Inovação nas aulas de matemática com atividades lúdicas transforma a aprendizagem em Conselheiro Mata
Na Escola Estadual Dom Joaquim Silvério, em Conselheiro Mata, os alunos estão vivenciando uma nova forma de aprender matemática. Com o apoio da FUCAM, os professores da escola introduziram atividades lúdicas em suas aulas, transformando o aprendizado em uma experiência divertida e interativa.
Uma das atividades que tem se destacado é o jogo "Trilha da Multiplicação", um tabuleiro que utiliza contas de multiplicação em cada casinha. Essa abordagem inovadora tem recebido elogios tanto dos alunos quanto dos professores e do diretore da escola.
Os estudantes de matemática expressaram seu entusiasmo e destacaram a importância dos jogos para o aprendizado coletivo. Maria Eduarda, de 10 anos, aluna do 5º ano, contou: "A Trilha da Multiplicação facilita muito, pois no joguinho nós aprendemos e ao mesmo tempo fazemos uma brincadeira. O jogo deixa mais fácil para aprender, me desenvolvi muito. Acho que seria muito bom para outras pessoas que não sabem multiplicação”, destaca.
Ana Luisa, de 8 anos, estudante do 4º ano, também compartilhou sua experiência com os aprendizados. "A gente brinca e ao mesmo tempo estamos aprendendo. Já sabemos quase todas as multiplicações da tabuada”, diz. Henrique, de 9 anos, também do 4º ano, destacou a colaboração entre os colegas. "Estou aprendendo o joguinho de tabuada. Eu já aprendi a tabuada de 3, 4 e 5. É uma boa forma de aprendemos juntos. Meus amigos me ajudam muito”, afirma.
Iniciativas como essa são frutos de cursos e treinamentos oferecidos pela Fucam aos professores da escola. Marcelo Rocha, diretor da E.E. Dom Joaquim Silvério, destaca a importância da iniciativa. “Os professores participaram intensamente dos cursos e treinamentos oferecidos pela FUCAM. Em um desses treinamentos, foi trabalhada a 'Gamificação na Educação'. A teoria da gamificação foi levada para a sala de aula e os resultados foram excelentes. Os alunos passaram a aprender se divertindo. As regras, o foco e as disputas, características típicas dos jogos, se alinharam ao saber e à aprendizagem”, conta.
Maria do Socorro, professora da escola, ressaltou a importância das atividades lúdicas para auxiliar os estudantes na absorção dos conteúdos. Ela também contou como realiza as tratativas na proposição dos jogos. “As atividades lúdicas contribuem e oportunizam às crianças momentos de expressão, criação e trocas de informações, além de trabalhar a cooperação. Ao propor essas atividades com os alunos, os deixo bem à vontade, pois através da troca de experiências com os colegas, da criatividade e da busca de soluções, eles estão construindo o próprio conhecimento. Essas atividades, enquanto ferramenta de aprendizagem, vêm se desenvolvendo de forma positiva na aprendizagem que ocorre quando o aluno participa ativamente discutindo as regras do jogo e propondo soluções para desenvolvê-los. O retorno tem sido extremamente positivo, as crianças estão amando esses momentos de coletividade e aprendizagem”, completa.
Os alunos, em coro, afirmaram: “Matemática pode ser divertida!”
Essa nova abordagem pedagógica não apenas facilita a compreensão de conceitos matemáticos, mas também promove um ambiente de aprendizado mais engajado e colaborativo. A FUCAM e a E.E. Dom Joaquim Silvério seguem comprometidas em proporcionar uma educação de qualidade que forme cidadãos preparados para o futuro.