Noticias

Parceria entre Fucam, Emater, Epamig e Seapa promove oportunidades de desenvolvimento agrícola na região

WhatsApp Image 2024 04 12 at 13.59.37

 

No norte de Minas, nas terras ricas e fartas banhadas pelas águas do Rio São Francisco, sementes de esperança e conhecimento foram plantadas em mais uma edição da ação de Apoio do Jovem Rural, que ofereceu capacitações teóricas e práticas para a comunidade são franciscana. 

Nos dias 10 e 11 de abril, São Francisco foi palco de uma importante iniciativa de capacitação promovida pela Fundação Educacional Caio Martins (Fucam) em parceria com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), a Empresa Mineira de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig). A ação “Apoio ao Jovem Rural”, reuniu 126 beneficiários  que tiveram a oportunidade de se capacitar em Fruticultura e Apicultura, duas atividades de grande relevância para o desenvolvimento agrícola da região.

A capacitação em Fruticultura foi conduzida com base em dados que evidenciam a importância do setor para o Norte de Minas e para o estado. Com a segunda maior produção de bananas do Brasil, a região destaca-se também pela atuação da Associação Central dos Fruticultores do Norte de Minas (Abanorte), que conta com cerca de 2,5 mil fruticultores em seu quadro. A disponibilidade de água, proveniente do Rio São Francisco e de projetos de irrigação como os Jaíba e Gorutuba, tem impulsionado ainda mais o desenvolvimento da fruticultura na região, gerando emprego, renda e promovendo o crescimento econômico local.

José Godrin, coordenador técnico regional da Emater, ressaltou o potencial da região para a fruticultura e a responsabilidade dos órgãos envolvidos no fomento da atividade na região. "São Francisco, assim como todo o Norte de Minas, tem um potencial muito grande. É necessário que as pessoas e instituições que tratam desse tema no estado tragam para eles essas oportunidades para que as demandas locais sejam atendidas”, informa.

A ação também serviu para que os alunos da E.E. Tarcisio Generoso, gerida pela Fucam em São Francisco, aprimorassem, ainda mais, seu aprendizado, atravessando as fronteiras da sala de aula. É o que explica Antônio Marcos, diretor da escola, que também esteve presente. “Trouxemos 40 alunos do ensino médio com a intenção de motivar e estimular a produção de frutas no município, aproveitando o seu potencial e demanda”, ressalta. Amanda Aparecida, estudante da escola, conta porque a capacitação chamou sua atenção. “A pessoa plantar e depois ter a oportunidade de colher deve ser muito gratificante. Penso que todos deveriam conhecer mais e praticar também“, diz. 

No segundo dia, a capacitação voltou-se para a Apicultura, destacando o potencial dessa atividade para a região e para o estado. Com 42 mil empregos diretos e indiretos gerados em Minas, a atividade apícola desempenha um papel fundamental na economia local, sendo Minas o quarto maior produtor de mel do Brasil e o principal produtor de própolis. Os benefícios do consumo de mel são variados, incluindo desde o fortalecimento das defesas do corpo até o tratamento da saúde gastrointestinal e a ansiedade.

Sabrina Mendonça, coordenadora do Centro Educacional de São Francisco, destacou a importância de trazer informações e inovação para os apicultores da região: "Capacitações como essa são de suma importância para os apicultores da zona rural que não têm acesso aos grandes centros. São Francisco é banhada pelo rio São Francisco, tem uma vegetação peculiar de muita importância e de muito valor para os apicultores", comentou. 

Frederico Ozanan, assessor técnico da Seapa, enfatizou a qualidade e relevância mundial do mel que é produzido na região de São Francisco. “Dentro da apicultura nós temos um tipo de mel produzido a partir da flor da aroeira, que está sendo considerado como um dos principais em todo o mundo”, ressalta. A médica veterinária e professora do Instituto Tecnológico de Agropecuária de Pitangui, Ana Julia Resende, também comenta sobre o ambiente propício para a produção do mel e o que deve ser feito para reforçar a atividade na região. “É preciso união, dedicação e um trabalho correto. A abelha te devolve o que você oferece. É um animal que ajuda na sustentabilidade, então através de um bom trabalho você terá um mel de qualidade”, completa. 

A parceria entre Fucam, Seapa, Emater e Epamig tem sido extremamente benéfica para as comunidades atendidas nos últimos anos. A diretora de Agricultura Familiar da Seapa, Fabricia Ferraz, explica os motivos deste sucesso. “Vemos o resultado no envolvimento dos jovens e da comunidade durante as capacitações. Para a Secretaria do Estado, tem sido de grande relevância este envolvimento, que está sendo um sucesso e que será ainda mais”, afirma.

Com a ação “Apoio ao Jovem Rural”, a Fucam reafirma seu compromisso com o desenvolvimento rural sustentável e oferece oportunidades de crescimento para os jovens agricultores de São Francisco. A parceria entre as instituições promove não apenas a capacitação, mas também fortalece os laços comunitários e contribui para o desenvolvimento econômico da região.

Fundação destaca importância da inclusão e promove campanha de conscientização

ARREDONDADO dia da conscientização do autismo oficinas NOTÍCIA SITE FUCAM

 

No dia 2 de abril, é celebrado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, uma data fundamental para destacar a importância da inclusão e da compreensão sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). Hoje, segundo a Organização Panamericana de Saúde (Opas), estima-se que uma em cada 160 crianças têm TEA. O dado reforça a necessidade de trabalhar em políticas e ações que tornem a educação ainda mais acessível. 

Uma das iniciativas da Fundação Educacional Caio Martins (Fucam) para promover a inclusão e manter a frequência dos estudantes é a criação de oficinas para atender os pais ou responsáveis pelos cursistas com deficiência. Entre os municípios atendidos pela Fucam, São Francisco se destaca pelo maior número de matrículas de estudantes com TEA, totalizando 12 jovens, por isso, a localidade foi escolhida como piloto para receber as novas oficinas, conforme explica o presidente da Fundação, Frederico Corrêa Lima. “Trabalhar pela inclusão e diversidade é um compromisso contínuo em nossas escolas e centros educacionais. O dia 2 de abril é uma oportunidade para reafirmarmos nosso comprometimento com a prestação de serviços educacionais que promovam a igualdade e o respeito à diversidade. Atualmente, a Fucam atende 32 cursistas  com deficiência, com 37% deles frequentando o Centro Educacional da Fundação em São Francisco, todos com Transtorno do Espectro Autista. Garantir a permanência e um espaço de aprendizagem adequado para esses cursistas é primordial, por isso estamos desenvolvendo, também, oficinas para os seus responsáveis, possibilitando que aproveitem com qualidade o tempo no centro educacional enquanto esperam seus filhos em nossas unidades. Sabemos que cuidar de quem cuida é uma proposta tão necessária quanto inovadora”, explica.

A criação das oficinas obedecerá algumas etapas a fim de garantir o sucesso de sua implementação. Serão realizadas reuniões com a coordenação da unidade e com os responsáveis pelos estudantes para entender seus interesses e motivações. As oficinas serão voltadas para a prática de artesanato, observado a cultura e a diversidade da localidade, mas também será complementada por palestras, acolhimento, rodas de conversas e outras atividades para dar suporte e empoderamento aos responsáveis pelos cursistas. 

Outra ação foco para a Fucam é a distribuição e a divulgação da importância do uso do cordão de girassol, uma identificação visual para deficiências ocultas, conforme explica a gerente de Ações Educacionais da Fundação, Esther Barbosa. “A distribuição dos cordões de girassol associada à divulgação do seu significado e importância nos auxilia a dar visibilidade para as pessoas com deficiência oculta e para as situações de suporte que eventualmente podem se fazer necessárias. Além disso, registra para toda a comunidade que a Fucam está aberta ao aprimoramento constante para receber, com qualidade, todos que quiserem e que puderem se beneficiar das nossas atividades”, afirma.

A criação das novas turmas de oficinas visa não apenas colaborar para a permanência dos cursistas com TEA na Fundação, mas também oferecer uma oportunidade de desenvolvimento pessoal e profissional para suas mães. Por meio dessas atividades, busca-se fortalecer os laços familiares, promover a inclusão e contribuir para a melhorar qualidade de vida de estudantes como o jovem Luiz Fabiano Neves Elias, cursista da oficina de música. “Meu professor é muito gentil, eu amo meus colegas, gosto muito da aula de violão e vou continuar nela”, conta. 

Para a mãe de Luiz Fabiano, Ana Paula Rosa Neves, as oficinas ofertadas pela Fucam contribuem muito para o desenvolvimento das crianças com deficiência. “Essas oficinas são importantes para nossas crianças diante da inclusão, pois oferecem uma atenção diferenciada para os alunos”, destaca. Ana Paula também lembra a relevância da criação de oficinas para os pais. Segundo ela, as práticas podem ajudá-los a sentir que seus filhos foram inseridos na sociedade. 

Sabrina Mendonça, Coordenadora do Centro Educacional de São Francisco comemorou a criação das oficinas para as mães. Segundo ela, em 2024, a procura de vagas para crianças com deficiência superou as expectativas. “Esse acolhimento está sendo muito importante para essas crianças. Hoje trabalhamos junto com a equipe pedagógica da Fucam para escrever um novo capítulo para essas oficinas que são de muita importância para esses jovens”, comenta.  

A Fucam reitera seu compromisso com a inclusão e a valorização das diferenças, reafirmando que cada estudante, independentemente de suas necessidades, é parte fundamental da comunidade escolar, contribuindo para a conscientização e construção de uma sociedade mais inclusiva e acolhedora.

TEA

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é uma condição do neurodesenvolvimento que se caracteriza por um conjunto de padrões de comportamento atípicos, incluindo déficits na comunicação, interação social e manifestações comportamentais repetitivas. Esses sinais podem ser observados nos primeiros meses de vida da criança, sendo o diagnóstico geralmente estabelecido entre os 2 e 3 anos de idade.

 A identificação precoce de atrasos no desenvolvimento e o encaminhamento para intervenções comportamentais e educacionais podem melhorar significativamente os resultados a longo prazo para indivíduos com TEA. A estimulação precoce é fundamental para promover o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e cognitivas, aproveitando a neuroplasticidade cerebral nos primeiros anos de vida.

 O diagnóstico do TEA é realizado por profissionais de múltiplas especialidades, entrevistas com os pais e aplicação de instrumentos específicos. A intervenção precoce e o suporte de uma equipe multidisciplinar são essenciais para ajudar a criança a desenvolver habilidades de comunicação, interação social e estabilidade emocional.

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo, em 2 de abril, foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2007. O propósito da data é disseminar informações à população para diminuir a discriminação e o preconceito contra as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e promover a inclusão e a qualidade de vida.

Texto: David Santos e Kauê Miranda

 

 

Inauguração da oficina traz reflexões sobre saúde emocional para escolas da região, ampliando o repertório emocional e fortalecendo relações interpessoais

 

arredondado saude mental emocional espaço seguro

 

No Vale do Jequitinhonha, a Fundação Caio Martins (Fucam) está inaugurando uma nova oficina dedicada ao cuidado emocional: o "Espaço Seguro". A analista educacional e psicóloga Patrícia Aragão, responsável pela estruturação da oficina, destaca sua missão: "difundir informações e promover reflexões sobre saúde emocional, especialmente no ambiente escolar e nos Centros Educacionais."

O pontapé inicial será entre os dias 23 e 25 de abril,  em Conselheiro Mata, distrito de Diamantina, e Couto de Magalhães. O objetivo principal é abrir espaço para diálogos e reflexões, reconhecendo a importância do repertório emocional na construção de relações saudáveis e comportamentos construtivos.

Patrícia explica sobre os objetivos da oficina e conta que, além de abordar o tema da Saúde Emocional no mês de abril, também trará outros assuntos importantes ao longo do ano, reforçando o compromisso da Fucam em criar um ambiente seguro e acolhedor nas comunidades escolares e nos centros educacionais. “O tema de abril, para iniciar, será Saúde Emocional. Posteriormente vamos falar de Comunicação Não-Violenta e temos também a proposta de falar sobre Exaustão”, afirma.

Com uma abordagem que engloba palestras e atividades, a oficina visa proporcionar diálogos sobre temas fundamentais como comunicação, autoconhecimento, autocuidado, empatia e cooperação. Destinada aos servidores das instituições educacionais e aos estudantes do 3º ano do Ensino Médio, busca-se, através dessas reflexões, ampliar o repertório emocional para uma melhor expressão dos sentimentos, contribuindo para relações interpessoais mais saudáveis e uma melhor qualidade de vida.

Com essa iniciativa, a Fucam reafirma seu compromisso com o bem-estar emocional e o desenvolvimento humano, contribuindo para uma comunidade mais saudável e resiliente.

 

 

Ação Apoio ao Jovem Rural visa fortalecer a produção agrícola e oferecer oportunidades de capacitação teórica e prática para jovens de municípios atendidos pela Fundação

 

jovem Rural 1 arredondado buritizeiro

 

A Fundação Educacional Caio Martins (Fucam), em parceria com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), a Empresa Mineira de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), promoveu nos dias 20 e 21 de março, no Centro Educacional de Buritizeiro, capacitações em fruticultura e apicultura. O evento faz parte da ação Apoio ao Jovem Rural, que visa oferecer oportunidades de capacitação teórica e prática para jovens dos municípios atendidos pela Fundação.

A abertura das atividades ocorreu no primeiro dia com a Capacitação em Fruticultura. Thales Domingos, funcionário da Emater, conduziu a apresentação do Fórum de Desenvolvimento Territorial de Fruticultura (FDT), destacando a importância de fortalecer essa atividade na região. “Neste momento foi escolhida a atividade da fruticultura porque existem algumas dificuldades em termos de infraestrutura. É necessário fortalecer essa atividade na nossa região", destacou Thales.

Durante o evento, os participantes tiveram acesso a palestras sobre os Princípios da Fruticultura, realizadas pela Emater, e a parte prática incluiu a apresentação de técnicas da atividade, proporcionando uma experiência enriquecedora. Gustavo de Souza, aluno do curso técnico de agronegócio, destacou os ensinamentos aprendidos e a relevância da atividade prática: "Aprendemos sobre terreno, adubo, correção de solo, fertilizantes e sobre as frutas. A parte mais interessante do curso foi a prática", disse.

A Capacitação em Fruticultura em Buritizeiro representa uma iniciativa importante para fortalecer a produção agrícola na região. É o que garante Carlos Alberto, engenheiro agrônomo da Emater em Buritizeiro, que ressalta a importância do evento para incentivar a produção de frutos. "Hoje foi especial porque o pessoal aprendeu sobre a atividade e plantou várias frutas que ficarão no pomar da Fucam. É um legado deixado", afirmou.

Já no segundo dia, os alunos participaram da Capacitação em Apicultura, iniciando com a fala da Seapa sobre o Cenário e Panorama da Apicultura em Minas Gerais. A parte prática do evento envolveu a apresentação de produtos das abelhas, equipamentos de proteção individual e manejo, proporcionando, aos participantes, uma imersão nos cuidados e técnicas necessárias para a atividade apícola.

A apicultura é uma atividade que vem crescendo muito no estado de Minas Gerais. É o que afirma Federico Ozanam, assessor técnico da Seapa. “A apicultura mineira hoje destina algo em torno de 40 mil empregos, somos mais de 7 mil apicultores no Estado, somos o quarto maior produtor de mel do Brasil.”, diz. Também da Seapa, a diretora de agricultura familiar Fabricia Ferraz, comenta sobre a importância de levar, aos jovens do campo, novas tecnologias e ressalta o sucesso da parceria entre Fucam, Seapa, Epamig e Emater. “Essa parceria tem dado bons frutos a cada evento que realizamos. Percebemos a motivação dos participantes, que comparecem em grande número. Está sendo muito efetivo.”, completa.

Ana Julia, veterinária e pesquisadora do Epamig, destacou a importância da apicultura para a sustentabilidade e exaltou o município de Buritizeiro. “A biodiversidade dessa região oferece tudo para a abelha: o clima, a água e a mão de obra”, afirma. Antônio Rodrigues, presidente da Associação dos Apicultores de Cachoeira de Teobaldo (AAPICATE), enfatizou a renda gerada pela atividade e a constante necessidade de aprendizado dos apicultores. Os alunos, como Juan, do curso de agroecologia da E.E. Professora Marieta Amorim Vieira, instituição gerida pela Fucam em Buritizeiro,  expressaram seu entusiasmo em aprender sobre a sustentabilidade da apicultura e o manejo das colmeias. “Eu não sabia o que havia nas colmeias, não sabia os nomes, mas graças a essa palestra de apicultura, conheci mais sobre as abelhas, o que elas fazem, como elas produzem e a forma de acalmá-las”, ressalta.

Com essas capacitações, a Fucam reforça seu compromisso em promover o desenvolvimento rural sustentável e oferecer oportunidades de crescimento para jovens agricultores. As iniciativas não apenas capacitam os participantes, mas também fortalecem os laços comunitários e consolidam o compromisso da Fundação em contribuir para o desenvolvimento das regiões atendidas.

Fundação promoveu ações especiais em todas as suas escolas e centros educacionais, ressaltando a importância da data e do empoderamento feminino

 

arredondado dia da mulher fundação escolas psicologia

 

No dia 8 de março, o mundo celebra o Dia Internacional da Mulher, uma data que não apenas reconhece as conquistas femininas ao longo da história, mas também destaca a importância contínua da luta por igualdade, justiça e oportunidades para todas as mulheres. Neste ano, a Fundação Educacional Caio Martins (Fucam) promoveu uma série de ações especiais em suas escolas e centros educacionais, como parte do Calendário de Atividades Comemorativas da Fucam para 2024.

Palestras com a presença de mulheres referência em suas profissões, distribuição de presentes, recitais, rodas de conversa e diversas atividades marcaram as comemorações do Dia da Mulher em cada unidade da Fucam. O objetivo dessas ações foi celebrar as conquistas das mulheres e destacar a importância da presença feminina na comunidade, ajudando a promover o empoderamento feminino em todas as esferas da sociedade.

Em cada evento, mulheres inspiradoras foram convidadas para compartilhar suas experiências e reflexões, incentivando o diálogo sobre relevantes questões sociais. No Centro Educacional de Buritizeiro, a psicóloga Miriam Rodrigues participou de uma palestra sobre autoestima, autoconfiança e superação de traumas, proporcionando uma experiência transformadora para todas as presentes. “Poder participar de um encontro com as mulheres do Centro Educacional foi uma experiência transformadora e maravilhosa”, afirma Miriam.

A psicóloga acredita que o crescimento e amadurecimento da mulher vem por meio das experiências vivenciadas, e que, infelizmente, algumas dessas experiências causam traumas que prejudicam seu desenvolvimento emocional. “Falar sobre auto estima é trazer a oportunidade de ressignificar essas vivências e aceitar que somos o resultado da nossa história, mas também o que escolhemos fazer dela”, completa. 

Ainda no Centro Educacional de Buritizeiro, a coordenadora Maria Alice Oliveira destacou a importância das palestras sobre autoestima da mulher, realizadas no local, como uma forma de promover o empoderamento feminino e conscientizar sobre a importância do respeito e da igualdade de gênero. “A palestra foi destinada para todas as mães, servidoras, alunas dos cursos técnicos e beneficiárias dos projetos socioprodutivos. Além da psicóloga Miriam, também contamos com a presença da advogada Poliane Durães, o que tornou o evento ainda mais enriquecedor”, contou.

A professora Amanda Reis, da Escola Estadual Caio Martins, em Januária, ressaltou a importância de refletir sobre igualdade e equidade de gênero, destacando a necessidade de políticas públicas que garantam os direitos das mulheres e combatam a violência de gênero. “Falar sobre o dia das mulheres é colocá-las nos lugares que deveriam estar e reconhecer suas trajetórias, suas lutas, suas produções e seus trabalhos. Cuidar exige tempo. Tempo é a coisa mais cara que temos hoje em dia. Valorizar quem cuida se faz necessário!”, afirma.

Outra voz que se fez presente foi a de Gislaine Aparecida, Gerente de Logística e Aquisições da Fucam, que relembrou a importância da luta das mulheres ao recitar o poema "Vozes Mulheres", de Conceição Evaristo. Para Gislaine, o Dia da Mulher é um momento de celebração das conquistas alcançadas, mas também de reflexão sobre os desafios que ainda persistem. “Neste dia de comemoração e de conquistas, a luta ainda continua. Recitar em voz alta a luta de mulheres negras por gerações é um grito de esperança por dias melhores e uma reflexão sobre os limites impostos pela sociedade”, diz. 

Em Juvenília, a professora da oficina de música Tatiane Messias enfatizou o Dia da Mulher como uma ferramenta pedagógica para mostrar a trajetória, conquistas e desafios enfrentados pelas mulheres em todos os aspectos da vida. Sua fala ressoou o compromisso da Fucam em promover a conscientização e o respeito à diversidade. “A mulher, onde quer que esteja, deve ser ouvida e respeitada”, completa.

As ações realizadas pela Fucam no Dia Internacional da Mulher são parte das atividades previstas no Calendário institucional de 2024, que concentra datas que refletem a realidade das escolas e centros educacionais da Fundação. A celebração do Dia Internacional da Mulher reflete o compromisso da instituição em promover uma sociedade mais inclusiva e igualitária por meio da educação e de projetos de geração de renda.

Acesse o vídeo da Gislaine, gerente da Fucam, recitando o poema “Vozes Mulheres” de Conceição Evaristo, clicando aqui.