Ações promovem conscientização e inclusão através de apresentações culturais, palestra motivacional e atividades lúdicas
Na última semana, a E.E. Dom Joaquim Silvério, em Conselheiro Mata, organizou uma série de atividades em homenagem ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. O evento, que integra o Calendário Fucam de datas comemorativas, contou com apresentações culturais, palestras, teatro e dinâmicas que envolveram toda a comunidade escolar. As ações tiveram como principal objetivo fomentar a inclusão e o respeito às diferenças, ressaltando a importância de uma educação que acolha e valorize todos os alunos.
O dia começou com a realização de provas e, logo após, os participantes foram convidados a prestigiar as apresentações realizadas pelos estudantes do 3º ano do ensino médio, seguidas por uma palestra inspiradora da ex-aluna, poetisa e palestrante Beth Guedes. Durante o evento, Beth compartilhou suas experiências como pessoa com deficiência, abordando temas como sensibilidade, respeito e inclusão, e falou sobre como a educação contribuiu para o desenvolvimento de suas habilidades. “Foi um dia de atividades culturais com palestras, músicas e teatro. Narrei a minha história como um exemplo de motivação para os alunos, mostramos que a educação abre portas para que possamos desenvolver as nossas habilidades e conquistar os nossos sonhos. O acolhimento, o carinho e o amor da direção, dos professores, funcionários e alunos trazem aos nossos corações a esperança”, destaca a palestrante.
Após a palestra, Beth fez a doação de seis exemplares de seus livros de poemas para a biblioteca da escola. “Recordo que ainda adolescente eu tive a oportunidade de ler, na escola, os clássicos de filosofia e literatura que me trouxeram embasamento literário”, diz. Emocionado, o diretor Marcelo Rocha destacou a importância de ter uma ex-aluna de volta à escola como palestrante: “Beth fez uma belíssima palestra motivacional, falando sobre a deficiência, sobre a poesia, declamando seus poemas aqui para nós, dando o prazer para a escola de ter uma ex-aluna com tantas emoções, tantas lembranças das coisas que viveu na escola e levando essa mensagem para os alunos. Foi uma honra, um prazer”, afirma.
Além das apresentações e da palestra, o cronograma do dia incluiu a exibição de um teatro encenado pelos alunos, a exibição de um filme, caça ao tesouro e um relato de Amanda, irmã do aluno Léo, que também compartilhou as vivências e desafios enfrentados por seu irmão na escola.
A Importância do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência
Comemorado anualmente em 21 de setembro, o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi instituído para promover a conscientização sobre a importância da inclusão e dos direitos das pessoas com deficiência. Na E.E. Dom Joaquim Silvério, o compromisso com a inclusão está presente no dia a dia da escola, através de projetos, oficinas e ações que buscam valorizar cada aluno em sua singularidade. Leonardo, aluno da escola, conta sobre o seu sentimento em ser acolhido pelos colegas e funcionários da escola mesmo com sua deficiência. “Eu gosto de vir à minha escola todos os dias. Me sinto bem, me sinto acolhido aqui. Gosto de brincar com meus colegas e também gosto de estar na sala de aula. A aula é muito boa”, conta. Everton, de 17 anos, aluno da escola com deficiência auditiva, expressa sua felicidade em fazer parte do ambiente escolar, dando seu depoimento com o auxílio da linguagem de sinais. “Eu gosto de vir para a minha escola e gosto de estudar aqui. Gosto de estudar, estar na escola, brincar, assim me sinto mais feliz e animado, estando com meus amigos e professores”, completa.
Calendário Fucam
As atividades em homenagem ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência fazem parte do Calendário Fucam, que visa promover ações educativas e inclusivas em datas comemorativas significativas ao longo de todo o ano, nas escolas e centros educacionais geridos pela Fundação. O calendário inclui a realização de oficinas, palestras, eventos culturais e debates, que reforçam o compromisso da Fucam em construir um ambiente escolar inclusivo e acessível para todos os estudantes.
Encerrando as comemorações da semana, os alunos, professores e familiares celebraram a importância de construir um ambiente de aprendizado em que todos se sintam parte, valorizando a diversidade e promovendo um futuro mais igualitário e inclusivo. A Fucam segue comprometida em criar e fortalecer ações que gerem impacto positivo na vida de todos os alunos, reforçando a luta por uma sociedade mais justa e acolhedora para as pessoas com deficiência.