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Em 1969 aconteceu em Esmeraldas o primeiro encontro de ex-alunos.

As escolas Caio Martins foram criadas no período de 1948 a 1956, nas cidades de Buritizeiro, Esmeraldas, Januária, Juvenília, Riachinho e São Francisco. Durante seus mais de 70 anos de existência, atendeu mais de 80 mil alunos, oferecendo educação básica e formação voltada às práticas no campo para crianças e adolescentes em condições de vulnerabilidade social.

Naturalmente, o desejo de reencontrar os colegas brotou no coração de cada um que passou pela Caio Martins e, em 1969, foi realizado o primeiro encontrode ex-alunos, no Centro Educacional de Esmeraldas (CEE) , no dia 1º de Maio.

Por que 1º de maio? Os fundadores da Caio Martins, Coronel Almeida e sua esposa D. Márcia Almeida, devotos de São José Operário, implantaram nas escolas uma pedagogia que valorizava o ensino formal associado ao ensino de um ofício àquelas crianças, possibilitando-as ingressar no mundo do trabalho tão logo concluíssem os estudos. Assim, o Dia do Trabalhador e também Dia de São José Operário foi escolhido para o encontro de ex-alunos.

Ao longo dos anos, este encontro tornou-se tradição, sempre realizado no CEE em 1º de maio. 

encontro ex alunos

Neste 2020, devido à pandemia de Covid-19, o encontro de ex-alunos infelizmente precisará ser cancelado. Emerson Ricardo Campolina, Coordenador do CEE, e Dedilmo Pereira Duque, Vice-Coordenador, que compõem a comissão organizadora do evento, esclarecem que para este ano a proposta era realizar um resgate da história da Fundação, por meio de apresentação por ex-alunos das músicas ensinadas pela D. Márcia, “causos”, brincadeiras da época, fotos das diversas turmas e eventos, atividades como o escotismo, dentre outras coisas.

Alvimar José Tito, Presidente da Fundação Educacional Caio Martins, lamenta o inevitável cancelamento do encontro: “estávamos preparando um encontro com o objetivo que todos revivessem momentos tão alegres e importantes de sua juventude na FUCAM”, mas ressalta que “acredita que a Comunidade Caiomartiniana estará unida em pensamento e coração, não só neste 1º de maio, mas sempre, pois a história de vida de muitos foi profundamente marcada pela obra da FUCAM, construída por seus fundadores, bandeirantes, professores, alunos e funcionários.”

A Fundação Educacional Caio Martins trabalha para minimizar os impactos do COVID-19 na implantação de seus projetos.

 

IMPACTOS COVID 19

 

A pandemia de Covid-19 vem produzindo impactos sociais, econômicos, culturais e históricos sem precedentes na nossa história recente. Este cenário nos desafia a reinventar a forma como vivemos, trabalhamos e nos relacionamos. Rapidamente, temos encontrado soluções criativas para superar as dificuldades que surgiram.

Nos termos das diretrizes da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, o isolamento social continua recomendado como forma de diminuir a velocidade de transmissão do coronavírus e, apenas os serviços essenciais estão sendo realizados de maneira presencial na Fundação Educacional Caio Martins (FUCAM). Uma grande parte da equipe está em regime especial de teletrabalho, regulamentado pela Deliberação do Comitê Extraordinário COVID-19 nº 2, de 16 de março de 2020.

Conforme ressalta Alvimar José Tito, Presidente da Fundação, o momento está sendo oportuno para cuidarmos dos detalhes finais de organizaçãoda casa, a partir da publicação do Novo Estatuto. Teremos um novo Conselho Curador, cujos participantes foram definidos noart. 5º do Decreto nº 47.880/2020. Também estamos aproveitando para desenvolver as últimas propostas nos formatos de projetos exigidos pelas fontes de recursos e desenhando o mapa dos objetivos estratégicos definidos para a FUCAM.

Diante do cenário orçamentário estadual, com as recentes restrições impostas aos órgãos e entidades, o Presidente destaca que “a implantação dos projetos precisará ser revista e, agora, precisaremos ainda mais de captar recursos externos para viabilizar as ações que mudarão a vida de tantos mineiros, será ainda mais necessário o apoio da comunidade de ex-alunos.”

Também devido à pandemia, o tradicional encontro de ex-alunos, que ocorre no Centro Educacional de Esmeraldas (CEE) anualmente em 1º de maio, infelizmente precisará ser cancelado. Emerson Ricardo Campolina, Coordenador do CEE, e Dedilmo Pereira Duque, Vice-Coordenador, que compõem a comissão organizadora do evento, esclarecem que para este ano a proposta era realizar um resgate da história da Fundação, por meio de apresentação por ex-alunos das músicas ensinadas pela D. Márcia, “causos”, brincadeiras da época, fotos das diversas turmas e eventos, atividades como o escotismo, dentre outras coisas.

Alvimar Tito lamenta o inevitável cancelamento do encontro: “estávamos preparando um encontro com o objetivo que todos revivessem momentos tão alegres e importantes de sua juventude na FUCAM”, mas ressalta que “acredita que a Comunidade Caiomartiniana estará unida em pensamento e coração, não só neste 1º de maio, mas sempre, pois a história de vida de muitos foi profundamente marcada pela obra da FUCAM, construída por seus fundadores, bandeirantes, professores, alunos e funcionários.”

 

O novo Estatuto da FUCAM (Decreto 47.880/2020), publicado esta semana, marca o início de um novo tempo, de retorno às origens da Fundação.

Nesta terça-feira (10), foi publicado o Decreto 47.880, que contém o Estatuto da Fundação Educacional Caio Martins, o que trouxe novas perspectivas para o futuro da Instituição.

A FUCAM, que desde os seus primórdios, se empenha em oferecer educação básica e formações práticas para crianças e adolescentes em situações de vulnerabilidade social, a partir do novo estatuto consegue ampliar ainda mais suas ações, passando a auxiliar não só os jovens, mas também suas famílias.

A partir de agora, é competência da FUCAM desenvolver ações educacionais, sociais e produtivas, especialmente para populações do campo em situação de vulnerabilidade social, objetivando potencializar o desenvolvimento humano, educacional, social e econômico.

Por meio de uma importante articulação Inter setorial, a FUCAM teve autorização das Secretarias de Estado de Educação, de Desenvolvimento Social e de Agricultura para executar ações das políticas públicas que proporcionem o desenvolvimento integral da população do campo nas áreas de educação, trabalho, emprego e renda, agricultura familiar e desenvolvimento local.

Para o Presidente da Fundação, Alvimar José Tito, a integração entre as políticas públicas a serem executadas pela FUCAM possibilitará gerar autonomia para as pessoas do campo em situação de vulnerabilidade social. “Acreditamos que por meio da educação a pessoa se emancipa e, com apoio para geração de renda, terá condições de viver com dignidade”, ressalta o Presidente.

Alvimar também destaca que agora é o momento de aproveitar o enorme campo de atuação que se abriu para a FUCAM. Segundo ele, “outro avanço importante é que a FUCAM voltará a executar as ações educacionais diretamente, não por meio de parceiros como ela vinha fazendo. Esse retorno já acontecerá em 2020, com a oferta de cursos junto com a Secretaria de Educação, e estamos trabalhando para que a partir de 2021 sejam ofertados cursos técnicos e também o 5º Itinerário Formativo do Novo Ensino Médio - Formação Técnica e Profissional”.

Atribuições

Nos termos do art. 2º do Decreto estadual nº 47.880/2020, são atribuições da FUCAM:

I – implementar políticas públicas que proporcionem o desenvolvimento integral da população do campo nas áreas de educação, trabalho, emprego e renda, agricultura familiar e desenvolvimento local, de forma Inter setorial;

II – instituir e manter cursos e atividades para a formação, qualificação profissional, elevação da escolaridade e outras ações educacionais que desenvolvam autonomia, atitudes empreendedoras e inclusão social e produtiva da população do campo, considerando as vocações regionais e necessidades do mundo do trabalho;

III – promover ações que incentivem a inovação e o desenvolvimento sustentável e agroecológico a partir da identificação das potencialidades locais, visando à superação de vulnerabilidades sociais para populações do campo e ao desenvolvimento do território;

IV – assessorar pessoas do campo, coletivos populares e municípios, para geração de capacidades e oportunidades de trabalho e ampliação da renda, contribuindo para o desenvolvimento local;

V – atuar em articulação com os setores público e privado, no âmbito nacional e internacional, visando à cooperação técnica e financeira e à troca de conhecimentos e saberes para a realização de ações relativas a sua missão institucional;

VI – manter ou apoiar serviços de comercialização de produtos e subprodutos oriundos das atividades pedagógicas, cujos valores serão revertidos para a manutenção das atividades da Fucam;

VII – apoiar a permanência de adolescentes e jovens na escola, por meio da organização e da oferta de proteção social dirigida e focada.

Uma Construção Coletiva

A gestão participativa e cooperativa é uma marca da FUCAM, que se traduz também na construção coletiva do Redirecionamento Estratégico da instituição, de seus projetos e, até mesmo, de seu novo estatuto.

Alvimar prestigia toda a equipe da Fundação, que trabalha em busca de bons resultados sempre “Parabéns a todos e todas, é o nosso novo estatuto, é o fruto do trabalho de todas as pessoas, é uma grande alegria” disse.

O Presidente da FUCAM, Alvimar José Tito, se reuniu com ex-alunos na expectativa de viabilizarem juntos novos projetos para a Instituição.

No dia 02 de março, os ex-alunos da Fundação Educacional Caio Martins (FUCAM), Juraci Sarti, Márcia Cassiano e Genercí Lopes, bem como o Coordenador do Instituto Federal do Sul de Minas (IFSul de Minas), Alex Silva e o Professor de Artes Marciais de Esmeraldas, Vicente Veloso, participaram de uma conversa com o Presidente da FUCAM, Alvimar José Tito, na sede da Fundação, em Belo Horizonte.

 

Visita ex alunos

 

Na oportunidade, os ex-alunos conheceram os novos projetos elaborados a partir do redirecionamento estratégico da FUCAM, que visa além da educação de crianças e adolescentes, a emancipação de famílias em status de vulnerabilidade social por meio de geração de renda, e identificaram oportunidades para futuras parcerias.

Segundo Genercí Lopes, ex-aluno do Centro Educacional de Esmeraldas, onde ingressou em 1982, e também colaborador do Instituto Federal do Sul de Minas, a reunião teve como objetivo conhecer o novo rumo da FUCAM e verificar como o Instituto Federal pode apoiar os projetos, tanto na parte técnica, quanto na orientação de funcionários, professores e alunos, dando continuidade a uma cooperação firmada desde 2014.

 

PROJETO DE VOLUNTARIADO PARA A COMUNIDADE DE EX-ALUNOS

Em 2019, a equipe gestora da FUCAM identificou o grande interesse das pessoas que estudaram em suas unidades em colaborar com a fundação e auxiliar no crescimento educacional e profissional dos novos estudantes.

A Fundação já atendeu mais de 80 mil alunos ao longo dos mais de 70 anos de história, oferecendo educação básica e formação voltada às práticas no campo para crianças e adolescentes em condições de vulnerabilidade social. Sua atuação mudou a vida dessas pessoas e muitos desejam retribuir o que receberam por meio de apoio às ações da Fundação. 

Assim, começou a ser desenhado projeto que viabilizá ex-alunos a atuarem em diversas ações ofertadas nos centros educacionais. Juraci Sarti e Márcia Cassiano em conversa com o Presidente, se disponibilizaram a auxiliar a equipe da FUCAM na elaboração de projetos voluntários com enfoque na comunidade de ex-alunos.

Alvimar Tito observa que um projeto que viabilize a atuação voluntária de ex-alunos nas ações da FUCAM possui duas importantes dimensões, atender a um desejo da comunidade de ex-alunos e resgatar práticas históricas importantes para a Instituição, por meio do conhecimento e da vivência de cada um deles.