Fundação oferece desenvolvimento educacional através de práticas artísticas e esportivas
A Fundação Caio Martins (Fucam) é uma instituição comprometida com a promoção da educação e o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes em comunidades do campo. Por meio de suas oficinas de música e esportes, a Fucam tem contribuído para a construção de um futuro mais promissor para as novas gerações.
A oficina de música da Fucam tem, como objetivo, promover o acesso à música como um instrumento educacional. Ela oferece aos alunos a oportunidade de praticar instrumentos musicais, aprender a cantar e, assim, impulsionar seu desenvolvimento integral. As principais metas da oficina são desenvolver habilidades artístico-musicais, valorizar a cultura local, organizar apresentações em eventos na comunidade e estabelecer vínculos com outras ações educacionais já desenvolvidas pela Fucam.
O acompanhamento e monitoramento dos projetos educacionais da Fucam são realizados periodicamente, garantindo a qualidade e eficácia das oficinas. O apoio técnico-pedagógico, registros fotográficos, registros de frequência e outros métodos contribuem para o sucesso do projeto. Além disso, a realização de concertos musicais pelos alunos e intercâmbio entre projetos fortalecem o programa de música.
Além de influenciar para uma melhor formação artística e cultural, o programa também influencia no desenvolvimento dos alunos no ambiente escolar. É o que garante Cibele, mãe de Ítalo e Iago, alunos da oficina de práticas musicais em Buritizeiro. Cibele afirma que as aulas de música ajudaram seus filhos a aumentar o foco e a responsabilidade na escola. "Eles iniciaram em 2016 com a flauta doce e hoje estão com a flauta transversal. Eles aprenderam muito, principalmente a ter disciplina em tudo que fazem”, contou.
O Projeto Práticas Esportivas e Cidadania da Fucam também busca promover o desenvolvimento integral dos participantes, usando o esporte como ferramenta. As principais metas das oficinas de esportes são impulsionar o desenvolvimento físico e mental dos participantes, proporcionar aprendizado e fomentar a inclusão social.
Para oferecer uma ampla experiência aos alunos, a Fucam implementa um sistema de rodízio de modalidades esportivas. Isso garante que os participantes tenham a oportunidade de explorar diferentes esportes ao longo do tempo.
Além de ser uma possibilidade de descontração e lazer para os estudantes,, a prática de esportes auxilia os alunos a se desenvolverem socialmente, trabalhando em grupo e ajudando na melhoria da saúde mental, como afirma Fernando Soares, pai de Davi, que é aluno da oficina em São Francisco. Ele conta que seu filho está evoluindo muito com as aulas. "O esporte ajuda a se distanciar de pensamentos negativos, muito comuns no dia a dia. Afasta a criança e o adolescente das drogas, aumenta a capacidade cognitiva do aluno, traz benefícios consideráveis à saúde e gera cooperação e socialização entre os estudantes", afirmou.
A oficina de práticas esportivas atende todas as unidades da Fucam, já a oficina de música atende as unidades de Buritizeiro, Januária, Juvenília, São Francisco, Esmeraldas e Diamantina.
Novas oficinas
No final de outubro, foram abertas as matrículas para as novas oficinas ofertadas pela Fundação. Os municípios atendidos contarão com práticas de dança folclórica, fanfarra e atividades que visam a promoção da saúde e do bem-estar.