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Aulas práticas e interativas promovem saúde física e mental para todas as idades no Centro Educacional da Fucam

 

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No Centro Educacional da Fucam, em Riachinho, a Oficina de Saúde e Bem-Estar tem proporcionado melhorias significativas na qualidade de vida da comunidade local. Com a participação de 32 alunos, a oficina destaca-se por ser inclusiva e eficaz para todas as idades, desde jovens até idosos.

A oficina aborda temas relacionados à saúde física e mental, como técnicas de relaxamento, alongamento e exercícios físicos, além de promover aprendizado e aquisição de habilidades práticas para um dia a dia mais tranquilo e feliz. É o que afirma Neiri Jean Alves dos Santos, coordenador do Centro Educacional de Riachinho. “Nossa oficina também é uma oportunidade para os cursistas interagirem e construírem laços para uma melhor convivência na comunidade”, completa.

Claudio Henrique Pereira da Silva, professor da oficina, compartilha seu entusiasmo com o projeto e explica as atividades propostas. “No início, tínhamos poucos alunos presentes, mas com o passar dos dias e com as aulas, o público aumentou. A aceitação dos alunos é ótima. Trabalho com atividades de alongamento e alguns exercícios adaptados devido à idade e condições.. A qualidade de vida deles vem melhorando. Eu percebi que alguns alunos não conseguiam nem abaixar para amarrar o tênis, e hoje vejo que os exercícios ajudaram na flexibilidade corporal”, afirma.

Os alunos também têm muito a dizer sobre a oficina. Maria Clarissa Franco Durães, de 14 anos, fala sobre os benefícios de participar das atividades. “A oficina de Saúde e Bem-Estar é muito interessante. Além de tirar as pessoas do sedentarismo, contribui com a inserção social. Para mim, é um momento muito especial que proporciona saúde física e mental, um verdadeiro momento de lazer. A oficina ajudou na melhoria do meu sono, na disposição e na coordenação motora”, diz.

Terezinha de Sales Souza, de 78 anos, expressa sua gratidão e demonstra o resultado positivo da oficina em atender todas as idades. “Estávamos precisando mesmo de exercícios físicos e temos outras atividades também. Tivemos alguns eventos que o professor organizou, como no dia da mulher e a festa dos ex-alunos. Fizemos uma quadrilha que foi maravilhosa e todo mundo elogiou. Tem muita gente participando, pessoas de idade, que chegaram na oficina de Saúde e Bem-Estar andando de bengala e hoje estão dançando quadrilha. Só temos que agradecer e pedir para que a oficina continue, para o benefício dos idosos aqui da comunidade”, salienta. 

A oficina não se limita apenas aos exercícios físicos. Em colaboração com agentes comunitários de saúde, foram organizadas palestras e atividades sobre alimentação saudável, reforçando a importância de uma abordagem integral para a saúde. Thalles Gonçalves de Melo, Analista Educacional da Fucam, reforça o intuito do projeto, muito bem pensado pela gerência de Ações Educacionais. “A oficina é voltada para atender a comunidade pensando na questão da saúde corporal, atividade física, manter as pessoas sempre ativas. Pensamos também em ajudar na questão da alimentação e de boas práticas que protegem as pessoas de várias doenças”, afirma.

A iniciativa da Fucam em Riachinho é um exemplo claro de como a educação e a promoção de atividades saudáveis podem transformar a vida das pessoas, independente da idade, criando um ambiente mais integrado e saudável para todos.

Pregão eletrônico será realizado pelo portal de compras do estado de Minas Gerais
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Estará aberto no Portal de Compras MG (www.compras.mg.gov.br), no dia 12/07/2024 às 10:00h, o Pregão Eletrônico para aquisição de vacinas para uso veterinário para atendimento aos semoventes dos Centros Educacionais de Esmeralda, Januária, Juvenília, Riachinho  e São Francisco.
O licitante que desejar participar deverá realizar a sua inscrição no Cadastro-Geral de Fornecedores – CAGEF, de forma antecipada, para participação nos procedimentos da Nova Lei de Licitações e Contratos – NLLC, assim como demais funcionalidades no Portal de Compras. Em caso de dúvidas, acesse o link abaixo e vá em “Orientações gerais para cadastro de fornecedores”:
 
Acesse o Edital em:

Atividades lúdicas e teatro como ferramentas de aprendizado são destaque na oficina que visa aprimorar habilidades dos alunos e preparar para o futuro

 

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A Fucam tem o prazer de anunciar o sucesso da Oficina de Acompanhamento Pedagógico que está acontecendo em Conselheiro Mata. Com um enfoque em atividades lúdicas, a oficina utiliza o teatro como ferramenta de ensino e interação, visando aprimorar as habilidades dos alunos na escrita, fala e leitura, além de prepará-los para o futuro de maneira consciente e prazerosa.

Dividida em quatro turmas, a oficina atende um total de 57 estudantess, incluindo membros da comunidade local. A Turma 1 conta com 17 alunos, a Turma 2 e a Turma 3 com 16 alunos cada, e mais 8 alunos participam pela comunidade. A professora Juscimara Aparecida, responsável pela condução da oficina, destacou a importância do dinamismo da abordagem no processo de ensino. “Estou conduzindo o projeto de maneira dinâmica e criativa. Meu objetivo é proporcionar uma aprendizagem significativa e diferenciada e prepará-los para o futuro, formando indivíduos de modo consciente e prazeroso,” afirma. O trabalho de Juscimara tem sido tão importante para a comunidade, que ela receberá a Comenda de Educador de Minas do estado de Diamantina no dia 1º de julho, um reconhecimento merecido pelo seu excelente trabalho junto à comunidade escolar.

A oficina de Acompanhamento Pedagógico é um exemplo do compromisso da Fucam em proporcionar uma educação de qualidade e inovadora. Ao promover atividades que estimulam a criatividade e o engajamento dos alunos, a oficina não apenas melhora suas habilidades acadêmicas, mas também contribui para o desenvolvimento de indivíduos conscientes e preparados para os desafios do futuro.

A Fucam continua a investir em projetos que incentivam o aprendizado significativo e o desenvolvimento integral dos estudantes, reafirmando seu compromisso com a educação e a comunidade de Conselheiro Mata.

Inovação nas aulas de matemática com atividades lúdicas transforma a aprendizagem em Conselheiro Mata

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Na Escola Estadual Dom Joaquim Silvério, em Conselheiro Mata, os alunos estão vivenciando uma nova forma de aprender matemática. Com o apoio da FUCAM, os professores da escola introduziram atividades lúdicas em suas aulas, transformando o aprendizado em uma experiência divertida e interativa.

Uma das atividades que tem se destacado é o jogo "Trilha da Multiplicação", um tabuleiro que utiliza contas de multiplicação em cada casinha. Essa abordagem inovadora tem recebido elogios tanto dos alunos quanto dos professores e do diretore da escola.

Os estudantes de matemática expressaram seu entusiasmo e destacaram a importância dos jogos para o aprendizado coletivo. Maria Eduarda, de 10 anos, aluna do 5º ano, contou: "A Trilha da Multiplicação facilita muito, pois no joguinho nós aprendemos e ao mesmo tempo fazemos uma brincadeira. O jogo deixa mais fácil para aprender, me desenvolvi muito. Acho que seria muito bom para outras pessoas que não sabem multiplicação”, destaca. 

Ana Luisa, de 8 anos, estudante do 4º ano, também compartilhou sua experiência com os aprendizados. "A gente brinca e ao mesmo tempo estamos aprendendo. Já sabemos quase todas as multiplicações da tabuada”, diz. Henrique, de 9 anos, também do 4º ano, destacou a colaboração entre os colegas. "Estou aprendendo o joguinho de tabuada. Eu já aprendi a tabuada de 3, 4 e 5. É uma boa forma de aprendemos juntos. Meus amigos me ajudam muito”, afirma.

Iniciativas como essa são frutos de cursos e treinamentos oferecidos pela Fucam aos professores da escola. Marcelo Rocha, diretor da E.E. Dom Joaquim Silvério, destaca a importância da iniciativa. “Os professores participaram intensamente dos cursos e treinamentos oferecidos pela FUCAM. Em um desses treinamentos, foi trabalhada a 'Gamificação na Educação'. A teoria da gamificação foi levada para a sala de aula e os resultados foram excelentes. Os alunos passaram a aprender se divertindo. As regras, o foco e as disputas, características típicas dos jogos, se alinharam ao saber e à aprendizagem”, conta.

Maria do Socorro, professora da escola, ressaltou a importância das atividades lúdicas para auxiliar os estudantes na absorção dos conteúdos. Ela também contou como realiza as tratativas na proposição dos jogos. “As atividades lúdicas contribuem e oportunizam às crianças momentos de expressão, criação e trocas de informações, além de trabalhar a cooperação. Ao propor essas atividades com os alunos, os deixo bem à vontade, pois através da troca de experiências com os colegas, da criatividade e da busca de soluções, eles estão construindo o próprio conhecimento. Essas atividades, enquanto ferramenta de aprendizagem, vêm se desenvolvendo de forma positiva na aprendizagem que ocorre quando o aluno participa ativamente discutindo as regras do jogo e propondo soluções para desenvolvê-los. O retorno tem sido extremamente positivo, as crianças estão amando esses momentos de coletividade e aprendizagem”, completa.

Os alunos, em coro, afirmaram: “Matemática pode ser divertida!”

Essa nova abordagem pedagógica não apenas facilita a compreensão de conceitos matemáticos, mas também promove um ambiente de aprendizado mais engajado e colaborativo. A FUCAM e a E.E. Dom Joaquim Silvério seguem comprometidas em proporcionar uma educação de qualidade que forme cidadãos preparados para o futuro.

Evento promoveu experiência educativa transformadora em Buritizeiro, com palestras e oficinas que incentivaram a prática e o aprendizado além da sala de aula

 

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De 10 a 13 de junho, a E.E. Professora Marieta Amorim Vieira, instituição gerida pela Fundação Educacional Caio Martins (Fucam) em Buritizeiro, sediou a I Semana Acadêmica com o tema "Inovando e Construindo Práticas para o Futuro". Promovido pelos cursos técnicos da escola, como Paisagismo, Agronegócio, e pelos cursos do EMTI (Ensino Médio Técnico Integral) de Agroecologia, Agronegócio e Desenvolvimento de Sistemas, o evento se destacou por proporcionar uma experiência educativa rica e diversificada.

Durante os quatro dias de programação, os participantes tiveram acesso a uma variedade de atividades, incluindo palestras, rodas de conversas, oficinas e minicursos. Esses eventos foram cuidadosamente planejados para abordar temas relevantes aos cursos oferecidos, permitindo aos alunos uma compreensão aprofundada de assuntos como terra, solo, apicultura e agricultura em geral. Além disso, a programação incluiu uma apresentação de dança, que trouxe um elemento cultural vibrante ao evento.

A diretora da escola, Jane Alcântara, destacou a relevância do evento e exaltou a iniciativa da escola ao programar as atividades. "Tivemos várias palestras com temas voltados para os referidos cursos, bem como rodas de conversas, oficinas e minicursos. A E.E. Marieta Amorim mais uma vez promoveu a oportunidade de inovar e reforçar a experiência de ensinar e aprender dentro e fora da escola", conta.

A importância de eventos como a Semana Acadêmica não pode ser subestimada. Eles proporcionam aos alunos oportunidades únicas de aprendizado prático, que vão além do ensino convencional em sala de aula. Ao participar de oficinas e minicursos, os alunos têm a chance de aplicar teorias na prática, desenvolver novas habilidades e expandir seu conhecimento de maneiras que são fundamentais para seu crescimento pessoal e profissional.

Para a comunidade de Buritizeiro, a Semana Acadêmica representou um momento de união e fortalecimento dos laços comunitários. Foi uma oportunidade para demonstrar o compromisso da E.E. Professora Marieta Amorim Vieira com a educação de qualidade e o desenvolvimento sustentável. A escola, ao promover eventos deste porte, reafirma seu papel como um centro de inovação e aprendizado contínuo.

Os elogios aos organizadores e participantes foram abundantes, refletindo o sucesso do evento e o impacto positivo que teve em todos os envolvidos. A Semana Acadêmica não só celebrou o conhecimento, mas também incentivou a construção de boas práticas para o futuro, preparando os alunos para enfrentar os desafios do mundo real com competência e confiança.

Eventos como este são fundamentais para enriquecer a formação dos alunos e para fortalecer o compromisso com uma educação que transforma e empodera.