Lançamento das oficinas de inglês do Centro Educacional de Januária atrai grande número de alunos e promete abrir novas portas para oportunidades pessoais e profissionais
No último dia 20 de maio, às 19h, o Centro Educacional de Januária foi palco da inauguração das Oficinas de Conversação em Língua Inglesa. Com grande entusiasmo, a equipe deu as boas-vindas aos alunos, iniciando uma jornada que não só aprimorará suas habilidades no inglês, mas também abrirá portas para oportunidades pessoais e profissionais.
A oficina, que visa ir além do ensino tradicional, foi cuidadosamente estruturada para proporcionar uma experiência de imersão completa, destacando-se pela prática intensiva e um ambiente interativo. As aulas focam na conversação, permitindo que os alunos interajam, ouçam e falem inglês constantemente, aumentando a segurança e a fluência no idioma. É o que garante a coordenadora do Centro Educacional de Januária, Isa Dias. "Queremos incentivar, cada vez mais, as pessoas a participarem da oficina para que tenhamos uma aula contextualizada para o cotidiano. Os temas desenvolvidos nas atividades são, de fato, baseados nos cenários reais, desde as conversas informais até situações profissionais”, explica.
Isa também comenta sobre os benefícios que os estudantes podem ter com a oficina, destacando que a Fundação criou um ambiente acolhedor, onde os alunos se sentem a vontade para se expressar e aprender. “Acolhemos com muita alegria, incentivando cada um dos nossos alunos a aproveitar ao máximo essas oficinas, para que eles participem ativamente, não tenham medo de cometer erros e, acima de tudo, para que possam se divertir e aprender cada vez mais. É um processo desafiador, mas também gratificante para esses alunos, que estão aprendendo uma nova habilidade e expandindo os horizontes para se prepararem para novas oportunidades profissionais e pessoais”, afirma.
As oficinas foram divididas em quatro turmas de 21 alunos. Há uma turma pela manhã e outra à tarde para crianças de 11 a 14 anos, uma turma intermediária para estudantes de 15 a 19 anos no período das 18h às 19h40, e uma última turma para pessoas acima de 19 anos, no horário das 19h às 20h40. A ênfase na conversação e a participação em cenas cotidianas são elementos-chave dessas oficinas, relembrando vocabulário e praticando em contextos reais.
Gislene Santiago de Almeida Carlos, especialista da Fucam em Januária, expressou sua satisfação com a resposta da comunidade, que até então não tinha a oportunidade de ter oficinas para aprender a língua inglesa, e demonstrou sua surpresa com tamanha repercussão. "A oficina vem superando as nossas expectativas. Nossa cidade estava carente dessas aulas de inglês e a procura foi enorme. Ainda estamos tendo procura e temos lista de espera. Inicialmente, nós tínhamos previsto quatro turmas com 15 alunos cada um, mas a procura foi tão grande que tivemos que ampliar para 21 alunos. Estamos tendo um bom retorno, os alunos e os pais dos alunos estão muito satisfeitos com as aulas e com a metodologia usada pela professora na oficina de conversação. Usamos o prático, o lúdico, o concreto, então nós também estamos muito satisfeitos. Não imaginávamos a grandeza que seria. Foi um ganho enorme para Januária. Esperamos ampliar no próximo ano, com mais turmas e atendendo outras faixas etárias", conta.
Esther Nunes, Gerente de Ações Educacionais da Fucam, destacou a relevância dessa iniciativa para preparar a comunidade para oportunidades maiores e melhores, seja no cotidiano ou no mercado de trabalho. "A oferta de uma oficina de conversação em língua inglesa para membros da comunidade é extremamente relevante. Além de promover o desenvolvimento intelectual, essa iniciativa pode abrir portas para novas oportunidades profissionais e pode expandir os horizontes de conhecimento dos participantes. A fluência em inglês facilita o acesso a diferentes culturas e informações, preparando-os para um mercado de trabalho cada vez mais globalizado. Investir em educação é investir no futuro, e essa oficina representa um passo significativo para a inclusão e o empoderamento de todos os envolvidos", comenta.
O entusiasmo dos alunos também foi evidente. Francisco Eustáquio Pires Nascimento, um dos participantes do curso, compartilhou seu sentimento de empoderamento ao participar do projeto. "Para nós, aqui de Januária, é muito importante sair do ‘querer e não poder’, para o ‘querer e poder’. A cidade precisava destas oficinas. Está sendo muito interessante participar do curso, estou aprendendo bastante e tenho certeza que vou aprender ainda mais", diz.
A inauguração das oficinas de Conversação em Língua Inglesa em Januária marca um passo significativo na missão da Fucam de proporcionar educação de qualidade e transformar vidas. Por meio dessas oficinas, os alunos terão a oportunidade de expandir seus horizontes, adquirindo habilidades que abrirão novas portas e promoverão o sucesso em suas vidas pessoais e profissionais.