Projeto de revitalização de nascente muda realidade de comunidades em Riachinho
Preservação ambiental e sustentabilidade também são preocupações da Fundação Educacional Caio Martins (Fucam). Na semana em que é comemorado o Dia Mundial da Água, a Fundação ressalta seu compromisso com as comunidades e com o meio ambiente.
Uma das ações em prol da preservação ambiental é a revitalização da nascente do Córrego Conceição, localizado na zona rural de Riachinho, cidade do Norte mineiro. O projeto é realizado com apoio do deputado federal Zé Silva.
Além da comunidade local, a água do Córrego Conceição também abastece a Escola Estadual Núcleo Colonial Vale do Urucuia e o Centro Educacional da Fucam em Riachinho. Teresa Gusmão, da Gerência de Ações Socioprodutivas da Fundação explica que é necessário pensar a preservação a longo prazo. “Nossa intenção é criar, após a revitalização, um comitê de guardiões da nascente, para envolver toda a comunidade no cuidado e na preservação do local”, explica.
O curso d'água foi severamente prejudicado por um incêndio que destruiu sua mata ciliar em 2020. O período de seca enfrentado pela região colaborou para que a água secasse. Como consequência houve desabastecimento das comunidades que dependem do Córrego Conceição para viver e desenvolver suas atividades no campo.
Clecia Gabriel Nogueira Gomes, produtora rural, conta que a água do córrego é de ótima qualidade, mas que a situação da nascente tem prejudicado todos que dependem da água. “Eu tenho uma terra pequena que está às margens do córrego e a revitalização da nascente vai nos ajudar bastante, a mim, aos meus vizinhos e à comunidade”, contou.
Dia Mundial da Água
Neste 22 de março é comemorado o Dia Mundial da Água, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) para conscientizar a comunidade internacional sobre a importância da gestão responsável e sustentável dos recursos hídricos. A Fundação Educacional Caio Martins reforça seu compromisso com o meio ambiente e com o uso consciente da água por meio de suas ações socioambientais, socioeducativas e socioprodutivas.
TEXTO: David Santos e Cléria Marques