Parceria inédita visa promover inclusão social e econômica por meio da formação de microempreendedores individuais.
A Fundação Educacional Caio Martins (FUCAM) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG) celebraram, nesta terça 16, um convênio no valor de R$ 1 milhão para capacitar 420 alunos em um curso de microempreendedorismo individual. A iniciativa, que será implementada em oito municípios do estado, tem como objetivo transformar a realidade de centenas de famílias, promovendo inclusão social e econômica.
Roberta Guimarães, Diretora de Ações Educacionais Sociais e Produtivas da FUCAM, destacou a importância deste convênio para a Fundação e para a região atendida. "Este é um marco para a FUCAM e para o norte de Minas Gerais. Pela primeira vez, estamos celebrando um convênio de saída, que não só capacita, mas também empodera nossos cidadãos a se tornarem protagonistas de suas próprias histórias. A parceria com o IFNMG é um passo significativo para o desenvolvimento socioeconômico da nossa região, e estamos confiantes de que os benefícios serão sentidos por toda a comunidade", afirma.
O curso de microempreendedorismo individual proporcionará aos participantes as ferramentas necessárias para sair da informalidade, agregar valor aos seus produtos e serviços, e conhecer e ter acesso a direitos fundamentais no mercado de trabalho. A formalização dos negócios permitirá aos microempreendedores acesso a linhas de crédito, benefícios previdenciários e a possibilidade de participar de licitações públicas. Veranilda Lodes Moura, coordenadora geral do projeto, explicou as possibilidades para os estudantes com essa parceria. “É um trabalho conjunto na oferta do curso do MEI, para a capacitação de 420 estudantes, prioritariamente matriculados na Fucam. Este curso trabalha a formalidade do microempreendedor individual, possibilitando aos alunos o conhecimento de como formalizar o seu próprio negócio, como profissionais qualificados", explica.
Além dos benefícios diretos aos participantes, a capacitação trará inúmeros benefícios para a sociedade. A formalização dos negócios não só contribui para o aumento da arrecadação de impostos, que podem ser revertidos em melhorias para a própria comunidade, mas também promove a inclusão social e econômica, transformando a realidade de centenas de famílias, conforme afirma Veranilda, que também explicou os motivos da escolha do curso de microempreendedorismo individual. "Começamos a conversar com a Fucam e com o Instituto Federal em 2022, fizemos várias reuniões com as duas equipes das instituições. Chegamos ao consenso que o curso de microempreendedor individual seria muito interessante para a formalidade desses estudantes", acrescenta.
O IFNMG é uma instituição pública que oferta, gratuitamente, cursos técnicos, superiores e de formação em várias áreas, níveis e modalidades nas regiões Norte e Nordeste de Minas e Vales do Jequitinhonha e Mucuri, tem campus em Almenara, Araçuaí, Arinos, Diamantina, Janaúba, Januária, Montes Claros, Pirapora, Porteirinha, Salinas, Teófilo Otoni e Quilombo Minas Novas. "O Instituto Federal do Norte de Minas Gerais gostaria de agradecer a parceria da Fundação Caio Martins, que vai para além da capacitação de pessoas, vai transformar a vida dessas pessoas," afirmou Rony Enderson de Oliveira, Pró-reitor de Extensão e Cultura do IFNMG. "Nos colocamos à disposição para que mais parcerias como essa possam vir a acontecer."
Durante o encontro que selou a parceria, realizado em Belo Horizonte, o presidente da Fundação Educacional Caio Martins, Frederico Corrêa Lima, destacou a importância da parceria inédita. “É muito gratificante formalizar uma parceria com uma instituição tão respeitada como o Instituto Federal. Tenho certeza de que essa será a primeira das muitas ofertas que transformarão, para melhor, a qualidade das ofertas da Fucam para a comunidade”, disse.
A previsão é que as primeiras turmas se iniciem ainda em setembro de 2024, com abertura de vagas e expansão gradual em 2025. Atualmente a Fucam atende os municípios de Buritizeiro, São Francisco, Januária, Juvenília, Esmeraldas, Riachinho, Couto de Magalhães e Conselheiro Mata, em Diamantina. Também participaram da reunião a professora Luciana Gusmão, diretora do CEAD (Centro de Referência em Formação e Educação a Distância do IFNMG), e Rafael Correia de Oliveira, presidente da Fadetec (Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Ensino Tecnológico).