Atividades musicais e esportivas proporcionam o desenvolvimento dos alunos e a valorização dos espaços de aprendizagem
Formar cidadãos por meio de uma educação de qualidade e que proporcione práticas e vivências enriquecedoras é um dos propósitos da Fundação Educacional Caio Martins (Fucam). Entre as atividades oferecidas pela instituição estão as oficinas de práticas esportivas e musicais, que visam trabalhar habilidades motoras, sociais e de aprendizagem nos estudantes.
Um dos temas destacados na proposta pedagógica da Fucam é a educação para a autonomia, que dialoga com conhecimentos historicamente sistematizados e a realidade imediata da comunidade, objetivando formar cidadãos conscientes e preparados para a vida. Segundo Brenda Cristina, pedagoga e técnica da Gerência de Ações Educacionais da Fundação, as oficinas se encaixam perfeitamente nesse papel. “Essas políticas públicas foram criadas para levar educação para a comunidade de forma integral, possibilitando que os alunos realizem atividades no contraturno escolar. Visamos a formação do sujeito por meio de atividades educativas que são constantemente aprimoradas observando as demandas das comunidades e a realidade dos estudantes”, explicou.
Em São Francisco, no norte de Minas, o Centro Educacional da Fucam possui 106 alunos nas oficinas de música e 184 nas práticas esportivas. Um desses alunos é Saulo Rafael, de 09 anos. Ele frequenta as duas oficinas e é orgulho para seu pai, Silvio Mardem Mendes, que acredita no poder transformador da escola. “Isso é muito importante e tem ajudado nosso filho a reconhecer os valores e a cultura através da música e do esporte, deixando de lado a internet e praticando a socialização e o contato com outros estudantes”, contou.
Na oficina de práticas esportivas estão sendo trabalhados, neste primeiro semestre, técnicas de futebol, futsal e vôlei. Para o segundo semestre estão previstas, também, práticas de basquete e handball. O professor de práticas esportivas, Silvano Mendes, conta que o objetivo é promover a aprendizagem em diversas modalidades. “Além dos esportes, promovemos a sociabilidade, a autonomia, o controle emocional e a cooperação. Com isso, elevamos o desenvolvimento psicomotor, físico e mental de nossos alunos”, disse. Sobre a dinâmica das aulas, o professor explica que os estudantes aprendem os fundamentos básicos das modalidades, a história e as regras de cada esporte.
Já nas oficinas de música os alunos são apresentados a uma metodologia de ensino estruturada em três eixos que trabalham a prática instrumental e vocal, a teoria musical e a música e humanidades. O objetivo é estimular o desenvolvimento de conhecimentos, competências e habilidades artísticas e musicais, além de favorecer a valorização da cultura local e das tradições das comunidades atendidas.
Além de São Francisco, a Fucam possui oficinas de música e esportes em andamento nos Centros Educacionais de Esmeraldas, Buritizeiro, Diamantina, Januária e Juvenília. Na unidade de Riachinho, apenas a modalidade de esportes está em funcionamento.
Programa de Educação para a Autonomia
Um dos objetivos da Fucam é preparar as comunidades onde atua para o desenvolvimento de práticas e habilidades voltadas para a educação integral, desenvolvimento e sustentabilidade. As oficinas da Fucam fazem parte do Programa Educação para a Autonomia, que articula projetos voltados para ações educacionais e socioprodutivas que se integram e se retroalimentam a fim de promover o aprimoramento das condições locais para que os cidadãos transitem de uma situação de vulnerabilidade para autonomia social por meio de ações inovadoras que envolvam a elevação da escolaridade, a qualificação técnica, o empreendedorismo social, o acesso ao mundo do trabalho e a geração de oportunidades.