Noticias

Parceria inédita visa promover inclusão social e econômica por meio da formação de microempreendedores individuais.

fucam e ifnmg

A Fundação Educacional Caio Martins (FUCAM) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG) celebraram, nesta terça 16, um convênio no valor de R$ 1 milhão para capacitar 420 alunos em um curso de microempreendedorismo individual. A iniciativa, que será implementada em oito municípios do estado, tem como objetivo transformar a realidade de centenas de famílias, promovendo inclusão social e econômica.

Roberta Guimarães, Diretora de Ações Educacionais Sociais e Produtivas da FUCAM, destacou a importância deste convênio para a Fundação e para a região atendida. "Este é um marco para a FUCAM e para o norte de Minas Gerais. Pela primeira vez, estamos celebrando um convênio de saída, que não só capacita, mas também empodera nossos cidadãos a se tornarem protagonistas de suas próprias histórias. A parceria com o IFNMG é um passo significativo para o desenvolvimento socioeconômico da nossa região, e estamos confiantes de que os benefícios serão sentidos por toda a comunidade", afirma.

O curso de microempreendedorismo individual proporcionará aos participantes as ferramentas necessárias para sair da informalidade, agregar valor aos seus produtos e serviços, e conhecer e ter acesso a direitos fundamentais no mercado de trabalho. A formalização dos negócios permitirá aos microempreendedores acesso a linhas de crédito, benefícios previdenciários e a possibilidade de participar de licitações públicas. Veranilda Lodes Moura, coordenadora geral do projeto, explicou as possibilidades para os estudantes com essa parceria. “É um trabalho conjunto na oferta do curso do MEI, para a capacitação de 420 estudantes, prioritariamente matriculados na Fucam. Este curso trabalha a formalidade do microempreendedor individual, possibilitando aos alunos o conhecimento de como formalizar o seu próprio negócio, como profissionais qualificados", explica.

Além dos benefícios diretos aos participantes, a capacitação trará inúmeros benefícios para a sociedade. A formalização dos negócios não só contribui para o aumento da arrecadação de impostos, que podem ser revertidos em melhorias para a própria comunidade, mas também promove a inclusão social e econômica, transformando a realidade de centenas de famílias, conforme afirma Veranilda, que também explicou os motivos da escolha do curso de microempreendedorismo individual. "Começamos a conversar com a Fucam e com o Instituto Federal em 2022, fizemos várias reuniões com as duas equipes das instituições. Chegamos ao consenso que o curso de microempreendedor individual seria muito interessante para a formalidade desses estudantes", acrescenta. 

O IFNMG é uma instituição pública que oferta, gratuitamente, cursos técnicos, superiores e de formação em várias áreas, níveis e modalidades nas regiões Norte e Nordeste de Minas e Vales do Jequitinhonha e Mucuri, tem campus em Almenara, Araçuaí, Arinos, Diamantina, Janaúba, Januária, Montes Claros, Pirapora, Porteirinha, Salinas, Teófilo Otoni e Quilombo Minas Novas. "O Instituto Federal do Norte de Minas Gerais gostaria de agradecer a parceria da Fundação Caio Martins, que vai para além da capacitação de pessoas, vai transformar a vida dessas pessoas," afirmou Rony Enderson de Oliveira, Pró-reitor de Extensão e Cultura do IFNMG. "Nos colocamos à disposição para que mais parcerias como essa possam vir a acontecer."

Durante o encontro que selou a parceria, realizado em Belo Horizonte, o presidente da Fundação Educacional Caio Martins, Frederico Corrêa Lima, destacou a importância da parceria inédita. “É muito gratificante formalizar uma parceria com uma instituição tão respeitada como o Instituto Federal. Tenho certeza de que essa será a primeira das muitas ofertas que transformarão, para melhor, a qualidade das ofertas da Fucam para a comunidade”, disse. 

A previsão é que as primeiras turmas se iniciem ainda em setembro de 2024, com abertura de vagas e expansão gradual em 2025. Atualmente a Fucam atende os municípios de Buritizeiro, São Francisco, Januária, Juvenília, Esmeraldas, Riachinho, Couto de Magalhães e Conselheiro Mata, em Diamantina. Também participaram da reunião a professora Luciana Gusmão, diretora do CEAD (Centro de Referência em Formação e Educação a Distância do IFNMG), e Rafael Correia de Oliveira, presidente da Fadetec (Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino Tecnológico).

Pregão será realizado pelo portal de compras do estado de Minas Geraispregão edital 022024 1

Estará aberto no Portal de Compras MG (www.compras.mg.gov.br) , no dia 29/07/2024 às 10:00h o Pregão Eletrônico para aquisição de RAÇÃO E SUPLEMENTAÇÃO ANIMAL, para atendimento aos semoventes dos Centros Educacionais de Esmeralda, Januária, Juvenília, Riachinho  e São Francisco.
O licitante que desejar participar deverá realizar a sua inscrição no Cadastro-Geral de Fornecedores – CAGEF, de forma antecipada, para participação nos procedimentos da Nova Lei de Licitações e Contratos – NLLC, assim como demais funcionalidades no Portal de Compras. Em caso de dúvidas, acesse o link abaixo e vá em “Orientações gerais para cadastro de fornecedores”:
 
Acesse o edital em:

Pregão eletrônico será realizado pelo portal de compras do estado de Minas Gerais
pregão edital 032024
 
Estará aberto no Portal de Compras MG (www.compras.mg.gov.br), no dia 12/07/2024 às 10:00h, o Pregão Eletrônico para aquisição de vacinas para uso veterinário para atendimento aos semoventes dos Centros Educacionais de Esmeralda, Januária, Juvenília, Riachinho  e São Francisco.
O licitante que desejar participar deverá realizar a sua inscrição no Cadastro-Geral de Fornecedores – CAGEF, de forma antecipada, para participação nos procedimentos da Nova Lei de Licitações e Contratos – NLLC, assim como demais funcionalidades no Portal de Compras. Em caso de dúvidas, acesse o link abaixo e vá em “Orientações gerais para cadastro de fornecedores”:
 
Acesse o Edital em:

Aulas práticas e interativas promovem saúde física e mental para todas as idades no Centro Educacional da Fucam

 

WhatsApp Image 2024 07 05 at 13.34.23

 

No Centro Educacional da Fucam, em Riachinho, a Oficina de Saúde e Bem-Estar tem proporcionado melhorias significativas na qualidade de vida da comunidade local. Com a participação de 32 alunos, a oficina destaca-se por ser inclusiva e eficaz para todas as idades, desde jovens até idosos.

A oficina aborda temas relacionados à saúde física e mental, como técnicas de relaxamento, alongamento e exercícios físicos, além de promover aprendizado e aquisição de habilidades práticas para um dia a dia mais tranquilo e feliz. É o que afirma Neiri Jean Alves dos Santos, coordenador do Centro Educacional de Riachinho. “Nossa oficina também é uma oportunidade para os cursistas interagirem e construírem laços para uma melhor convivência na comunidade”, completa.

Claudio Henrique Pereira da Silva, professor da oficina, compartilha seu entusiasmo com o projeto e explica as atividades propostas. “No início, tínhamos poucos alunos presentes, mas com o passar dos dias e com as aulas, o público aumentou. A aceitação dos alunos é ótima. Trabalho com atividades de alongamento e alguns exercícios adaptados devido à idade e condições.. A qualidade de vida deles vem melhorando. Eu percebi que alguns alunos não conseguiam nem abaixar para amarrar o tênis, e hoje vejo que os exercícios ajudaram na flexibilidade corporal”, afirma.

Os alunos também têm muito a dizer sobre a oficina. Maria Clarissa Franco Durães, de 14 anos, fala sobre os benefícios de participar das atividades. “A oficina de Saúde e Bem-Estar é muito interessante. Além de tirar as pessoas do sedentarismo, contribui com a inserção social. Para mim, é um momento muito especial que proporciona saúde física e mental, um verdadeiro momento de lazer. A oficina ajudou na melhoria do meu sono, na disposição e na coordenação motora”, diz.

Terezinha de Sales Souza, de 78 anos, expressa sua gratidão e demonstra o resultado positivo da oficina em atender todas as idades. “Estávamos precisando mesmo de exercícios físicos e temos outras atividades também. Tivemos alguns eventos que o professor organizou, como no dia da mulher e a festa dos ex-alunos. Fizemos uma quadrilha que foi maravilhosa e todo mundo elogiou. Tem muita gente participando, pessoas de idade, que chegaram na oficina de Saúde e Bem-Estar andando de bengala e hoje estão dançando quadrilha. Só temos que agradecer e pedir para que a oficina continue, para o benefício dos idosos aqui da comunidade”, salienta. 

A oficina não se limita apenas aos exercícios físicos. Em colaboração com agentes comunitários de saúde, foram organizadas palestras e atividades sobre alimentação saudável, reforçando a importância de uma abordagem integral para a saúde. Thalles Gonçalves de Melo, Analista Educacional da Fucam, reforça o intuito do projeto, muito bem pensado pela gerência de Ações Educacionais. “A oficina é voltada para atender a comunidade pensando na questão da saúde corporal, atividade física, manter as pessoas sempre ativas. Pensamos também em ajudar na questão da alimentação e de boas práticas que protegem as pessoas de várias doenças”, afirma.

A iniciativa da Fucam em Riachinho é um exemplo claro de como a educação e a promoção de atividades saudáveis podem transformar a vida das pessoas, independente da idade, criando um ambiente mais integrado e saudável para todos.

Inovação nas aulas de matemática com atividades lúdicas transforma a aprendizagem em Conselheiro Mata

WhatsApp Image 2024 06 28 at 13.22.31

Na Escola Estadual Dom Joaquim Silvério, em Conselheiro Mata, os alunos estão vivenciando uma nova forma de aprender matemática. Com o apoio da FUCAM, os professores da escola introduziram atividades lúdicas em suas aulas, transformando o aprendizado em uma experiência divertida e interativa.

Uma das atividades que tem se destacado é o jogo "Trilha da Multiplicação", um tabuleiro que utiliza contas de multiplicação em cada casinha. Essa abordagem inovadora tem recebido elogios tanto dos alunos quanto dos professores e do diretore da escola.

Os estudantes de matemática expressaram seu entusiasmo e destacaram a importância dos jogos para o aprendizado coletivo. Maria Eduarda, de 10 anos, aluna do 5º ano, contou: "A Trilha da Multiplicação facilita muito, pois no joguinho nós aprendemos e ao mesmo tempo fazemos uma brincadeira. O jogo deixa mais fácil para aprender, me desenvolvi muito. Acho que seria muito bom para outras pessoas que não sabem multiplicação”, destaca. 

Ana Luisa, de 8 anos, estudante do 4º ano, também compartilhou sua experiência com os aprendizados. "A gente brinca e ao mesmo tempo estamos aprendendo. Já sabemos quase todas as multiplicações da tabuada”, diz. Henrique, de 9 anos, também do 4º ano, destacou a colaboração entre os colegas. "Estou aprendendo o joguinho de tabuada. Eu já aprendi a tabuada de 3, 4 e 5. É uma boa forma de aprendemos juntos. Meus amigos me ajudam muito”, afirma.

Iniciativas como essa são frutos de cursos e treinamentos oferecidos pela Fucam aos professores da escola. Marcelo Rocha, diretor da E.E. Dom Joaquim Silvério, destaca a importância da iniciativa. “Os professores participaram intensamente dos cursos e treinamentos oferecidos pela FUCAM. Em um desses treinamentos, foi trabalhada a 'Gamificação na Educação'. A teoria da gamificação foi levada para a sala de aula e os resultados foram excelentes. Os alunos passaram a aprender se divertindo. As regras, o foco e as disputas, características típicas dos jogos, se alinharam ao saber e à aprendizagem”, conta.

Maria do Socorro, professora da escola, ressaltou a importância das atividades lúdicas para auxiliar os estudantes na absorção dos conteúdos. Ela também contou como realiza as tratativas na proposição dos jogos. “As atividades lúdicas contribuem e oportunizam às crianças momentos de expressão, criação e trocas de informações, além de trabalhar a cooperação. Ao propor essas atividades com os alunos, os deixo bem à vontade, pois através da troca de experiências com os colegas, da criatividade e da busca de soluções, eles estão construindo o próprio conhecimento. Essas atividades, enquanto ferramenta de aprendizagem, vêm se desenvolvendo de forma positiva na aprendizagem que ocorre quando o aluno participa ativamente discutindo as regras do jogo e propondo soluções para desenvolvê-los. O retorno tem sido extremamente positivo, as crianças estão amando esses momentos de coletividade e aprendizagem”, completa.

Os alunos, em coro, afirmaram: “Matemática pode ser divertida!”

Essa nova abordagem pedagógica não apenas facilita a compreensão de conceitos matemáticos, mas também promove um ambiente de aprendizado mais engajado e colaborativo. A FUCAM e a E.E. Dom Joaquim Silvério seguem comprometidas em proporcionar uma educação de qualidade que forme cidadãos preparados para o futuro.