Treinamentos em Conselheiro Mata e Couto de Magalhães reuniram mais de 150 participantes em aulas teóricas e práticas, impulsionando a inclusão produtiva e sustentável na região
Nos dias 12 e 13 de novembro, a Fundação Educacional Caio Martins (Fucam), em parceria com a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), a Empresa Mineira de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) e a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), realizou capacitações em apicultura para jovens e agricultores dos municípios de Diamantina (Conselheiro Mata) e Couto de Magalhães. A iniciativa faz parte do projeto “Apoio ao Jovem Rural”, que visa estimular a permanência dos jovens no campo por meio de atividades geradoras de renda e sustentabilidade.
Os eventos, que aconteceram nas escolas estaduais Dom Joaquim Silvério de Souza e Jerônimo Pontello, contaram com a presença de 85 participantes em Conselheiro Mata e 65 em Couto de Magalhães, incluindo jovens estudantes, apicultores da região e moradores locais. Durante os treinamentos, os participantes aprenderam sobre o manejo sustentável de abelhas, a produção de mel e outros produtos apícolas, com aulas teóricas e práticas sobre técnicas essenciais da apicultura.
A pesquisadora e professora do Instituto Técnico de Agricultura e Pecuária (ITAP), Ana Júlia Resende do Sacramento, reafirmou a relevância do projeto, destacando a região do Vale do Jequitinhonha. “Estar em parceria com a Fucam nesses dois dias de treinamento em Conselheiro Mata e Couto de Magalhães é muito importante, pois estamos no Cerrado, no Vale do Jequitinhonha, com uma biodiversidade e potencial muito grande para os jovens entrarem no mercado de trabalho da apicultura”, afirma.
Para os jovens da comunidade, a capacitação foi uma oportunidade de aprendizado e de inspiração para a prática apícola. Jailson, estudante da E.E. Jerônimo Pontello, compartilhou os motivos de seu interesse no tema. “Eu já venho praticando a apicultura dentro da família. Já tenho meu tio e meu pai que praticam. Foi uma experiência muito boa no curso, tive muitos aprendizados, alguns momentos bem marcantes. Quero incentivar quem quer entrar nessa área, vamos unir forças!”, diz. Por outro lado, a aluna Letícia Gomes, da E.E. Dom Joaquim Silvério, não tinha nenhum conhecimento prévio sobre o assunto, mas mesmo assim comentou sobre a importância de seus aprendizados na capacitação. “Achei muito interessante, aprendemos muito sobre a história e a cultura das abelhas. Achei muito legal as partes práticas que eles mostraram para nós. Aconselho pessoas a irem para esse nicho pois é muito interessante”, conta.
A diretora da escola de Couto de Magalhães, Lúcia Lima, enfatizou o impacto educacional do evento para os estudantes da Fucam. “A grande importância dessa capacitação é trazer uma novidade para nossos alunos, principalmente com essas aulas práticas de apicultura, e mostrar que dentro da agropecuária eles conseguem melhorar a qualidade de vida deles.” Já o diretor da E.E. Dom Joaquim Silvério, Marcelo Rocha, destacou a expectativa gerada em toda a comunidade . “Os apicultores da região compareceram, conversei com cada um deles e ficaram muito satisfeitos com os aprendizados aqui hoje. Eu sempre digo que cada capacitação é uma oportunidade de desenhar novos caminhos na vida de cada um dos nossos alunos”, completa.
A capacitação também trouxe a perspectiva da Seapa, representada pelo técnico Gilcemar Araújo, que ressaltou a importância do projeto para a juventude rural. “Enxergamos como uma possibilidade de mostrar para os nossos jovens a condição de permanência no campo com qualidade, dignidade, acesso a tecnologias e a condição de evoluir por seus trabalhos e estudos. Através do trabalho, ofertar produtos que eles mesmos conseguem produzir com a apicultura, que é uma atividade que está em crescimento em Minas Gerais, e é uma atividade que valoriza o agricultor familiar e a oferta de produtos para os consumidores. Para nós é uma satisfação imensa fazer parte disso”, destaca.
A programação das capacitações incluiu momentos de credenciamento, palestras teóricas e práticas e uso de equipamentos de proteção individual (EPI), além de debates sobre a importância da apicultura para a sustentabilidade e economia local. Esses encontros refletem o compromisso da Fucam em promover capacitações que capacitam os jovens e agricultores para novos modelos de vida e de trabalho.
As ações do projeto “Apoio ao Jovem Rural” não param por aqui. No próximo dia 28 de novembro, uma nova capacitação em apicultura será realizada no Centro Educacional da Fucam em Januária, dando continuidade ao compromisso da Fundação em fortalecer o desenvolvimento rural e a sustentabilidade em Minas Gerais.