Projeto visa garantir o direito à aprendizagem de competências não absorvidas pelos estudantes
A Escola Caio Martins, instituição gerida pela Fucam em Januária, faz parte do Plano de Recomposição de Aprendizagens, projeto da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. Todos os alunos e professores da escola participam dos trabalhos visando assegurar o desenvolvimento de habilidades que ainda não foram concretizadas pelos estudantes.
O Plano de Recomposição das Aprendizagens prevê uma série de ações com foco em garantir o direito à aprendizagem de competências que não foram absorvidas pelos estudantes durante o período de pandemia, quando vivenciaram o método do ensino remoto. Seus dois principais objetivos são reduzir a defasagem de ensino e de aprendizagem dos estudantes acumulados ao longo da escolarização, e realizar estratégias para recuperar e recompor essas aprendizagens a partir de habilidades previstas na Base Nacional Comum e no Currículo Referência de Minas Gerais. O projeto contempla estudantes do terceiro ano do ensino fundamental ao terceiro ano do ensino médio.
Áurea Reis, diretora da Escola Caio Martins, explica que o Plano de Recomposição abrange todos os alunos da instituição e que de acordo com as orientações passadas pelo Governo do Estado, a escola planeja e executa atividades visando reforçar as competências que precisam ser trabalhadas.
“Todos os professores participam do plano. Todos os alunos precisam recompor. O Estado enviou as lacunas de aprendizagem e duas competências para serem trabalhadas: competência socioemocional e busca ativa. Partindo dessas orientações, a escola trabalha com oficinas e projetos para recompor as habilidades dos estudantes. A escola utiliza muito das metodologias de êxito para que o estudante aprenda”, conta a diretora.
A intervenção pedagógica é uma das principais ações do Plano de Recomposição de Aprendizagens. O Especialista em Educação Básica tem papel fundamental na implementação das ações do Plano, de modo a garantir que os processos de ensino sejam iguais a todos. O acolhimento da equipe, a análise de resultados, a identificação das habilidades que precisam ser recompostas também são partes ativas do processo para melhor aproveitamento dos alunos.