Atividades valorizam cultura local, saúde e bem-estar
Valorização da cultura local, promoção de saúde, bem-estar e lazer: esses são os objetivos das novas oficinas que serão ofertadas pela Fundação Educacional Caio Martins (Fucam) em Riachinho. A comunidade contará com práticas de danças folclóricas, fanfarra, e atividades que visam a promoção da saúde e do bem-estar.
As novas oficinas foram pensadas para desenvolver potencialidades já identificadas na localidade atendida pela Fucam, fortalecendo os laços da população com sua identidade, promovendo atividades lúdicas que auxiliem na formação dos estudantes e ajudem a promover a qualidade de vida dos moradores, conforme explica a gerente de Ações Educacionais da Fundação, Esther Augusta Nunes Barbosa. “A oferta das novas oficinas no Centro Educacional de Riachinho é um grande avanço para a Fucam. Além de proporcionar à comunidade a experiência do folclore e o desenvolvimento artístico da região com as oficinas de Dança e Fanfarra, vamos ofertar a oficina de Saúde e Bem-estar para contribuir com a qualidade de vida da comunidade. Essa novidade será um piloto para que possamos, futuramente, ofertar nos demais Centros Educacionais”, contou.
Hélvia Sales Franco Palma, diretora da E.E. Núcleo Colonial Vale do Urucuia - instituição sob gestão da Fucam em Riachinho -, recebeu a notícia das novas oficinas com entusiasmo. “É de encher os olhos a gente ver acontecer uma oficina que vai valorizar a cultura local e que vai trazer uma melhor qualidade de vida para a comunidade. É algo novo e diferente que vem de encontro ao que sonhamos para a Escola.” A diretora ainda explica que o professor responsável pelas oficinas desenvolverá um importante trabalho em prol da comunidade. “É um sonho termos alguém que vai cuidar de nossas pessoas, cuidar de nossa cultura e das atividades que fazemos. Estamos felizes e entusiasmados”, completou.
O entusiasmo também contagiou o professor de Educação Física Edilson Alves dos Santos, responsável por ministrar as aulas das oficinas. Ele já trabalhou em outras unidades da Fundação e conhece bem a cultura local. “Já trabalhamos com muitas danças folclóricas da região, como Dança do Elástico. Pau de Fita, Reis dos Cacetes e outras típicas da região, assim como a Fanfarra. Também buscaremos outras danças da região. Vamos fazer o possível para que nossos alunos conheçam outras expressões culturais da localidade”, explicou.
Para participar das oficinas é necessário realizar a matrícula, presencialmente, no Centro Educacional de Riachinho.