Capacitação técnica visa fortalecer a economia local e ampliar a formalização de negócios, contribuindo para o desenvolvimento de microempreendedores na região
Nesta semana, as aulas do curso de Microempreendedor Individual (MEI), fruto da parceria entre a Fundação Educacional Caio Martins (Fucam) e o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), foram iniciadas oficialmente. O curso, com carga horária de 180 horas, oferece a empreendedores locais ferramentas para formalizar seus negócios e desenvolver habilidades em áreas como gestão, marketing e finanças. O objetivo é claro: ajudar esses microempreendedores a construir um futuro mais seguro e próspero.
O empreendedorismo no Brasil desempenha um papel central na economia. Segundo o Sebrae, 99% das empresas no país são micro e pequenas, e essas organizações representam 55% dos empregos formais e quase 30% do Produto Interno Bruto (PIB). Em 2023, mais de 2,9 milhões de novos MEIs foram registrados, consolidando a importância desses negócios para o desenvolvimento econômico e social. A segurança jurídica proporcionada pela formalização também é um grande benefício, conforme explica a advogada Larissa Cruz: “A formalização garante acesso a benefícios previdenciários, além de facilitar a emissão de notas fiscais, essencial para a participação em licitações e o crescimento sustentável dos negócios”, afirma.
Rosângela Viana de Souza, aluna do curso e Assistente Técnica de Educação Básica da Escola Estadual Caio Martins, em Januária, comentou sobre sua experiência no primeiro dia de aula: "No nosso primeiro dia, os professores explicaram detalhadamente o conteúdo. Já comecei a ter várias ideias e uma noção maior daquilo que eu quero. Foi uma aula que me deu esperança e clareza sobre como iniciar e gerir um negócio de sucesso. Estamos bem amparados, recebemos um material de boas-vindas e na próxima semana receberemos a apostila", conta.
O curso de microempreendedor individual traz um potencial transformador. Isso é perceptível pelo comprometimento e empolgação dos alunos matriculados. É o que destaca Veranilda Lopes Moura, Coordenadora Geral do projeto Curso Mei pela IFNMG: "Presenciamos o entusiasmo dos nossos estudantes, que já demonstram grande comprometimento. Estamos no caminho certo para formar microempreendedores inovadores, capazes de enfrentar os desafios do mercado e transformar suas ideias em negócios sustentáveis", afirma. A aluna Rosângela conta sobre seu entusiasmo com o início do curso: “Agora, nós sabemos o que fazer e como fazer. Espero que esses 3 meses tragam muitas coisas novas para mim e para a turma, que está bem animada”, afirma.
A diretora de Ações Educacionais, Sociais e Produtivas da Fucam, Roberta Moreira Guimarães, enfatizou o impacto da capacitação para os empreendedores da região: "Este é o ponto de partida para uma transformação significativa na vida de dezenas de empreendedores no Norte de Minas. O curso fornecerá conhecimento prático que possibilitará o crescimento dos pequenos negócios e fortalecerá a economia local", diz.
Com as aulas em andamento, o curso de Microempreendedor Individual promete abrir novos caminhos e ampliar oportunidades de sucesso para os participantes, fortalecendo não apenas os negócios locais, mas toda a comunidade.