprendizagem de nossos estudantes. Temos percebido um entendimento e ações mais pontuais e assertivas com a realidade da escola, o que facilita o nosso trabalho", afirmou o diretor.
Ele ainda destacou o acesso a ferramentas modernas: "A SEE-MG tem colocado à nossa disposição materiais e recursos mais importantes, garantindo eficiência, conectividade e transparência".
Unificação de Diretrizes e Troca de Experiências
Para a diretora Lúcia Helena Lima, da E.E. Jerônimo Pontello (Couto de Magalhães de Minas) , o encontro presencial é uma oportunidade única de garantir que todas as escolas falem a mesma língua, focando no que é prioridade: o aluno.
"A grande importância desse encontro é o alinhamento entre as escolas mineiras para trabalharem em prol de uma educação de qualidade. Fortalece o nosso compromisso, uma vez que as diretrizes da SEE foram alinhadas com todos os gestores. Foi feito um planejamento onde todas as escolas foram instruídas a trabalharem da mesma forma, colocando como foco principal o aprendizado do aluno, sem esquecer o administrativo", explicou Lúcia Helena.
Ela também ressaltou que a formação presencial combate o isolamento da função, permitindo a troca de vivências entre gestores de diferentes regiões do estado.
Planejamento 2026
O evento, que teve duração de sete dias (de 21 a 27 de janeiro), dividiu os gestores por blocos regionais. No primeiro dia de formação (21/1), os diretores da região Norte, onde estão localizadas as escolas geridas pela Fundação Caio Martins, abriram a agenda de planejamento.
O objetivo da Fucam e da SEE/MG é assegurar que, no dia 4 de fevereiro, data prevista para o início das aulas, todas as escolas estejam prontas para executar suas ações pedagógicas de forma organizada e com foco total na constante melhora na qualidade da aprendizagem.
