Aulas práticas e interativas promovem saúde física e mental para todas as idades no Centro Educacional da Fucam
No Centro Educacional da Fucam, em Riachinho, a Oficina de Saúde e Bem-Estar tem proporcionado melhorias significativas na qualidade de vida da comunidade local. Com a participação de 32 alunos, a oficina destaca-se por ser inclusiva e eficaz para todas as idades, desde jovens até idosos.
A oficina aborda temas relacionados à saúde física e mental, como técnicas de relaxamento, alongamento e exercícios físicos, além de promover aprendizado e aquisição de habilidades práticas para um dia a dia mais tranquilo e feliz. É o que afirma Neiri Jean Alves dos Santos, coordenador do Centro Educacional de Riachinho. “Nossa oficina também é uma oportunidade para os cursistas interagirem e construírem laços para uma melhor convivência na comunidade”, completa.
Claudio Henrique Pereira da Silva, professor da oficina, compartilha seu entusiasmo com o projeto e explica as atividades propostas. “No início, tínhamos poucos alunos presentes, mas com o passar dos dias e com as aulas, o público aumentou. A aceitação dos alunos é ótima. Trabalho com atividades de alongamento e alguns exercícios adaptados devido à idade e condições.. A qualidade de vida deles vem melhorando. Eu percebi que alguns alunos não conseguiam nem abaixar para amarrar o tênis, e hoje vejo que os exercícios ajudaram na flexibilidade corporal”, afirma.
Os alunos também têm muito a dizer sobre a oficina. Maria Clarissa Franco Durães, de 14 anos, fala sobre os benefícios de participar das atividades. “A oficina de Saúde e Bem-Estar é muito interessante. Além de tirar as pessoas do sedentarismo, contribui com a inserção social. Para mim, é um momento muito especial que proporciona saúde física e mental, um verdadeiro momento de lazer. A oficina ajudou na melhoria do meu sono, na disposição e na coordenação motora”, diz.
Terezinha de Sales Souza, de 78 anos, expressa sua gratidão e demonstra o resultado positivo da oficina em atender todas as idades. “Estávamos precisando mesmo de exercícios físicos e temos outras atividades também. Tivemos alguns eventos que o professor organizou, como no dia da mulher e a festa dos ex-alunos. Fizemos uma quadrilha que foi maravilhosa e todo mundo elogiou. Tem muita gente participando, pessoas de idade, que chegaram na oficina de Saúde e Bem-Estar andando de bengala e hoje estão dançando quadrilha. Só temos que agradecer e pedir para que a oficina continue, para o benefício dos idosos aqui da comunidade”, salienta.
A oficina não se limita apenas aos exercícios físicos. Em colaboração com agentes comunitários de saúde, foram organizadas palestras e atividades sobre alimentação saudável, reforçando a importância de uma abordagem integral para a saúde. Thalles Gonçalves de Melo, Analista Educacional da Fucam, reforça o intuito do projeto, muito bem pensado pela gerência de Ações Educacionais. “A oficina é voltada para atender a comunidade pensando na questão da saúde corporal, atividade física, manter as pessoas sempre ativas. Pensamos também em ajudar na questão da alimentação e de boas práticas que protegem as pessoas de várias doenças”, afirma.
A iniciativa da Fucam em Riachinho é um exemplo claro de como a educação e a promoção de atividades saudáveis podem transformar a vida das pessoas, independente da idade, criando um ambiente mais integrado e saudável para todos.