Inauguração da oficina traz reflexões sobre saúde emocional para escolas da região, ampliando o repertório emocional e fortalecendo relações interpessoais
No Vale do Jequitinhonha, a Fundação Caio Martins (Fucam) está inaugurando uma nova oficina dedicada ao cuidado emocional: o "Espaço Seguro". A analista educacional e psicóloga Patrícia Aragão, responsável pela estruturação da oficina, destaca sua missão: "difundir informações e promover reflexões sobre saúde emocional, especialmente no ambiente escolar e nos Centros Educacionais."
O pontapé inicial será entre os dias 23 e 25 de abril, em Conselheiro Mata, distrito de Diamantina, e Couto de Magalhães. O objetivo principal é abrir espaço para diálogos e reflexões, reconhecendo a importância do repertório emocional na construção de relações saudáveis e comportamentos construtivos.
Patrícia explica sobre os objetivos da oficina e conta que, além de abordar o tema da Saúde Emocional no mês de abril, também trará outros assuntos importantes ao longo do ano, reforçando o compromisso da Fucam em criar um ambiente seguro e acolhedor nas comunidades escolares e nos centros educacionais. “O tema de abril, para iniciar, será Saúde Emocional. Posteriormente vamos falar de Comunicação Não-Violenta e temos também a proposta de falar sobre Exaustão”, afirma.
Com uma abordagem que engloba palestras e atividades, a oficina visa proporcionar diálogos sobre temas fundamentais como comunicação, autoconhecimento, autocuidado, empatia e cooperação. Destinada aos servidores das instituições educacionais e aos estudantes do 3º ano do Ensino Médio, busca-se, através dessas reflexões, ampliar o repertório emocional para uma melhor expressão dos sentimentos, contribuindo para relações interpessoais mais saudáveis e uma melhor qualidade de vida.
Com essa iniciativa, a Fucam reafirma seu compromisso com o bem-estar emocional e o desenvolvimento humano, contribuindo para uma comunidade mais saudável e resiliente.