Novos instrumentos e professor especializado revolucionam experiência musical dos alunos, impulsionando o desenvolvimento na comunidade escolar
Na busca contínua por oferecer uma educação integral e inclusiva, a Escola Estadual Dom Joaquim Silvério, em Conselheiro Mata, recebeu uma injeção de energia renovadora na forma de novos instrumentos musicais e um professor dedicado à oficina de música, trazendo um novo brilho aos corredores da instituição.
A demanda e a qualidade da oficina, que tem o objetivo de promover o acesso à música como um instrumento educacional, aumentaram consideravelmente após a chegada do novo professor e dos novos instrumentos. É isso que afirma o diretor da escola, Marcelo Rocha. “Nosso professor já tem uma banda e consegue ter essa noção de tocar em conjunto, e isso está facilitando bastante o aprendizado e dando uma empolgação enorme aos alunos. Foi um incremento muito grande. Temos muito mais adeptos hoje na aula de música”, afirma.
Kaick Aguiar Ferreira, o professor responsável pela oficina, compartilha sua visão entusiasmada sobre o impacto dessa iniciativa e os benefícios de ações como essas para os estudantes. "A oficina de música fornece aos alunos um conhecimento melhor do seu corpo e mente, muitos ali não sabiam o quanto eram talentosos. Consigo ensinar vários instrumentos, como escaleta, baixo, teclado, guitarra, trombone, pandeiro e bateria. A cada dia os alunos se mostram mais interessados em aprender. A oficina também ajuda no comportamento deles, pois estão fazendo uma atividade diferente, tão importante quanto ler e escrever", ressalta.
A chegada dos novos instrumentos – dois violões elétricos, duas baterias, duas guitarras elétricas, dois contrabaixos, dois cajons e um piano elétrico – proporcionou uma revolução na experiência musical dos alunos, como destaca Ryan Martins, de 15 anos, aluno da oficina. "Estamos muito empolgados e o professor sempre está nos ajudando com o que precisamos. Os instrumentos são novos e, dessa forma, fica bem melhor para tocar. Estamos aprendendo bem, eu estou tocando o baixo, e os meus amigos estão tocando violão, guitarra e cajon", diz.
Essa renovação não passou despercebida pela direção da escola. O diretor Marcelo também ressalta os motivos do impacto positivo desses investimentos: "Compramos guitarra, baixo, bateria, piano elétrico, entre outros. Esses instrumentos novos deram uma nova cara para a aula, porque os alunos conseguem visualizar a possibilidade de formação de algumas bandas entre si, dos mais variados estilos musicais, que vão do rock até o forró", completa.
Esther Augusta, gerente de Ações Educacionais da Fucam destaca que o esforço em aprimorar e expandir as oficinas tem sido significativo e multifacetado. “Temos nos empenhado em desenvolver e fortalecer as oficinas, reconhecendo seu papel vital na comunidade, buscando sua diversificação e o acesso equitativo. Essa é uma demonstração clara do nosso compromisso com o desenvolvimento comunitário e o empoderamento individual, uma vez que as oficinas não apenas capacitam os participantes com novas habilidades, mas também fortalecem os laços dentro da comunidade, promovendo um ambiente de aprendizado e crescimento contínuos”, explica..
Além de Conselheiro Mata, as oficinas de música da Fucam atendem os Centros Educacionais de Buritizeiro, Januária, Juvenília, São Francisco, e Couto de Magalhães. Elas proporcionam um ambiente onde os alunos descobrem talentos ocultos, fortalecem laços comunitários e desenvolvem habilidades que transcendem o mundo da música, influenciando positivamente em suas jornadas educacionais e pessoais. Com o apoio da Fucam e o compromisso da comunidade escolar, a música se torna uma ferramenta poderosa para o crescimento e a transformação.