Horta sustentável leva conhecimento e renda para moradores de São Francisco
No norte de Minas, no município de São Francisco, sementes de esperança começaram a germinar essa semana em mais uma etapa da Ação Educação para o Campo, uma capacitação realizada pela Fundação Educacional Caio Martins (Fucam) em parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e a Empresa Mineira de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater). O evento, realizado no dia 30 de maio no Centro Educacional da Fucam no município, contou com a presença de moradores, estudantes e autoridades locais. Os participantes foram capacitados para cuidar de hortas agroecológicas, modelo sustentável e com baixo custo de manutenção.
Elas foram pensadas como um empreendimento para cinco famílias selecionadas em cada município e serão responsáveis por plantar, cultivar e vender os alimentos. Todo o lucro da comercialização será destinado aos beneficiários, que terão apoio da Fucam e de técnicos locais para manter a qualidade da produção. Na abertura do evento, a presidente da Fucam, Geraldina Rodrigues destacou a importância das ações. “É relevante porque a agricultura é a base da nossa vida, principalmente agricultura orgânica, que preza pela preservação da natureza, pela vida do ser humano e pela saúde", comentou.
Domingas Rodrigues Xavier, uma das beneficiárias do projeto, acredita que a capacitação ajudará a melhorar sua qualidade de vida.
A aluna do curso técnico em agroecologia, Marize Garcia Soares, também trabalhará na horta, vê a horta como oportunidade para aumentar sua renda familiar. “Trazendo a horta para o espaço urbano, vamos gastar menos com transporte e também é uma oportunidade de aumentar a renda, porque vamos poder comercializar. Vamos vender mais gastando bem menos, usando técnicas e produtos com uma qualidade melhor, produzindo produtos mais vistosos que vão ser melhor aceitos no mercado, disse”.
Parcerias
Para realizar os projetos, a Fucam conta com parceiros que viabilizam a estrutura das hortas e a capacitação dos beneficiários. João Denílson Oliveira, superintendente de Desenvolvimento Agropecuário da Seapa, ressaltou a importância desse trabalho conjunto. “Precisamos falar dessa parceria que é institucional, mas, principalmente, da parceria de pessoas. São pessoas que conduzem as instituições, e as nossas instituições, para funcionarem bem, precisam desse olhar, especificamente desse acordo de cooperação técnica. A gente tem que olhar para o futuro, demonstrando a preocupação que a Seapa, a Fucam e a Emater têm com a agricultura familiar”, contou.
O kit para irrigação, usado na horta, foi doado pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa). “A parceria firmada entre a Secretaria, a Fucam e a Emater contou com a integração de duas políticas públicas desenvolvidas pela Seapa: Educação para o Campo e Irriga Minas – Agricultura Irrigada Sustentável. Com a integração destas ações, boas práticas de produção agropecuária e irrigação, proporcionarão condições de permanência no campo, viabilizando a sucessão no meio rural”, explicou.
As aulas teóricas e práticas foram ministradas pelo Coordenador Estadual de Agroecologia da Emater, Fernando Tinoco. “A gente acredita que as técnicas agroecológicas, utilizadas na agricultura orgânica, se encaixam perfeitamente na vida dos pequenos produtores, pois são simples e de fácil aplicação, podendo, inclusive, aumentar a produtividade e a qualidade dos alimentos”, explicou. Tinoco ainda observa que as técnicas podem ser adaptadas observando o clima e o tipo de solo, possibilitando seu emprego em qualquer região do estado.
Hortas
A Fucam já possui hortas agroecológicas instaladas em Esmeraldas, Januária e Juvenília e São Francisco. O objetivo é instalar o modelo em todos os Centros Educacionais da Fundação até o final deste ano. A expectativa é que as próximas cidades atendidas sejam Buritizeiro e Riachinho, no norte de Minas.