Beneficiários apresentam frutos dos projetos com feiras, exposições e apresentações culturais
No próximo dia 14 de dezembro, a Cidade Administrativa será palco da 1ª Mostra Fucam, um evento que promete evidenciar a diversidade cultural e a riqueza produtiva dos municípios atendidos pela Fundação Educacional Caio Martins (Fucam) em Minas Gerais. O Vão Livre do Prédio Minas será o cenário para uma programação repleta de atividades, das 11h às 17h, que incluirá desde uma feira livre até apresentações culturais dos talentosos alunos das oficinas de música da Fucam.
O evento será extremamente importante para proporcionar aos beneficiários dos seis centros educacionais da Fucam a oportunidade de apresentar seus conhecimentos e comercializar seus produtos. Cada um dos Centros Educacionais trará para a Cidade Administrativa um de seus projetos. Serão apresentados os projetos de feiras livres, viveiro de mudas nativas, apicultura, horta agroecológica e produtos derivados do leite. A gerente de Ações Socioprodutivas da Fucam, Teresa Cristina Gusmão, destaca a importância das ações socioprodutivas na criação de oportunidades para pessoas em situação de vulnerabilidade social no campo. “As ações buscam o desenvolvimento pleno das atividades nas regiões onde estão os Centros Educacionais da Fucam, contribuindo com o processo de desenvolvimento integral e autonomia das pessoas, possibilitando a garantia do seu próprio sustento”, afirma.
Um dos objetivos da mostra é expor e valorizar o trabalho realizado pela Fundação e pelos Centros Educacionais, que vem trabalhando arduamente para levar projetos e realizações significativas para os territórios atendidos pela Fucam. É o que garante Esther Augusta Nunes Barbosa, gerente de Ações Educacionais. “É um momento importante para apresentarmos, publicamente, o valor das nossas ações e o potencial de transformação local que vem ocorrendo. Vamos apresentar os alunos das oficinas de música, produção de apicultura, nossas feiras, distribuição de mudas, entre outros”, destaca.
Pela primeira vez, a fundação traz um pouco do interior do estado para a capital, revelando à comunidade da Cidade Administrativa as ações que beneficiam centenas de pessoas em situação de vulnerabilidade. A feira destaca não apenas o potencial de desenvolvimento econômico, mas também a dedicação da Fucam em fornecer educação de qualidade e qualificação profissional para as comunidades rurais. O Presidente da Fucam, Frederico Corrêa Lima de Carvalho, enfatiza que a Mostra Fucam é apenas uma pequena parte do vasto conjunto de ações que são realizadas diariamente em sintonia com os seis Centros Educacionais e oito escolas estaduais. ”Nossa feira evidencia o potencial de desenvolvimento de ações voltadas para a empregabilidade e nossas oficinas trazem oportunidades para que os estudantes trilhem caminhos de cultura, esporte e lazer”, disse.
A 1ª Mostra Fucam promete ser um momento de celebração da cultura, da produtividade e do potencial de transformação que a Fundação Educacional Caio Martins leva para os territórios atendidos, contribuindo para o desenvolvimento integral e a autonomia das pessoas em situação de vulnerabilidade social no campo.