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A Fundação Educacional Caio Martins ofertará cursos de formação inicial e continuada em seus centros educacionais.

cursos fic

Previstos para iniciarem em abril de 2020, os cursos de formação inicial e continuada (FIC) a serem ofertados nos centros educacionais da Fundação Educacional Caio Martins (FUCAM) precisaram ser adiados em função das medidas adotadas para enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. Assim que houver o retorno presencial das aulas, será divulgado novo cronograma para início das turmas.

Os cursos FIC são uma oferta educativa – específica da educação profissional e tecnológica – que favorecem a qualificação, a requalificação e o desenvolvimento profissional de cidadãos para atendimento às demandas de mercado e setores produtivos, em consonância com a realidade regional.

No âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (FIC/Pronatec), a FUCAM ofertará sete cursos em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE), distribuídos em seus seis centros educacionais. São eles: Apicultura, Agricultura Orgânica, Gestor de Microempresa, Operador de Processamento de Frutas e Hortaliças, Padeiro, Operador de Derivados do Leite e Suinocultor.

Os cursos terão carga horária entre 160 a 270 horas e exigem escolaridade mínima do ensino fundamental incompleto ou ensino fundamental completo. Serão abertas 40 vagas para cada um e poderão se candidatar cidadãos com mais de 15 anos. As regras específicas para participação serão divulgadas pela SEE, tão logo seja elaborado o novo calendário para 2020.

Os professores que atuarão nos cursos FIC serão contratados por Edital de Processo Seletivo de Bolsista do Pronatec, a ser publicado pela SEE. Os interessados deverão aguardar a publicação do Edital, que será divulgado assim que houver sinalização de retorno dos trabalhos presenciais.

Alvimar José Tito esclarece que “todo o processo para que a FUCAM execute os cursos FIC está sendo desenvolvido com afinco pela equipe. Desde a escolha dos temas, que se deu com participação de alguns atores importantes das localidades, até a execução final, tudo será feito com excelência para que a fundação possa retomar o lugar que ocupou na preparação de pessoas vulneráveis para o mundo do trabalho.”

Projeto da Gerência de Recursos Humanos da FUCAM agradou os servidores.

Na última semana, a Gerência de Recursos Humanos (GRH) da Fundação Educacional Caio Martins (FUCAM) lançou o projeto Fica a Dica, que tem por objetivo trabalhar de forma rápida e concisa temas importantes para o desenvolvimento dos servidores da instituição.

Apresentação
 

Toda semana será disponibilizada uma nova dica, criada a partir da demanda dos próprios servidores ou da percepção da GRH. Durante uma semana por mês, a GRH receberá sugestões dos servidores e, em parceria com a equipe da Comunicação, desenvolverá o conteúdo a ser apresentado semanalmente.

Paloma Guedes, Gerente de Recursos Humanos, esclarece que “além da informação objetiva disponibilizada na peça publicitária do Fica a Dica, haverá um link que direcionará o servidor a um material de apoio, mais detalhado. Assim, para os que se interessarem pelo tema, existe a oportunidade de aprofundamento”.

 

1. Prazo de Entrega Maio

 

Iula Guerra, da Gerência de Planejamento, Gestão e Finanças (GPOF) ressalta que o projeto é muito interessante e possibilita trabalharmos temas simples, aparentemente óbvios, mas que podem gerar dúvidas para os servidores.

Para José Claudemiro, Vice-Coordenador do Centro Educacional de Juvenília, o projeto Fica a Dica tem um importante papel em todo o contexto da FUCAM, pois permitirá a transferência de conhecimento entre a equipe, de forma organizada.

Uma das importantes competências da GRH é gerir o processo de desenvolvimento de pessoal, visando ao alcance dos objetivos estratégicos institucionais. Desenvolver pessoas significa dar as condições para que atinjam seu máximo potencial, por meio de treinamentos, auto conhecimento, estudos, cursos, experiências e vivências, de forma planejada e com objetivos estabelecidos.

Interessante e moderna estratégia de desenvolvimento que as empresas têm adotado - e a FUCAM não ficou para trás - é o chamado microlearning, que trabalha com pequenas sessões de ensino. São atividades rápidas que proporcionam um treinamento conciso e eficaz.

A Fundação Educacional Caio Martins dá mais um passo importante para atuar na capitação de recursos externos.

Uma das importantes diretrizes de governo, consubstanciada no Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado 2019-2030, que a Fundação Educacional Caio Martins (FUCAM) vem implantando, é a captação de recursos e parcerias com outros poderes, entes da federação, entidades privadas e do terceiro setor para viabilização de seus projetos.

Em 2019, parte da equipe da FUCAM se qualificou na metodologia utilizada pelo Governo Federal para repasse de recursos, especialmente os de emendas parlamentares, e, a partir de uma atuação articulada com a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (SEPLAG), foi possível a captação de 112,79% do valor liberado para a FUCAM, após o Plano de Contingenciamento de Gastos do poder Executivo

Alvimar José Tito, Presidente da Fundação, atribui tal fato ao grande apelo social dos projetos desenvolvidos pela FUCAM, voltados às pessoas vulneráveis do campo e alinhados às políticas públicas de Educação, Trabalho, Emprego e Renda e Agricultura Familiar, bem como ao empenho da equipe, que tem se valido das metodologias adotadas pelo Estado de forma primorosa.

Transferências da União – Novo Modelo de Gestão

O Governo Federal desenvolveu o Modelo de Excelência em Gestão (MEG-Tr), que tem como objetivos contribuir com o aumento da maturidade de gestão e governança no âmbito dos órgãos que operam recursos oriundos das transferências da União e aprimorar a efetividade na entrega de valor público à sociedade brasileira. Assim, a partir de 2020, para que os órgãos e entidades, a exemplo da FUCAM, possam receber recursos federais, deverão aderir ao MEG-Tr.

Roberta Figueiredo, Diretora de Planejamento, Gestão e Finanças e responsável pela implantação do MEG-Tr na Fundação, esclarece que sua aplicação neste primeiro momento consistiu em avaliar a FUCAM sob sete fundamentos – Governança, Estratégias e Planos, Sustentabilidade, Compromisso com as Partes Interessadas,Capital Intelectual, Orientação por Processos e Geração de Valor Público para as partes interessadas.

Implementação MEG TR

“Os resultados obtidos foram muito satisfatórios, em 100 pontos distribuídos na avaliação, a FUCAM alcançou a nota de 95,4”, ressalta Roberta. “Isto se deu, principalmente, em função da reorganização feita na Fundação, como elaboração da identidade organizacional e objetivos estratégicos, mapeamento de processos, implantação da Oficina de Construção de Saberes, entre outras iniciativas”, continua a diretora.

No atual contexto da pandemia, com restrições orçamentárias ainda mais duras, Alvimar Tito lembra que “a implantação do MEG-Tr na FUCAM será fundamental para recebermos recursos financeiros federais e conseguirmos dar materialidade aos nossos projetos.”

A Fundação Educacional Caio Martins retoma a realização da Oficina, utilizando os recursos tecnológicos.

No dia 08 de maio, foi realizada a 49ª Oficina de Construção de Saberes, com o tema “Educação de Jovens e Adultos – EJA”, apresentado por Mércia Isaltino, Coordenadora da Educação de Jovens e Adultos da Secretaria de Estado de Educação (SEE), e demais colaboradores de sua equipe, Amanda Resende, Maximiliana Ferreira e Juliano Andrade.

Alvimar José Tito, presidente da Fundação Educacional Caio Martins (FUCAM) iniciou com uma breve apresentação da instituição para os convidados compreenderem as novas competências e estratégias que estão sendo adotadas. Na sequência, Mércia Isaltino e sua equipe apresentaram a EJA, sua forma de atendimento na rede estadual, as ações desenvolvidas no âmbito desta modalidade de ensino e o novo conteúdo a ser implantado, chamado “Projeto de Vida”. Após, foi aberta a palavra para perguntas e considerações dos participantes.

Francine Nobre, Coordenadora do Centro Educacional de São Francisco, ressaltou que naquele município é viável essa modalidade de ensino como uma importante parceria entre a FUCAM e a SEE, porque ainda não é ofertada a EJA de ensino fundamental.

A sinergia entre as ações da FUCAM e o trabalho da equipe da SEE convidada foi ponto de destaque durante toda a reunião. A Fundação sempre atuou propiciando estudo aos mais vulneráveis e "a elevação da escolaridade e outras ações educacionais que desenvolvam autonomia, atitudes empreendedoras e inclusão social e produtiva da população do campo" é uma de suas competências instituições. Essa atuação será ainda mais potencializada por meio da Educação de Jovens e Adultos.

Mércia Isaltino ressaltou que ficou muito feliz e emocionada em conhecer o trabalho da FUCAM, voltado às pessoas vulneráveis, e se colocou à disposição para que trabalhos em conjunto sejam realizados no futuro.

A reunião teve cerca de duas horas de duração e deixou a todos com gostinho de quero mais. Léa Braga, Diretora de Ações Educacionais e Socioprodutivas, escreveu no chat da videoconferência que a Oficina estava tão boa que o tema poderia ser abordado na próxima semana, caso não fosse possível que todos se manifestassem.

construção de saberes 2

Os colaboradores da FUCAM puderam acompanhar a reunião por videoconferência ou do grupo Fucam Integrada no Facebook. Francine Nobre destaca que a ferramenta de videoconferência permite a participação mais efetiva da equipe dos centros educacionais, o que a fez se sentir mais próxima da equipe da Sede, e que a dinâmica das reuniões possibilita a participação e manifestação de forma democrática. Quanto ao tema escolhido, Francine ressalta ser de grande relevância para o público da FUCAM e que os convidados esclareceram pontos importantíssimos.

Léa Braga nos deixou uma bela reflexão no chat da videoconferência, "A educação é uma ação de resiliência na vida das pessoas. Não dominar leitura e escrita traz muitos obstáculos na vida e exclusão social para as pessoas. E para qualquer classe social. O que muda é o grau. Da mesma forma que traz para quem não tem fundamental, pode trazer também quando não tem médio e até o superior. Depende dos contextos de cada um. Por isso, acesso a educação é muito importante".

Quantos abraços são esperados no dia de hoje?

1 de maio

Em 1969 foi realizado o primeiro encontro de ex-alunos da Fundação Educacional Caio Martins (FUCAM), no Centro Educacional de Esmeraldas (CEE), no dia 1º de Maio. De lá para cá foram muitos reencontros, confraternizações, trocas de afetos, sempre no Dia do Trabalhador.

Os fundadores da Caio Martins, Coronel Almeida e sua esposa D. Márcia Almeida, devotos de São José Operário e sabedores da importância do trabalho para a emancipação do homem, implantaram nas escolas uma pedagogia que valorizava o ensino formal associado ao ensino de um ofício àquelas crianças. Assim, o Dia do Trabalhador e também dia do santo de devoção dos fundadores foi escolhido para o encontro de ex-alunos.

Especialmente neste 2020, impossibilitados de estarmos juntos no CEE, abraçamos virtualmente cada uma e cada um e esperamos brevemente retomarmos nossas rotinas, reencontrando-os com saúde e em paz.

Juntos, vamos relembrar um pouquinho da história da Caio Martins? Clique aqui e assista ao vídeo preparado para você!