Projeto educacional propõe alunos representarem cotidiano da mulher em atividades lúdicas
Durante este mês de março, dedicado às mulheres, a Gerência de Ações Educacionais (Gaed) da Fundação Caio Martins (Fucam) propõe aos alunos duas atividades com objetivo de fomentar a reflexão sobre “Ser mulher em nossa sociedade”.
Uma dessas atividades será volta a alunos dos anos finais dos ensinos fundamental e médio. Trata-se da metodologia denominada Teatro do Oprimido, do teatrólogo Augusto Boal, que fomenta a reflexão acerca dos modos de organização social a partir da relação entre oprimido e opressor.
Por meio da linguagem teatral, os alunos são expostos a situações-problemas do cotidiano familiar. Conforme explica Brenda Rodrigues, analista da equipe da Gerência de Ações Educacionais, nesse contexto, "os jovens são desafiados a refletir sobre o problema apresentado, encenando formas de como a questão poderia ser resolvida".
Exemplo de uma situação-problema muito comum nas famílias é quando o trabalho doméstico é delegado somente às meninas enquanto os meninos não recebem tarefas para executar, reforçando a ideia de que o cuidado com a casa é trabalho feminino, apenas. Dessa forma, os alunos são provocados à reflexão e estimulados a abordarem as variadas situações por meio de peças teatrais, oferecendo desfechos diferentes para a história representada.
Outro movimento previsto deverá fazer parte da rotina dos alunos do ensino fundamental. Denominada “Mãos Invisíveis (O trabalho feminino na escola)”, a atividade consiste na criação de mural nas escolas onde os alunos deverão exibir perfis de funcionárias com as quais tenham pouco contato naquele ambiente escolar. Como explica Brenda, os alunos conhecem bem os professores, diretores, supervisores, mas sabem pouco daquelas pessoas que desempenham um trabalho imprescindível para que a escola funcione adequadamente. “O ideal é que os estudantes sejam incentivados a homenagear uma trabalhadora com a qual eles convivam pouco, para que se sintam instigados a conhecê-la”. Após reunir material como entrevista e fotos, os alunos confeccionarão o mural para homenagear “as mulheres que constroem o espaço escolar todos os dias”, lembra.
O projeto da Gaed tem como objetivo fomentar atividades que desenvolvam a consciência crítica nos jovens acerca da situação da mulher na sociedade, durante o mês de março para celebração e reconhecimento da importância do Dia Internacional das Mulheres e de seu significado. Para a equipe, nada impede que essa temática seja discutida por alunos e educadores ao longo de todo ano.
Força de trabalho
Dados coletados pela equipe da Gaed, no Sistema de Administração de Pessoal do Estado de Minas Gerais (Sisap MG), revelaram que 80% da força de trabalho na Educação é feminina.
Foto: Freepik