Evento contou com mais de 200 alunos da Fucam e 17 profissionais de diferentes áreas
Mais de 200 alunos do ensino médio da Escola Estadual Dr. Tarcísio Generoso, instituição sob gestão da Fucam em São Francisco, participaram de um workshop com a presença de 17 profissionais de diferentes áreas. Eles conversaram com os estudantes sobre as vantagens e desafios de suas profissões.
Proporcionar aos alunos um contato mais próximo com esses profissionais é o principal objetivo do evento, explica Antônio Marcos, diretor da escola. “O objetivo é apresentar um panorama das inúmeras possibilidades de carreira disponíveis para eles”, afirmou. Segundo o diretor, cada profissional pôde, inicialmente, se apresentar e, em seguida, posicionaram-se em uma mesa identificada com a profissão, onde receberam os alunos para um bate-papo.
O workshop também foi importante para ajudar a sanar as dúvidas e indecisões dos estudantes do ensino médio que ainda não se decidiram sobre qual profissão seguir. É o que afirma José Augusto, 17 anos, aluno do 2º ano da escola. “Eu estava muito indeciso sobre qual carreira seguir, mas depois de conversar com alguns profissionais eu consegui as respostas que eu buscava”, contou. José considerou o workshop incrível, principalmente para as pessoas que ainda não sabem qual profissão seguir.
De acordo com Ana Caroline Rodrigues, nutricionista que participou do evento como uma das profissionais, o Workshop das Profissões é uma excelente oportunidade para compartilhar conhecimentos, experiências, desafios e recompensas. “Os adolescentes puderam tirar suas dúvidas, ampliar seus horizontes e se inspirar para escolher seu futuro profissional”, explicou.
Para a nutricionista, é fundamental que os adolescentes tenham acesso a informações confiáveis sobre as profissões, que os ajudem a identificar seus interesses, habilidades, valores e objetivos. “O workshop é uma maneira de proporcionar informação de forma lúdica, interativa e motivadora. Também promove o desenvolvimento de competências transversais, como comunicação, criatividade, liderança e trabalho em equipe, que são essenciais para qualquer profissional”, completa.
A escolha dos profissionais e profissões ocorreu com base em pesquisa de interesse realizada junto aos alunos do ensino médio e com base na disponibilidade dos profissionais no município. Ao final do workshop, a diretoria da escola juntamente com o NAE (Núcleo de Acolhimento Educacional) realizou a entrega de um certificado de participação para cada um dos profissionais. Além dos 200 alunos da escola Tarcísio Generoso, o evento também contou com mais 30 alunos de outras instituições de ensino.